segunda-feira, setembro 25, 2006

Enquanto o Sol não chega



Anteontem procurei-os. Aos dois. A um, no céu, ao outro, na loja portuguesa, entre sumos Compal, croquetes e enchidos da Beira Baixa. Nada.

Só encontrei o Expresso, na sua versão renovada, que não me desagradou de todo. Agora, pelo menos, consigo lê-lo sem ficar com cãibras nos braços. E, como bónus, tive direito a um DVD de um filme que até gostava de ter visto, mas ainda não tinha tido oportunidade.
Ainda não acabei leitura do jornal, mas até agora quedei-me em três frases, a propósito dos três diferentes temas abordados na coluna do Fernando Madrinha, que passo a citar.

1. (A propósito do Procurador-Geral da República): Antes de Cunha Rodrigues, quantos portugueses sabiam o nome do procurador-geral da República?

Fico roída de inveja quando alguém faz uma constatação de um facto tão simples e, simultaneamente, tão interessante. Era bastante evidente, mas até parece mentira. O facto sempre esteve lá, mas só agora, porque alguém se lembrou de se lhe referir, ele parece ganhar contornos novos. Chamem-me tontinha das ideias, mas isto, para mim, é super interessante!


2. (Sobre a crise de Budapeste): Ficam a saber que não é proibido mentir, bem pelo contrário; o que é fatal e rigorosamente interdito é dizer a verdade acerca de uma mentira. A saída é mentir sempre...

Gosto bastante quando desencanto boas frases acerca das habilidades dos políticos. Já me tinha esquecido de quanto o Fernando Madrinha é talentoso nesta arte.


3. (Sobre as seringas nas prisões): Uma vez que existe droga, mas faltam seringas, o Ministério da Saúde, prestimoso, quer fornecê-las aos toxicodependentes. No dia em que, por absurdo, lhes faltar a droga, o mesmo Ministério, para ser coerente, passará a fornecê-la. Não?

Este é um tema polémico que já aqui abordei e que, na altura, também deu um bocado de polémica.

É interessante constatar que poucas pessoas são a favor desta medida e será também interessante olhar para o vizinho do lado - neste caso, a Espanha - e ver o quais são os resultados da adopção de medidas relacionadas com o tema das seringas nas prisões: as já famosas salas de chuto. O Expresso fez uma reportagem sobre o assunto.

Arrisco-me a alvitrar que, daqui a nada, haverá um ou outro concelho português disposto a trocar uma sala de chuto por uma co-iceneradora. Uma questão de mal menor.

15 Comments:

Blogger Pitucha said...

Eu tive a ideia de os procurar mas faltou-me a acção! Quanta inércia, meu Deus.
Beijos

setembro 25, 2006 10:10 da manhã  
Blogger Carlota said...

Contrariamente ao teu, Pitucha, o meu fim-de-semana não teve nada de inércia. Mas ainda ficou a faltar-me tempo para fazer um monte de coisas, entre as quais, postar.
Paciência...
Beijola.

setembro 25, 2006 11:39 da manhã  
Blogger Periférico said...

Ficas melhor servida com Expresso que o Sol, em minha opinião... comprei novamente os dois esta semana, mas penso seriamente em voltar a comprar só um semanário... o fim-de-semana é demasiado curto para os dois! ;-)

Beijos

setembro 25, 2006 12:08 da tarde  
Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Por acaso não sabia que Espanha tinha adoptado essa medida. Era mesmo muito interessante ver os resultados disso, no entanto, nem tudo o que serve para a Espanha serve para nós ou vice-versa.

setembro 25, 2006 12:46 da tarde  
Blogger asdrubal tudo bem said...

eu também li esse artigo. quanto ao cunha Rodrigues acho que têm toda a razão eu apenas acrescentaria mesmo que ele foi tão mau que para mim até o souto moura , mesmo com as cagadas que fez , foi muito superior a ele. quanto aos politicos apetece dizer que lá como cá a merda é a mesma, no que diz respeito às seringas se tiveres paciência para ler um post que escrevi no dia 31/8 combate ao tráfico ficas a saber que também concordo a 100%

setembro 25, 2006 2:08 da tarde  
Blogger Carlota said...

E o país, Periférico? Também será demasiado pequeno para os dois semanários? :)

Eu também não sabia, Aisling. Mas desta não podem culpar o Zapatero (esta é uma indirecta para ele sabe bem quem), pois a iniciativa remonta ao ano 2000...
Andam muito avançadinhos para a idade, nuestros hermanos... :)

É impressão minha ou andas a 100 à hora, Asdrubal?... Olhó stress...! :)
Hei-de ir lá ao post do fim de Agosto. Outra vez, porque tenho ideia de que já o li.

Beijolas a todos.

setembro 25, 2006 2:15 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Era para responder aqui na caixa de comentários ... mas o teu post inspirou-me um post ... e, vai daí, respondi lá no Postais! ;)



Beijinhos,
Sinapse

setembro 25, 2006 2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu acho o sol um jornal francamente mau. mas já falei tanto sobre isso no blog que vou parar de chatear as pessoas com esse assunto. Fico assim à espera do proximo fim de semana para ver qual a tua opinião! :)

setembro 25, 2006 3:43 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Espero que o sol apareça por aí, para acompanhar as leituras!:)

Beijinhos e uma boa semana!

setembro 25, 2006 4:13 da tarde  
Blogger Carlota said...

'Tás a ver, Sinapse?... É assim que a blogosfera desenvolve, qual bola de neve. Além disso, porque já começou o mau tempo, vais ver que a partir de agora é só postar à esquerda e à direita! :)

Eu vi que dissertaste bastante sobre o assunto lá no teu blog. Já por lá tinha passado antes de hoje, mas às escondidas... :D
Mas lamento informar-te que não vou conseguir ter opinião sobre o Sol já no próximo fim-de-semana. É que a senhora da loja portuguesa de Bruxelas não estava lá muito convencida sobre o facto de que, para ter o Sol, era preciso encomendá-lo... :S

Também eu, A lice, também eu!

Beijolas às três.

setembro 25, 2006 4:53 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Com ou sem sol, que inspiração, mulher! Sabes que também a mim impressiona o facto de alguém pegar numa verdade elementar e conseguir transformá-la numa verdade absoluta? Principalmente quando a "coisa"está debaixo do nariz de todos e só alguém consegue transformá-la em palavras óbvias para todos. Genial este teu post!
Beijinhos

setembro 26, 2006 9:59 da manhã  
Blogger Brottas said...

eu pergunto é quando é que o estado vai fornecer agulhas aos diabéticos????

setembro 26, 2006 10:36 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Beijola a correr... se estás à espera do sol em Bruxelas, és capaz de ter de esperar. Sentada :)))
Desculpa a correria.

setembro 26, 2006 11:08 da manhã  
Blogger Carlota said...

Uma vez mais, obrigada, 125 Azul. You're too kind!
Chuac!

Essa pergunta é muito pertinente, Brottas!

Vê-se mesmo que andas em corrida; Espumante! É que nem leste o post... Tss, tss..

Beijolas aos três.

setembro 26, 2006 10:20 da tarde  
Blogger NoKas said...

Olha! Se queres ver para crêr, como o S. Tomé, arranja o SOL. Mas cheira-me que é um jornal quase-revista-cor-de-rosa! Infelizmente. Tem alguns trunfos na manga, mas o Expresso continua a ser um pouco...mais sério! E verdade, verdadinha, de original o SOL não tem quase nada...

setembro 28, 2006 12:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home