terça-feira, julho 24, 2007

O oito e o oitenta


Agora que estou quase há dez anos em Bruxelas, há coisas que fazem cada vez menos sentido e mais confusão de cada vez que visito terras lusas.

Para não fazer um post demasiado extenso, limito-me, desta vez, ao assunto do estacionamento selvagem.

Comparem a falta de civismo da situação criada neste spot(*) com o excesso de civismo de um velhote belga que, há uns anos, deu um ralhete a uma rapariga que com uma bicicleta me obstruíu a passagem num passeio, forçando-me a contornar os carros estacionados e fazendo passar um carrinho de bebé pela estrada.

Na altura, achei que o velhote estava a meter-se onde não era chamado, mas hoje já tenho uma opinião diferente acerca do seu comportamento. Se é a isto que se chama mudança de mentalidade, então todos os portugueses deviam fazer estágios de dez anos em países mais civilizados. Não vejo outra saída possível.

(*) via Cegueira Lusa.

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Impressionante spot!
Beijos

julho 24, 2007 12:00 da tarde  
Blogger Carlota said...

Temos bons publicitários, Pitucha!
E maus, também, como os que fizeram este anúncio.

julho 24, 2007 2:38 da tarde  
Blogger lf2p said...

É de facto lamentável a falta de civismo de algumas pessoas. Uma realidade que infelizmente não se cinge apenas a Portugal, como tão inoportunamente se faz crer neste post. É um facto que ainda há muito a ensinar a muita gente mas daí a insinuar que todos os portugueses devam fazer estágios em países mais civilizados (?) parece-me ridiculamente radical. Perdoe-me, mas é a minha opinião. Todos temos um pouco de algo para ensinar a toda a gente e não devemos julgar supostas superioridades. Erra-se nuns campos mas prova-se civismo noutros tantos.
Um abraço.

julho 24, 2007 5:53 da tarde  
Blogger Carlota said...

LF2P, é evidente que cada qual tem direito à sua opinião, mas não terás lido o que escrevi um nadinha na diagonal descontínua? É que em lado algum eu sugiro que a falta de civismo é um exclusivo dos portugueses. E, obviamente, não é isso que penso.
Já no que respeita ao estágio, não é uma insinuação; é mesmo uma sugestão explícita. E quando optei por escrever 'todos os portugueses deviam fazer estágios' estava precisamente a pensar no despoletar de reacções como esta. Isto é, apelida-se a sugestão de 'radical', mas não se diz que é desprovida de razão. E porquê? Porque cada português (e francês, e irlandês, pronto, mas esses não percebem o que escrevo) se tem sempre em conta de civilizado. Falta de civismo, têm os outros. E para esses um estagiozinho em urbanidade até vinha a calhar.
:)
Beijola.

julho 25, 2007 10:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home