Alhambra no Maravilh’Arte 21
Mohammed I, o primeiro rei dos Nazaris – uma das dinastias mouriscas de Granada – converteu um castelo do século IX em sua residência privada, dando origem ao que conhecemos hoje como a Alhambra. A estrutura, que ocupa uma área de 13 hectares, é conhecida pelos belíssimos frescos e pelos pormenores do seu interior. O edifício constitui também um dos mais belos exemplos da arquitectura mourisca em todo o mundo, sendo uma das atracções turísticas mais visitadas na Europa. (Este texto foi retirado daqui).
Aqui ficam algumas impressões blogosféricas acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
O Casccalense conta que:
Ao cimo duma das colinas vê-se o imponente Alhambra, o palácio construído em época de cidade árabe e passada de mãos em mãos por judeus e cristãos. Guarda a cidade no meio de uma beleza verdejante acima do rio Darro e ao lado do enorme bairro do século XVI - El Albaicín é composto por inúmeras casas e vivendas de cor branca, telhados acastanhados, azulejos e tijolos de padrões de outros tempos, casas de gente rica e gente pobre, umas mais arranjadas que outras, algumas habitadas por estudantes, outras são repúblicas universitárias. No alto o miradouro de São Nicolau junta ao fim do dia dezenas de pessoas, locais e estrangeiros, músicos, artistas, comerciantes, num ritmo quente e de festa, junto da igreja, das esplanadas e das árvores tem-se a vista do Alhambra que se junta aos sons de estalares de palmas da mão e violas. Com autocarros que fazem o percurso da cidade até ao topo, não os sigam, vão a pé, que é bem mais giro e fazem exercício.
N'Os Voos da Gaivota, a Ana Olívia explica-nos que:
Finalmente, no domingo foi-nos possível desfrutar de Granada!Logo de manhã apanhámos um táxi para Alhambra, que fica no cume de uma montanha que relembra o Palácio da Pena, em Sintra, e passámos momentos deliciosos passeando calmamente (forçosamente devido à minha incapacidade pedonal ;)) pelos jardins e palácios muçulmanos que constituem o Alhambra. Adorámos! Estava sol, com um ar fresco e puro da montanha muito agradável...O Alhambra foi construído no reinado de alguns sultões da dinastia nazarí , que pretenderam evidenciar o seu poder através da ideia de "paraíso na terra". Todos os edifícios foram construídos com gesso, azulejos e madeira. Através das fotografias poderão ver um pouco desta maravilha e, quem não conhece, recomendo a lá irem!
E no Straight Up, No Ice, a Stratega acompanha uma bela fotografia com este texto:
A olhar pra estas paredes ganhei um amigo, há uns anitos.
Acho que para sempre, apesar das confusões pelo meio. Acho que esta foto é a minha preferida, daquele lugar. Alhambra em Granada, Espanha.
Acho que para sempre, apesar das confusões pelo meio. Acho que esta foto é a minha preferida, daquele lugar. Alhambra em Granada, Espanha.
Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.
5 Comments:
Conheço o Alhambra e recomendo! Lindo... faz-nos sonhar com histórias de mouros e princesas encantadas...Lindos os pátios!
E depois aproveitar e subir á Sierra Nevada e fazer umas pistas de Sky! A laguna de las Yeguas, tem ma vista linda e é uma pista vermelha. Vale a pena, em dias bons até se avista o mar.
Ai, MCM, pára! Pára, que já estás a fazer com que eu tenha vontade de ter férias... e já só tenho dois dias das ditas...
:)
Beijola.
Tá na lista! Na longa lista...
Beijos
Mais uma maravilha, a fazer-me sonhar com umas belas férias...;-)
Beijinhos de bom fim-de-semana!;-)
'Tá na hora de encurtar essa lista, Pitucha! :)
Tu também, A lice?... ;)
Beijolas às duas.
Enviar um comentário
<< Home