quarta-feira, outubro 18, 2006

Os homens não choram. E também não ressonam.


Micro-ensaio a propósito do ronco, esse grande companheiro da insónia.
O título deste post contém duas afirmações. Ambas são falsas. Muitos homems choram. E outros tantos ressonam.
Alguns homens, porém, conseguindo nunca chorar enquanto controlam as suas emoções, só choram durante o sono. Outros, embora nunca o admitindo, ressonam quando estão acordados.
Estranho?... Nem por isso!

(Roncos como ruído de fundo)
- Podes parar de ressonar, se fazes favor?
-... Parar de ressonar?!!... Mas eu nem sequer estava a dormir!


Sempre me meteram confusão as pessoas que se recusam a admitir que ressonam, mesmo quando as outras lho dizem. Algumas levam a coisa de tal forma a sério que são capazes de ficar ofendidas quando alguém lhes diz que estão a ressonar. Há, pois, que dar a volta ao problema de uma outra maneira.

(Roncos como ruído de fundo)
- Olha... desculpa lá, podes parar de fazer esses barulhos esquisitos - nem sem como lhes chamar - com o nariz e a garganta?
Existem vários mitos acerca do acto de ressonar ou, melhor, de como acabar com ele. Um deles serve para nos convencer de que as pessoas só ressonam quando estão deitadas de costas, o que é absolutamente falso. Há humanos que desenvolveram a extraordinária capacidade de ressonar em qualquer posição: deitados de lado, deitados de barriga ou, e isto é a pura das verdades, até sentados à mesa de uma reunião.
(Roncos como ruído de fundo)
- Desculpe...
- ...
- Olhe, desculpe...
- ...
- Ei, você aí!
- ... Eu?... Sim?
- O senhor está a ressonar.
- ... Hã?
- O senhor, estava a ressonar... ainda agora.
- Eu?... Não, que disparate! Estava aqui a ler este papel...
Como nota final, resta-me a referência ao facto de que um ronco pode atingir uma quantidade de decibéis verdadeiramente assustadora. O susto quadriplica se o ronco chegar sem qualquer aviso. Está cientificamente provado que uma pessoa que apanhe um susto devido a um ronco sem pré-aviso pode estar seis meses sem ter soluços.
E termino de vez com um conselho aos não ressonadores inveterados: se admitirem que ressonam, não vem nenhum mal ao mundo; até há quem consiga fazê-lo com muita graça.

16 Comments:

Blogger Leonor said...

Eu não só ressono como ouço ressonar... Não ouvem agora aí desse lado?
Bjs

outubro 19, 2006 12:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lolllllllll
eu não sei se ressono..
mas também se ressonar, sou mulher ;) e as mulheres nao ressonam... respiram mais forte não é? ;)

(Gostei muito do blog)

outubro 19, 2006 1:35 da manhã  
Blogger asdrubal tudo bem said...

eu não ressono. isso é o que eu digo na brincadeira pois na verdade ressono e pela descrição da minha mulher e dos meus filhos deve ressonar que nem um porco. Mesmo sabendo que ressono há uma coisa que não controlo, quando a meio da noite a minha mulher me acorda para ru parar de ressonar a minha resposta é aquela que escreveste 2mas eu nem sequer estava a dormir" já agora para acabar com os mitos de que só resonam os gordos , os que fumam, os que bebem eu digo-te que não me enquadro em nenhum desses tipos.

outubro 19, 2006 1:22 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Tens razão, de facto é mais fácil o mar dar batatas do que alguém assumir que ressona! E o amigo que assumiu o "pecado" é mesmo muito engraçado. Tadinha da mulher...
Beijinhos

outubro 19, 2006 5:20 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Eu assumo que ressono. Mas não ressono coisa nenhuma. Limito-me a criar a imagem de um ser cordato e assumido :) E quando ressono, não ressono, ofego. E ofegar poderá ter dferentes causas, origens e, no extremo, consequências. Ocorre-me um amigo, por exemplo, daqueles que trogam os R's pelos G's e cuja mulher o acorda a meio da noite e diz, iracunda: - Tu RESSONAS e o marido grita. Não ressono nada, OFEGO. Aí sai-lhe o colega da repartição, o Ferro, debaixo da cama dizendo: - O que é que queres?
Ressonar sempre me deu a impressão que quem ressona tem culpa. De ressonar. Eu seu que é profundamente estúpido dizer isto, mas que queres? É o que sinto. Até já escrevi um post há muito tempo sobre isso. Se encontrar o post, linco-o para o ires ler. Sem ressonar :)))
Beijolas

outubro 19, 2006 5:36 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Olha, encontrei o post mas é tão chato e comprido que te deixo aqui só uma passagem. O post é de 24 de Setembro de 2004, vê tu. Em 2004 já se ressonava :)))))

Quote:

