sexta-feira, junho 30, 2006

Quem dá nomes aos blogs?


Em viagem de sobe e desce pela lista dos Apdeites, cheguei à conclusão de que, em 90% dos casos, consigo adivinhar o género dos autores dos blogs apenas pelos títulos dos mesmos.

Blogs denominados A Cantina do Olho, República dos Pêssegos, Berra-Boi ou Macacos sem galho só podiam ser blogs de homens. Outros, denominados Bordado de Murmúrios, Instantes, Mais Cidade Que Sexo ou Liberdade nas Asas teriam sempre de ter origem em mulheres.

E, depois, há sempre aqueles 10% relativamente aos quais me engano. Mas opto por não exibir exemplos, para não ferir susceptibilidades.

18 Comments:

Blogger Pitucha said...

Porque será que eu sou assim? Lembrei-me logo da tal de escrita feminina e apeteceu-me fazer mais uma "aposta"!
Vou conter-me, porque este traço de carácter é enervante.
Beijos

julho 01, 2006 12:19 da manhã  
Blogger Carlota said...

E eu lembrei-me de ti, Pitucha, enquanto escrevia este post. Precisamente por causa da escrita masculina-feminina.
:)
Beijola.

julho 01, 2006 12:46 da manhã  
Blogger Unknown said...

Rapariga porque é que não apontas as excepções? Vá lá só para ver se eles e elas são suficientemente parvos para se picarem ...

julho 01, 2006 1:24 da manhã  
Blogger Unknown said...

E o que é que é esta treta do "This blog does not allow anonymous comments."?! Porque á que se eu quiser assinar comentários com nome de gaija tenho que me dar ao trabalho de fazer outro profile? Isso não irá contra a liberdade de expressão(?), diria mesmo contra a minha autodeterminação sexual!

julho 01, 2006 1:27 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pois, Luis, confesso que ponderei fazê-lo, mas não quero correr o risco de comprar guerras a gente que não conheço! :)
Quanto ao resto, tenta antes ver a coisa como um incentivo. Sendo obrigado a criar um profile de gaija, podes sempre ir mais longe e acabar por criar o blog da gaija. Queres melhor motivação para a tua liberdade de expressão e auto-determinação sexual? (Your words, not mine...) ;D

Tens razão, Teresa, quanto aos nomes dos nossos blogs. A origem do nome do teu percebe-se depois de sabermos qual é a tua profissão.

Beijolas aos dois.

julho 01, 2006 10:51 da manhã  
Blogger Unknown said...

Ouve lá pá e quem é que te disse que eu não tenho um blogue de gaija?!

O que é que teria mais tiragem? Um blogue de gaija boazona? Um blogue de senhora atinada casada e com filhos?

Vá lá fassam sugestões que eu preciso de ver se me oriento ...

julho 01, 2006 4:05 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ó Luis, não te sabia tão talentoso…

Pois depende. Um blog de senhora atinada será acompanhado por leitores(as) similares e terá uma tiragem média-baixa, dependendo do teor dos pormenores da vida e dos momentos menos felizes que são relatados. Por exemplo, um blog de uma senhora tipo Bree van de Kamp pode não ser nada interessante ou pode ver as suas audiências aumentarem se ela decidir contar as desventuras do filho ou relatar as taras do marido.
Um blog de gaija boazona, assim tipo Edie Britt, tem potencialmente mais tiragem e será acompanhado (e comentado!) maioritariamente por homens, ávidos de conversa. Convém ter-se pedalada (e paciência) para ir correspondendo às expectativas dos ditos, geralmente num tom apimentado. A linguagem desbragada e o tom provocatório será característica essencial dos posts.

Isto foi assim pela rama, mas pronto. À toi de choisir!

Pardon my French, mas isto de passar toda a semana a falar noutras línguas tem as suas sequelas…

Beijola.

julho 01, 2006 6:22 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu acho é que vou fazer um estilo avozinha.

julho 01, 2006 6:35 da tarde  
Blogger Carlota said...

Isso, sim, seria inovar!
Excelente ideia!:)

julho 01, 2006 6:42 da tarde  
Blogger Sergio Barroso said...

Até hoje nunca me tinha passado pela cabeça que o nome do blog me denunciasse o género. Pensava que era inócuo quanto a essa matéria. De qualquer modo nunca poderia ser berra-vaca porque não faria sentido. Não por causa do género do animal, mas porque um berra-boi é um instrumento musical e o berra-vaca não. De qualquer modo achei piada ter feito parte da amostra do teu estudo. Que não chova muito este Julho em Bruxelas.:)

julho 02, 2006 10:21 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem vindo ao Lote 5, Francis!
Pois há quase sempre uma primeira vez para tudo e a verdade é mesmo que, neste caso, o nome do teu blog te denunciou, pelo menos a mim. Li-o e achei que só um homem poderia tê-lo escolhido. Acho que é uma questão de sensibilidade.
Quanto à chuva em Julho, tem estado ausente, pelo que o balanço é positivo. Mas como de Julho ainda só tivémos dois dias, vou esperar o pior, que eu não gosto de me iludir com estas coisas da meteorologia. :)
Foi um prazer ter-te por cá!
Beijola.

julho 02, 2006 11:37 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

'Caixa Pandora', julgaste ser de autoria masculina ou feminina? E podes responder à vontade ;)
Bjs

julho 03, 2006 12:09 da manhã  
Blogger Sinapse said...

Interessante, sim senhora!

julho 03, 2006 10:29 da manhã  
Blogger Carlota said...

Bem, Carlos, a coisa não funciona bem assim...
É que relativamente a estes blogs que menciono, primeiro li os nomes, depois tentei adivinhar se eram blogs de homens ou de mulheres e depois fui confirmar.
Contigo, se bem me lembro, a história passou-se ao contrário. Primeiro vi o teu nome e depois fui ver o teu blog.
Por isso creio que estaria a fazer batota se te respondesse agora a essa pergunta. :)

É bastante interessante, Sinapse. A ver se continuo a fazer estudos do género!

Beijolas a ambos.

julho 03, 2006 12:32 da tarde  
Blogger PR said...

bem... na realidade, "cantina do olho" é um nome de uma adega tradicional lá da minha aldeia (Porto) que eu encontrei, para minha alegria, descrita num livro do Antonio Tabucchi. Extasiado com a coincidência, resolvi brindar a minha tentativa de blog com esse nome.

Bem, quanto à masculinidade do título... pronto. Siga. São teorias!

Já a masculinidade da escrita é obviamente natural, dado que o pseudónimo que utilizo é bastante másculo. Pelos no peito e tudo.

Cumprimentos,

Tio Ernesto.

julho 10, 2006 3:33 da tarde  
Blogger Carlota said...

Olá Ernesto! Bem-vindo ao Lote 5!
Nunca tinha ouvido ninguém chamar aldeia ao Porto... :)
Está explicada a origem do nome do blog!
Beijola e volte sempre!

julho 10, 2006 4:36 da tarde  
Blogger frosado said...

muito bem visto! só agora descobri, obrigada pela referência!

setembro 13, 2006 10:28 da manhã  
Blogger Carlota said...

Bem-vinda ao Lote 5, Frosado!
E não há nada a agradecer. :)
Beijola.

setembro 13, 2006 10:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home