terça-feira, setembro 12, 2006

Dez boas razões para acabar de vez com o futebol


Prefácio (do Chefe): Após Marcelo Rebelo de Sousa e o Blasfémias, chegou agora a vez de a Carlota articular sobre futebol.
Nos meus early-teens, fui uma verdadeira fã de futebol.

Durante algum tempo, porque a minha cor favorita era o azul, fui do Futebol Clube do Porto. Mas a coisa durou pouco. Aos doze anos, tornei-me numa fervorosa adepta da equipa que, à época, papava campeonatos e taças com uma perna às costas: o Benfica.

O fanatismo era tal que - agora espanta-me como fui capaz de tal coisa! -, até ouvia os relatos dos jogos. Para além disso, sabia os nomes de todos os jogadores benfiquistas e tinha ódios de morte a jogadores como o Fernando Gomes ou o Manuel Fernandes. Enfim... demências da juventude!

Quando, uns anos mais tarde, comecei a ter outros interesses e, sobretudo, idade para ter juízo, passei a achar o futebol uma palhaçada. E foi com essa postura que me mantive até aos dias de hoje.

Apesar de não ter deixado de ser benfiquista, a verdade é que, hoje em dia, o futebol, pura e simplesmente, não me interessa. Mais do que isso, tenho defendido, de alguns anos a esta parte, a sua extinção. E passo a explicar porquê.

1) Os jogos.
Em si, são uma seca. Além disso, fazem gastar-se dinheiro na assinatura da Sport TV, gasta-se a televisão e gasta-se electricidade. Gastam-se tímpanos, roem-se unhas e gasta-se a minha paciência.

2) Os jogadores e os adeptos.
Os primeiros têm uma postura excessivamente agressiva, são violentos e passam os jogos a cuspir. Isto já para não falar de quando pressionam uma narina e se assoam directamente para o chão. Os segundos, por seu turno, transformam-se a ver os jogos e, involuntariamente ou não, gritam palavrões e chamam nomes aos árbitros e aos jogadores das equipas adversárias. E se isto, por si só, já é mau, piora significativamente quando há crianças por perto. Não é, pois, de nos admirarmos quando os infantes se viram para nós e nos dizem: Estás a ver aquele gajo?... É um filho da p...

3) As entrevistas com que temos que levar a seguir aos jogos.
São castigos cruéis. Como se fosse possível sair alguma coisa de jeito da boca dos jogadores e treinadores (antes ou) depois de um jogo. E por muitos palavrões que se tenham dito durante o jogo, ninguém merece ser submetido a tais sevícias.

4) Os Morangos com Açúcar, a Floribella, as telenovelas portuguesas em geral, o teatro e o cinema português.
O futebol afasta os verdadeiros talentos das produções televisivas, teatrais e cinematográficas. Quem com engenho finge que sofreu uma falta brutal, rebolando-se à equerda e à direita e produzindo esgares sofridos até à chegada de uma maca, só pode ser um natural born actor e devia antes estar num palco ou em frente a uma câmara. Afinal, a carreira de actor sempre é mais longa do que a de futebolista.

5) Os jornais desportivos.
Como se não bastasse a atmosfera para a propagação da praga, ainda há quem insista em reproduzi-la em versão papel. Um verdadeiro desperdício. Tenho a certeza de que se não fossem os jornais desportivos, o desbaste da floresta amazónica não seria tão preocupante.

6) A vulgarização, proliferação e eternização de conferências de imprensa relacionadas com o futebol.
Por si só, era motivo suficiente para interditar mais de metade dos dirigentes desportivos. Recordo duas das últimas que tive de ouvir como tema de fundo nos últimos tempos: Gilberto Madail a propósito da selecção portuguesa e Valentim Loureiro, mais recentemente, por causa do "Caso Mateus".

7) A sanidade mental do Miguel Sousa Tavares.
Há que resguardar a imagem de detentores de mentes brilhantes e de escritores de gabarito, como é o seu caso.

8) A preservação da língua portuguesa.
Para nos dar cabo da língua, já bem bastam as telenovelas brasileiras. São dispensadas, de bom grado, as expressões que são ditas e repetidas durante os relatos de futebol. Só a título de exemplo, esta pérola que ouvi da boca de quem relatava um jogo empatado a zero quase ao fim dos 90 minutos, aquando da execução de um livre: Toda a equipa subiu no terreno. O treinador pôs toda a carne no assador!

9) O José Mourinho.
Porque já está mais que provado que o homem é um bom treinador. Agora falta ver até onde pode ir como modelo fotográfico.

