sexta-feira, janeiro 20, 2006

Educação ambiental

Primeiro foi o IKEA. De acordo com as políticas ambientalistas da fundação que gere as lojas, cada saco de plástico do IKEA passou a custar € 0,20, para incentivar as pessoas ao uso do saco reutilizável.
Depois foi o Carrefour, que optou pela mesma estratégia. Deixou fornecer sacos de plástico não recicláveis aos clientes e eu passei a andar com um caixote dobrável no carro e vários sacos reutilizáveis, para cada vez que ia ao hiper-mercado.
Finalmente, aos poucos, o Cora tenta convencer os seus clientes da mesma estratégia.
O Cora é um hiper-mercado super manhoso – apesar de ser de origem francesa - aonde vou uma vez por mês comprar três coisas: chocolates em barra (da deliciosa marca Milka, mas diferentes dos que se encontram em Portugal, onde só há barras fininhas), leite marca Cora (porque é simplesmente o leite meio-gordo mais delicioso que já alguma vez provei) e gasolina (encho o depósito do carro uma vez por mês com a gasolina garantidamente mais barata de Bruxelas). Acreditem que se trata de três muito boas razões. É que a clientela do Cora é essencialmente composta por belgas mal-cheirosos e árabes mal-cheirosos. Do género que nos leva a evitar inspirar de cada vez que nos cruzamos com os outros clientes.
Na última vez que fui ao Cora, como sempre, das vinte e tal caixas disponíveis só estavam a funcionar dez, com filas até meio dos corredores. Mas lá descobri uma que não tinha quase ninguém e a ela me dirigi, verificando que se tratava de uma caixa ecológica, ou seja, que não fornecia sacos de plástico, mas onde se podia comprar sacos reutilizáveis.
Antes de começar a pôr as minhas compras na passadeira da caixa, o caixeiro chamou-me a atenção para o facto de que se tratava de uma caixa ecológica. Eu agradeci e disse-lhe que já tinha percebido.
A fila avançou e o caixeiro voltou a fazer o mesmo aviso para o cliente que estava atrás de mim, cujo ar buçal me abstenho de descrever. O homem, de olhos esbugalhados, lá processou a mensagem do caixeiro, reflectiu e ripostou:
- Então e eu não posso ir buscar sacos de plástico à caixa ao lado depois de lhe pagar?
E logo a resposta pronta do caixeiro:
- Se for honesto, não!
O cliente engoliu em seco face a tal frontalidade, retirou as suas compras da passadeira daquela caixa e lá foi para a fila da caixa ao lado, que ia até meio do corredor.

13 Comments:

Blogger Pitucha said...

Eu já nem falo da natureza, mas do pouco valor que as pessoas dão ao ... tempo! (Não falo na natureza porque, para mim, já nem deveria ser necessário falar, a não ser para fazer poesia e outras formas de arte!)
Beijos e bom fim-de-semana

janeiro 20, 2006 12:42 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Espero que, mais tarde ou mais cedo (que seja mais cedo) os hipers daqui da terrinha lusitana imitem essas iniciativas. Nada me preocupa tanto como o ambiente, por ver que - tal como diz a Pitucha - já nem devia ser preciso falar disso, mas infelizmente ainda é. E muito.

janeiro 20, 2006 12:49 da tarde  
Blogger Rita Rabiga said...

Realmente, essa de ir buscar sacos à caixa ao lado é digna de Portuga!
Mas o funcionário da caixa pôs o gajo na linha com uma classe...
:)))))))))))))))))))))))))))))
Mas isto é tudo uma questão de mentalidade.
Eu gosto de fazer as compras no Jumbo mas lá são as funcionárias das caixas que arrumam as compras nos sacos. Normalmente, colocam 2 ou 3 artigos por saco.
Mas quando eu reclamo que podiam por mais coisas em cada saco, ficam a olhar para mim de esguelha, como se eu fosse um "ser muito estranho"...

janeiro 20, 2006 1:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu costumo reutilizar sacos.
Ando sempre com alguns de supermercados de "gabarito" e assim ninguém precisa de saber que sou pobre e vim agora do Minipreço ou do Lidl. Já basta a depressão de atravessar aqueles corredores...
E ainda contribuo para um mundo melhor!
Beijinhos

janeiro 20, 2006 1:51 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

O Planeta já está atrasado vinte anos em questões de reciclagem.
Avançar a todo o gás, é o que se pede.
Um abraço.

janeiro 20, 2006 2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com a JVC...e acrescento que isso é mesmo à Tuga!

janeiro 20, 2006 3:35 da tarde  
Blogger Pata said...