"...Confio que há gente como eu. Que acha que quem ressona TEM CULPA, period. Claro que há excepções... há sempre circunstâncias inesperadas em que uma pessoa, homem ou mulher, está de tal maneira “parvamente” apaixonada que até ao ressonar acha graça. Mas isso é uma questão que remete para outras reflexões, como direi... quem se apaixona é, ou fica, redondamente idiota e, sobre isso, nada há a fazer. E ainda bem, digo eu. Porque se uma pessoa não for idiota aqui e ali acaba por se tornar um idiota militante,irreversível e com carácter permanente, pelo que aconselho vivamente que se seja idiota uma vez por outra, mas sem abusar claro. Para que não se chegue ao ponto de se ver uma mulher por quem se está “idioticamente" apaixonado, ouvi-la ressonar com grande estridência, esboçar um sorriso tão idiota como a paixão e dizer-lhe ao ouvido, de mansinho: - "Mon amour... tu ronronnes" ! E se ela se vira e diz: - "moi, non plus", aí é o descalabro. A hemoglobina desaparece das veias, é tudo hormonas e o cérebro “apaga-se” positivamente. E acabam os dois a ronronar. E eu vou acabar porque tenho já uma das minhas duas idiotas gatas, no sofá, a fazer rrrrrr....rrrrrrrrrrrrrr....rrrrrrrrr... rrrrrrrrr....... diz o meu irmão, que é veterinário, que é sinal de saúde, nos felinos. Não concordo. Cá para mim, isto é gata que “come a sopa", “arruma o carro” e “faz um felino xixi” sem pensar em mais nada. E tem culpa, com certeza..."

outubro 19, 2006 5:57 da tarde  
Blogger Periférico said...

Que eu saiba não ressono, mas posso andar iludido!;-)

Beijos

outubro 19, 2006 7:37 da tarde  
Blogger Xixao said...

Tive de gravar o meu marido pra ele acreditar que ressonava... e se ressona!

outubro 19, 2006 9:33 da tarde  
Blogger Carlota said...

Siiiiim, Papalagui!!! Mas que barulheira! :D

Bem vinda ao Lote 5, Bijouxka! E, respondendo à tua pergunta, claro que sim! ;D

Confessaste, estás perdoado, Asdrubal!

Não conhecia essa do "mar das batatas", Azulita.

Fico sem perceber, Espumante, se ressonas ou não, se não o admites e porquê, se só admites para parecer cordato porque até dormes em silêncio ou se finges que és cordato e o dizes apenas para nos baralhar porque, afinal, ressonas a todo o vapor! :))
Bem vistas as coisas, a história deu para repescares um belo de um post!

Pois podes, Periférico. Tu vê lá não andes a enganar-te a ti próprio! :))

Beijolas a todos.

outubro 19, 2006 9:49 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pois é, MCM. Às vezes têm de se ouvir para crer... :)
Beijola.

outubro 19, 2006 9:50 da tarde  
Blogger Unknown said...

Carlota:

Então tu que protestavas por os homens terem ataques estéricos, agora já andas para aí a espalhar rumores que há homens que choram?!

Já não há respeito pela machidade!

outubro 19, 2006 11:13 da tarde  
Blogger Carlota said...

Sabes, Luis, a minha memória não é (nunca foi) grande coisa!
Diz-me lá onde andei a protestar contra os ataques histéricos dos homens, se fazes favor.
É que assim, de repente, só acho que os homens têm ataques esféricos, entéricos, esotéricos e esteáricos... :)
Beijola.

outubro 19, 2006 11:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu ressono, mas tenho uma (muitas) desculpa(s) válida(s), sinusite, rinite e bla bla bla, além disso só o faço quando estou acordada ai constipada =)

O que eu me ri a ler o teu post!
Há mulheres (a minha avó) que passam noites em claro (segundo elas) enquanto estranhamente se consegue ouvi-las ressonar!

outubro 20, 2006 11:32 da manhã  
Blogger Celtiberix said...

Bem, a minha mulher diz que eu ressono, mas não consigo saber se ela tem razão: estou a dormir...
:)

outubro 21, 2006 12:14 da manhã  
Blogger Unknown said...

"É que assim, de repente, só acho que os homens têm ataques esféricos, entéricos, esotéricos e esteáricos..."

Eu não diria melhor, e olha que isso da memória curta é, de facto, uma grande virtude!

outubro 21, 2006 4:25 da tarde  
Blogger Carlota said...

Querida Rafaela, eu não vejo mal nenhum no facto de ressonares. Desde que eu não esteja por perto... ;)

Bem vindo ao Lote 5, Celtiberix!
Já fui espreitar a Sombra da Azinheira e hei-de lá voltar, prometo!

É uma grande virtude, Luis?... Depende. Neste caso, não é, porque gostava mesmo de me lembrar a que propósito ocorreu o episódio que mencionaste!

Beijolas aos três.

outubro 26, 2006 10:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home