10) Porque o verdadeiro jogo não se faz nas quatro linhas, mas sim fora delas.
À mesa de bons restaurantes, entre outras negociatas, em gabinetes de advogados e engenheiros, em casas de alterne, durante viagens ao Brasil ou, pura e simplesmente, por telefone. Os 90 minutos de futebol, em si, são para inglês ver. Só que, neste caso, o inglês tem um negro bigode farfalhudo e bebe Super Bock.

Atendendo ao adiantado da hora e nada mais me ocorrendo, dou por encerrada a minha exposição, que me parece ter sido esclarecedora. Agora, se quiserdes continuar a aplaudir os palhaços, ide! E, já agora, não vos esqueceis de contribuir para o pagamento dos seus ordenadozinhos. Comprai a GameBox do Sporting, o champô para cães e gatos do Benfica (*) ou a assinatura de telemóvel dos Dragões.

(*) Comprovar a existência do dito champô no catálogo da Loja do Benfica que foi distribuido com o Expresso de, salvo erro, 26 de Agosto.

46 Comments:

Blogger armando s. sousa said...

Eu gosto de futebol, mas dou-te razão em muitos pontos e, está fora de questão "contribuir para o pagamento dos ordenadozinhos" dos executantes.
Um abraço.

setembro 12, 2006 11:44 da tarde  
Blogger Carlota said...

É bom ter-te de volta, Armando!
Beijola.

setembro 12, 2006 11:52 da tarde  
Blogger patchouly said...

Tens razão. O mundo do futebol é uma seca descomunal.E no entanto...
...quando é bem jogado é um jogo fantástico de se assistir.

O problema parece-me ser exactamente o de lhe dar mais importância do que a que realmente tem: trata-se de um jogo.
Nada mais.
Nada menos.

Nada de jornais, debates, entrevistas, cartões de sócio, brindes, guerras de palavras, corrupções, comentadores, noticias, lesões, treinos, hotéis, estágios, árbitros, alternes, viagens, plantéis nem bancos.
Do que eu gosto mesmo é de ver um bom jogo de futebol. Com belas jogadas. Com golos bem executados.




Disso e de ver o Porto a ganhar. :)

beijinhos

(P.S.- a tua cor preferida ainda é o azul?) ;)

setembro 13, 2006 12:25 da manhã  
Blogger sabine said...

«Há que resguardar a imagem de detentores de mentes brilhantes e de escritores de gabarito, como é o seu caso». O Miguel Sousa Tavares é um escritor bom sim, mas comentador de jeito nao - esta é a minha opiniao. Estou farta de o ver com ideias enferrujadas.
Tambem gosto de futebol mas comento o resto do post amanha.
Beijos

setembro 13, 2006 12:27 da manhã  
Blogger Mónica Lice said...

Confesso que estou também, e cada vez mais, com menos paciência para futebol...

setembro 13, 2006 1:35 da manhã  
Blogger lince said...

Já há muito tempo que por cá não passava e é bom reencontrar-te.
Quanto ao post, eu estou de acordo com o acabar com o futebol. É uma vergonha o que se passa em redor desse mundo. Gostar, gostar eu gosto é de uma bola para dar uns chutos.
Bj e boa noite.

setembro 13, 2006 4:49 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Olha o meu azar! Quando decidi retomar a visita das vizinhas, sai-me futebol na rifa...Que nóia! Nem há pachorra para comentar...
Beijos

setembro 13, 2006 8:25 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

O comentário que poderia deixar aqui acabou por ficar na resposta ao teu lá no meu post de futebol.
Tens provas beyond reasonable doubt que não tinhas lido o meu texto primeiro?
:))
Beijola

setembro 13, 2006 9:46 da manhã  
Blogger Carlota said...

Estou contigo, Patch, menos naquela parte em que é um jogo fantástico de se assistir. Mas é porque eu não gosto de mesmo de futebol!
Quanto à cor favorita, depende. Continuo a gostar de azul, o que se vê pela cor do blog , mas não é a minha cor favorita para, por exemplo, roupa.
Beijola.

setembro 13, 2006 10:25 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pois eu, Sabine, tenho tendência a concordar com quase todos os comentários do MST. Devo também ter ideias algo enferrujadas, mas antes isso que não as ter de todo.
Beijola.

setembro 13, 2006 10:28 da manhã  
Blogger Carlota said...

Então, A lice, se eu fizer um abaixo-assinado para acabar de vez com o futebol, tu assinas? :D
Beijola.

setembro 13, 2006 10:28 da manhã  
Blogger Carlota said...

