quinta-feira, dezembro 13, 2007

À escolha do freguês

Já há muito tempo que andava para publicar aqui uma fotografia de uma das praças bruxelenses mais à belga que conheço. Vale a pena olhar para ela com atenção. É a conhecida Praça Meiser, numa das variadíssimas entradas para o centro da cidade, que consiste no seguinte (escolha múltipla, mas também é possível a simultânea):
a) um cruzamento em que uma das entradas e uma das saídas são o acesso de e para uma rotunda;
b) uma rotunda que tem uma saída e uma entrada para um cruzamento;
c) uma obra de planeamento rodoviário urbano da autoria de um ferveroso crente nas capacidades de condução dos bruxelenses (e no espírito santo!);
d) um atentado terrorista de um perverso engenheiro (arquitecto?) muçulmano que tinha pavor a explosivos, mas que, ainda assim, queria garantir as suas virgens lá no céu;
e) um acto de fé por dia e ficas salvo da agonia.

11 Comments:

Blogger Pitucha said...

Lol. Podes começar uma longa série sobre este assunto rodoviário. Eu acho fascinante os semáforos que viram verdes para várias ruas ao mesmo tempo...
Beijos

dezembro 13, 2007 12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu voto na e) !!! olé!

dezembro 13, 2007 12:20 da tarde  
Blogger Carlota said...

Por acaso, Pitucha, tens razão. Há um fartote de ruas complicadas nesta terra! E a próxima de que me estou a lembrar, tem precisamente isso de que falas: o semáforo fica verde para carros que circulam em sentidos opostos e que podem cruzar-se!!!

Está na urna, Claudette! :)

Beijolas às duas.

dezembro 13, 2007 12:23 da tarde  
Blogger MRP said...

quando eu cheguei à bélgica, nas rotundas a prioridade era sempre de quem entrava na rotunda. era um fartote. depois é que eles foram obrigados a mudar.
o transito em bruxelas até que nem é muito mau (se compararmos com o de lisboa!) mas tem umas particularidades muito engracadas. mas é como a outra: primeiro estranha-se, depois entranha-se!

dezembro 13, 2007 2:20 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ó MRP, então já cá chegaste há muuuuuuito tempo. Ou então sou eu que tenho a memória curta, pois não me lembro nada disso de entrar a matar nas rotundas... :)
Agora só se entra a matar nas nas ruas sem sinalização, não é?... Que sustos apanham as pessoas que vêm cá pela primeira vez! :D
Beijola

dezembro 13, 2007 2:36 da tarde  
Blogger Skyman said...

Bem este é o meu departamento (não o do trânsito claro), poderia dar-te uma série de explicações de como às vezes é difícil encontrar soluções de planeamento para situações de rectificação de urbanismo deficiente, mas isso era extenso e não entraria no espirito que eu pretendo da blogosfera. Como tal vou juntar-me e dizer que estes "engenheiros têm muita fé".
bjs

dezembro 13, 2007 2:46 da tarde  
Blogger Carlota said...

Eu acho, Skyman, que a segunda explicação que deste, para além de mais perceptível para mim do que seria a primeira, é também a mais acertada! :)
Beijola p'ra ti.

dezembro 13, 2007 3:51 da tarde  
Blogger MJ said...

Deixa-me só dizer que se isto fosse em PT os nossos arquitectos eram uns incompetentes, como é na Bélgica, deixa-me ter o prazer de lhes chamar incompetentes a eles! Ou isso ou de facto os Belgas são uns condutores exímios, por isso o meu voto vai para c).

dezembro 13, 2007 4:24 da tarde  
Blogger Periférico said...

Este teu post fez-me lembrar o das auto-estradas que não vão dar a lado nenhum aqui da Bálgica. Não há dúvida que esta rotunda num país latino seria não um ponto negro, mas certamente o caos total... e depois com rotundas destas admiram-se deste país estar há mais de 6 meses sem governo ;-)

Beijos

dezembro 13, 2007 4:42 da tarde  
Blogger Carlota said...

Os belgas são uns péssimos condutores, MJ. Mas como conduzem muito de... va... ga... rinho, safam-se bem! :)

Que comentário mais acertado, Periférico! É que é isso mesmo. ninguém pode admirar-se! :))

Beijolas aos dois.

dezembro 13, 2007 4:49 da tarde  
Blogger Ana Fernandes said...

Nunca me hei-de esquecer dos meus primeiros minutos na bélgica...!duas amigas de Erasmus, um twingo,2dias de viagem e finalmente Leuven..!no primeiro percurso que fizemos no sempre fiel twingo, fomos ultrapassadas pela berma da estrada...ou seja não só nos ultrapassaram pela direita (coisa que aqui não faz a mínima diferença) como o fizeram pela berma de uma autostrada com 3 ou 4 faixas! A partir desta minha experiência nada me espanta na condução destes senhores...(ok, talvez os semáforos que ficam verdes ao mesmo tempo...mas pelo menos já não entro em pânico)!
Definitivamente resposta e).

janeiro 10, 2008 2:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home