Também concordo com a JVC. No outro dia também disse que não queria mais sacos, bastavam-se os suficientes para caber tudo, usando o saco até cima. Tive direito a um olhar tipo "Se podes levar mais sem pagar porque essa atitude auto-flageladora?"

janeiro 20, 2006 3:53 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Pois essa de ir buscar os sacos à caixa do lado parece que não é só apanágio dos tugas xico espertos...
Beijinhos e continuação de boa educação verde.

janeiro 20, 2006 6:47 da tarde  
Blogger K'os said...

De facto é de chicos espertos, mas apraz-me saber que não só os portugueses, exsitem mais assim !
:)

Educar é necessário e não só cá.

Eu costumo andar com uns sacos reutilizáveis na bagageira, pois já me aconteceu cá ter de pagar pelos sacos.

janeiro 20, 2006 9:24 da tarde  
Blogger NoKas said...

Nota: só nesta terra é que os sacos não são recicláveis! No nosso país tuga pode-se reciclar muito mais coisas: sacos do supermercado, caixas de iogurte, aerossóis não alimentares! Neste país evoluído no coração da europa o lixo põe-se no chão da rua e ninguém recicla como deve de ser, tal é o à vontade com que cejo as pessoas "pseudo-informadas" como biólogos ambientalistas porém no lixo normal papel e plástico reciclável! Belgas!

Quanto à frontalidade e honestidade.... mmmm... ambas sabemos que é um tema manhoso, não é?

P.S. Em Portugal há muito que há sacos reutilizáveis nos supermercados. No LIDL também se pagam!

P.S.2- eu aqui se não tiver sacos do supermercado não tenho hipótese de fechar o lixo! É que como o tenho que manter dentro de casa (que porcaria) até ao dia de recolha (feita saco a saco no meio da rua, que porcaria.....) e não encho um saco oficial de uma só vez (apesar de eu usar os de menor capacidade), preciso dos outros para ir fechando o lixo!

P.S.3- pareci muito zangada? é que esta história do lixo passa-me!

janeiro 24, 2006 11:48 da manhã  
Blogger Carlota said...

Não fazia ideia de que os sacos de super-mercado podiam ser recicláveis...

E não tens uma varandinha para arejares o lixo? Tenho uma solução para o teu problema, mas não posso dá-la publicamente...

Pareceste um bocadinho zangada, de facto, mas como até tens graça e não é comigo que estás zangada, no problem!

Beijola

janeiro 24, 2006 12:16 da tarde  
Blogger Personalidade Bloguinho Portuga said...

Tá giro. Por acaso também tenho uma prima a viver em Bruzelas (eu sei que é com "x", mas da primeira vez enganei-me e decidi não corrigir porque acho que fica mais engraçado). Hahaha... ok, desculpem. Uma coisa que achei engraçado foi como conseguiste chamar mal-cheirosos aos árabes sem que te possam acusar de racista, uma vez que começaste por caracterizar os clientes belgas da mesma maneira. Não estou a dizer que a tua intenção era fazer um comentário racista, mas tenho a certeza de que se só referisses árabes ia dar muito mau aspecto.

Ia falar da relação dos sacos de plástico com o lixo mas reparei que a Nocas se tinha antecipado. É verdade, alguém vai ter de propor uma alternativa ecológica para guardar o lixo. E entretanto lembrei-me de que há uns anos fui visitar um colega da universidade que estava a viver na Holanda e tinham um sistema um pouco diferente para o lixo. Acho que a ideia era colocar um lixo num saco próprio que devia fechar muito bem porque o lixo só era recolhido semanalmente ou quinzenalmente. Pelo que percebi o lixo ia-se decompondo e liquefazendo. Não sei se já vos consegui enojar o suficiente. Por acaso até gostava de saber mais sobre o assunto, na altura não fixei muito bem a explicação.

janeiro 25, 2006 11:29 da manhã  
Blogger Carlota said...

Portuga: Chamei mal-cheirosos aos belgas e aos árabes que frequentam o Cora porque são os que identifico mais facilmente. Haverá com certeza semelhantes pessoas de outras nacionalidades e confissões religiosas, uma vez que não é o mau-cheiro não tem preconceitos quanto a esses aspectos.:)

Quanto ao lixo, sei muito bem do que estás a falar. Mas aqui em Bruxelas há duas recolhas semanais, o que ajuda a que a coisa não se torne tão mal-cheirosa.

Beijolas

janeiro 25, 2006 2:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home