É verdada, Lince, long time, no seen... :D
Está recolhida a assinatura!
Beijola.

setembro 13, 2006 10:30 da manhã  
Blogger Carlota said...

OK, Pitucha! O próximo post abordará um tema mais comentável.
Beijola.

setembro 13, 2006 10:47 da manhã  
Blogger Carlota said...

Não, Espumante, não tenho. Só a minha palavra. :)
Beijola.

setembro 13, 2006 10:48 da manhã  
Blogger Brottas said...

LoL... Acho que vou deixar de ver futebol...

setembro 13, 2006 12:01 da tarde  
Blogger asdrubal tudo bem said...

Brilhante este post. concordo com ele a 100% o pior é que, qual vicio, não consigo deixar de gostar do meu sporting e de querer ver e saber tudo sobre o clube.

setembro 13, 2006 1:00 da tarde  
Blogger asdrubal tudo bem said...

brilhante este post. o problema é que apesar de concordar a 100% com este post não consigo deixar de querer ver e saber tudo do meu sporting, é como um vicio.

setembro 13, 2006 1:02 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Interessante! ... o meu percurso no futebol é igualzinho ao teu [ouvia relatos, sabia os nomes de todos os jogadores, era benfiquista daquela golden-team (Zé Beto, Xalana ou Chalana, etc ...) ... e jogava futebol no recreio!!], salvo 2 minúcias:
1- ainda gosto de assistir a jogos de futebol, quando é Portugal que se bate por algum título
2 - mudei de clube! Explico ... em vez de deixar-me ficar uma benfiquista não-praticante, deixei-me convencer pelos argumentos do meu Pai que se exaltava a perguntar-me porque é que eu apoiava Portugal, ao que eu lhe respondia porque é o meu País, ao que ele indagava se Lisboa era a minha cidade ... enfim, desde que estou em BXL, virei FCP! FCP não-praticante, mas orgulhosamente FCP!...

Mas, como a ti, na verdade, hoje em dia, o futebol, pura e simplesmente, não me interessa ... a não ser quando joga Portugal, repito.

Tudo o resto é ... política!

O futebol, tal como a religião, politizou-se ...

...

Beijos, até breve!
Sinapse

setembro 13, 2006 1:41 da tarde  
Blogger AnaD said...

O futebol no geral dá-me nojo ... os jogos (salvo raras excepções) dão-me sono ... por isso sim assino para acabar com o futebol ... coloquemos a Formula 1 como desporto nacional em Portugal...

setembro 13, 2006 2:22 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem-vindo ao Lote 5, BroTTas! Acho lindamente. Há tantas outras coisas a fazer...
Beijola.

setembro 13, 2006 2:47 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pois é, Asdrubal. É como saber que o tabaco faz mal e continuar a fumar...
:)
Beijola.

setembro 13, 2006 2:48 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pois é, Sinapse, o que a gente não faz pelos pais... ;)
By the way, o Zé Beto não era antes do FCP?
Beijola.

setembro 13, 2006 2:50 da tarde  
Blogger Carlota said...

Oops! Sabes, AnaD, por acaso a F1 era o número dois da minha lista dos desportos aos quais queria pôr fim...
É que acho a F1 um verdadeiro soporífero!
Beijola.

setembro 13, 2006 2:52 da tarde  
Blogger 125_azul said...

És uma mulher perigosamente inteligente! Estes teus 10 mandamentos ao contrário são um tratado! Eu sou verdee vou estando feliz por, por enquanto, estarmos um tantinho afastados da "fruta" e do apito dourado...
Beijinhos de parabéns pelo post brihante!!!

setembro 13, 2006 7:13 da tarde  
Blogger Xixao said...

Apoiada, apoiada!
Sugestão:Acabem com os clubes e fiquemos só com os jogos da Seleção.

setembro 13, 2006 10:22 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Só falta uma razão(para mim a maior de todas): a voz de prepotência, arrogância e nojo do major.

setembro 13, 2006 10:43 da tarde  
Blogger Carlota said...

E tu fazes elogios perigosos, 125 Azul. Não trouxe o lençol comigo hoje... :)
Obrigada e beijola.

setembro 14, 2006 9:17 da manhã  
Blogger Carlota said...

Bem... 'tá bem MCM, deixemos apenas a Selecção!
:)
Beijola.

setembro 14, 2006 9:41 da manhã  
Blogger Carlota said...

Tens toda a razão, Carlos. Eu também não posso com o dito!
Beijola.

setembro 14, 2006 9:42 da manhã  
Blogger Carlota said...

