segunda-feira, janeiro 09, 2006

Conversa de mecânico


Diz-me o recepcionista da Honda, no dia em que fui pôr o carro na revisão:
- É preciso verificar alguma coisa em especial?
- Hmmm, deixe ver... Ah, sim! Há um dos faróis da frente que não está bem regulado. Foram os da inspecção automóvel que o detectaram e por causa disso chumbaram-me o carro.
- Chumbaram-lhe o carro?... E anda com ele assim? Há quanto tempo?
- Bem, não sei... Há onze meses, acho.
- E não voltou lá?... - fez ele com aquele ar de chocado que só os belgas sabem fazer. - E se a polícia a tivesse mandado parar?
- Voltar lá?... Por causa de um mísero farol desregulado?... Deve estar a gozar! E quanto à polícia, deixe-me que lhe diga, moro em Bruxelas há oito anos e nunca fui mandada parar pela polícia. Aliás, tenho dúvidas até sobre a se há, de facto, polícia em Bruxelas. Tirando aqueles dias em que há reuniões do Conselho Europeu, claro, em que eles trazem a artilharia pesada para o bairro europeu...
O homem vacilou durante dois segundos e acabou por me confessar:
- Sabe...? Eu não devia dizer isto, mas a verdade é que andei com o meu carro cinco anos sem ir à inspecção e também nunca fui mandado parar...
Fiz-lhe um sorriso simpático, mas pensei cá para os meus botões: "Cínico. Tipicamente belga!"

17 Comments:

Blogger deep said...

Em Portugal, a polícia tem estado mais atenta... curioso...
Há dias, fui notificada para passar no posto da GNR cá do burgo. A verdade é que, até hoje, ainda não chegou a "conta"...

janeiro 09, 2006 5:17 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Esse cinismo é tipicamente belga, já esse desleixo, parece ser mais típico do Sul da Europa.
Um abraço.

janeiro 09, 2006 5:27 da tarde  
Blogger Carlota said...

Deep: Pode ser que se tenham esquecido de a mandar...
:)

Armando: Desleixo?... Chamemos-lhe antes falta de vontade de encher os bolsos dos centros de inspecção automóvel!
:)

Beijolas

janeiro 09, 2006 8:44 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

E eu que pensava que por aí o pessoal andava sempre controlado. Por cá a caça à multa é mais evidente, mas não significa que se seja mais meticuloso com os "conselhos" dos senhores da inspecção automóvel.
Beijinhos

janeiro 09, 2006 10:25 da tarde  
Blogger Xixao said...

W eu que achava que ai era tudo certinho, cheio de policias e de condutores super-super obedientes...

janeiro 09, 2006 10:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a fazer-se de santo...lol.

janeiro 09, 2006 11:13 da tarde  
Blogger Carlota said...

Carla: Só posso falar por mim. Acho que a polícia belga em geral é muito ausente. E incompetente. Exemplo disso foi o facto de o Marc Dutroux, há uns anos, ter conseguido fugir da prisão (apesar de passadas umas horas ter sido apanhado outra vez).

MCM: Isso deve ser mais a Norte. Tipo Suécia e Noruega.
:)

Guardian: (Gosh, you're English now?) O chamado santinho de pau carunchoso...

Beijolas

janeiro 10, 2006 12:07 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Porque será que nada disso me espanta?
Beijos

janeiro 10, 2006 8:35 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pitucha: Porque será? :)

janeiro 10, 2006 11:40 da manhã  
Blogger NoKas said...

Junto-me ao clube das "não espantadas"... e gostei especialmente da última frasesinha....

quanto à polícia, no dia em que fui ao posto da minha área tive que bater à porta ou ninguém me atendia... e como era dia de greve nem a senhora polícia que me atendeu sabia quando o meu assunto estaria pronto! :p enfim!

janeiro 10, 2006 1:07 da tarde  
Blogger Carlota said...

Nokas: É por factos como os que relateas que eu duvido da existência de polícia nesta terra!

janeiro 10, 2006 2:53 da tarde  
Blogger Carlota said...

"relatas" e não "relateas".
Mania das pressas...

janeiro 10, 2006 2:53 da tarde  
Blogger Nilson Barcelli said...

Só estive na Bélgica 1 semana e é um tempo muito curto para sentir se os Belgas são cínicos ou não. Eu fiquei com a ideia de serem extremamente simpáticos, nomeadamente em Bruxelas.
Mas, cínicos a sério, que não brincam em serviço, são os alemães. Só servem para trabalhar. No resto o melhor é esquecê-los.
PS:desde ontem que estou no frio. Tu já estás de novo em Bruxelas?
Beijinhos.

janeiro 10, 2006 3:48 da tarde  
Blogger Pata said...

11 mesinhos de infracção já cá cantam... Estou a brincar, mas registo aqui o cinismo Belga, não sabia.

janeiro 10, 2006 4:05 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Referia-me ao desleixo do "pastor" belga.
Cinco anos...
Um abraço.

janeiro 10, 2006 4:17 da tarde  
Blogger Carlota said...

Nilson: É verdade que não são um povo pouco simpático os alemães. Tirando talvez os de Berlim... Sim, já estou de volta. Desde a semana passada.
Beijolas

janeiro 10, 2006 4:23 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pata: Em muitas coisas são uns fingidos totais. Dão a entender que são muito cumpridores e depois vais ver e estão a aldrabar-te à grande...

Armando: Desculpa, percebi mal porque falaste do sul da Europa e eu enfiei logo o barrete!... Mas é verdade que há muitos belgo-italianos!

Beijolas

janeiro 10, 2006 7:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home