Eu sei, Beg. És uma fã incondicional da Selecção!
Beijola.

setembro 14, 2006 9:45 da manhã  
Blogger FFreitas said...

Onde está o espaço para assinar por baixo? :)

setembro 14, 2006 12:23 da tarde  
Blogger rute moura said...

Futebol, futebol, futebol!!!! Concordo contigo Carlota!

Bjs

setembro 14, 2006 2:01 da tarde  
Blogger deep said...

Subscrevo quase tudo o que escreveste. Aborrece-me o tempo que se dedica ao futebol, havendo tantos outros desportos e desportistas que merecem ser destacados; considero ridículas as birras e tricas desse mundo de interesses; fico ofendida com as remunerações exorbitantes dos jogadores, quando a maior parte de nós tem que contar trocos para conseguir ter as coisas a que todos (que trabalhamos!) devíamos ter direito. Para terminar, aprecio Miguel Sousa Tavares como escritor, mas considero-o um "menino" arrogante e mimado - características a evitar, mesmo quando tem razão.

Beijos

setembro 14, 2006 2:06 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Finalmente, reli o texto. Pausadamente.

...

Já te disse que este post está fabulástico? Raia a perfeição. É de uma criatividade e inteligência cativantes.

Beijola, :)
Sinapse

setembro 14, 2006 2:25 da tarde  
Blogger 'Tá Difícil said...

Eu também já tive um certo "fanatismo" pelo futebol, sou benfiquista de gema e muito sofredor pelo meu clube. Não obstante os excessos das claques, fenómeno que me incomodava já desde o tempo dos rolos de papel higiénico aterrando no relvado em pleno desafio (e que ainda assim era um mero pormenor, comparado com outras atitudes bem mais absurdas), com o que eu não posso mesmo é com os pavões do futebol. Os ordenados dos rapazes que jogam são uma brincadeira de meninos comparativamente às combinações e arranjinhos que os Valentins, Fiuzas, Veigas, Vieiras e demais promovem. Olho para uma bancada cheia de gente a gritar pelo seu clube e interrogo-me: qual é o interesse, se isto, ou está tudo viciado, ou pelo menos há uma larga hipótese de estar??!

setembro 14, 2006 3:07 da tarde  
Blogger Carlota said...

Considera assinado, Gorduchita!

Constato-o com gosto, Rute!

Portanto, estamos de acordo no essencial, Deep.

You are so kind, Sinapse!

A tua última frase 'Tá Difícil, que é uma pergunta, é precisamente aonde eu queria chegar com todo este texto. Isso ou, como dizem os ingleses, what's the point?

Beijolas a todos.

setembro 14, 2006 3:44 da tarde  
Blogger Leonor said...

Olá Carlota, só para dizer que mudei o nome ao blogue. A partir de agora chama-se A Curva da Estrada. Bjs

setembro 14, 2006 5:52 da tarde  
Blogger K'os said...

tens razão

e gostei de lêr o texto acima de tudo pelo modo como foi escrito


excelente

:)

setembro 14, 2006 8:52 da tarde  
Blogger Sergio Barroso said...

Mais uma rapariga com tantos atributos que perdeu um tempo do caraças a escrever sobre futebol tss, tss.:) bjos

setembro 15, 2006 2:04 da manhã  
Blogger Carlota said...

Já tinha visto, Papalagui. Só ainda não tive tempo de mudar o nome do link aqui no Lote.
Beijola.

setembro 15, 2006 1:05 da tarde  
Blogger Carlota said...

Obrigada, Um outro olhar!
Beijola.

setembro 15, 2006 1:06 da tarde  
Blogger Carlota said...

E mais um moçoilo cheio de talentos, que perdeu o seu tempo a ler este post! :D
Hein, Francis?
Beijola

setembro 15, 2006 1:08 da tarde  
Blogger Sergio Barroso said...

Ia-te responder, mas resolvi aproveitar o que te ia dizer para fazer um post. Depois vês. bjos:)

setembro 15, 2006 2:29 da tarde  
Blogger a.leitão said...

Quando se fala de bola dá nisto. A "discussão" nunca mais acaba...
Cá por mim prefiro os jogos tipo casados com solteiros e com sexos à mistura acabando com uma sardinhada à maneira.

setembro 18, 2006 11:45 da tarde  
Blogger a.leitão said...

A propósito
http://fotosdotempo.blogspot.com/2006/09/amigos-de-sempre.html

setembro 19, 2006 8:50 da tarde  
Blogger C_mim said...

aiiii Carlota e não sabes tu da missa a metade...

outubro 02, 2006 7:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home