segunda-feira, fevereiro 05, 2007

A importância da fachada



É politicamente incorrecto deixar-se fotografar a fumar. Mas não o fazer intencionalmente é aldrabar o pessoal. Ou não?

É politicamente incorrecto guiar automóveis ultrapassando os limites de velocidade estipulados na lei. Mas violar o Código da Estrada à descarada e esconder o facto de toda a gente utilizando a prerrogativa de se ser membro do Governo é aldrabar o pessoal. Ou não?

É politicamente incorrecto dizer que Portugal é competitivo para efeitos de investimento estrangeiro porque é um país com baixos custos salariais. Mas omitir esse facto é aldrabar o pessoal. Ou não?

Desencadear uma polémica sobre o diz-que-disse de um ministro que - helloo! -, é um político (vocês sabem do que estou a falar!) é, para além de bater no ceguinho, revelador de que há por aí muito media que não tem nada com que se entreter, já tendo inclusivamente esgotado o tema "aborto", o que é uma verdadeira façanha (mais uma para o livro dos recordes!).

Manter a referida polémica descurando qualquer rigor sobre as palavras utilizadas pelo ministro (umas vezes diz-que-disse "mão-de-obra", outra diz-que-disse salários, outra diz-que-disse "custos salariais") é de uma leviandade e falta de profissionalismo atrozes.

Portanto, ralem-se, se quiserem, com as graças do ministro, que eu vou mas é à caça dos jornalistas! Hoje sob a minha mira vai estar um microfone de repórter desocupado especado frente à porta de um jazigo, não vá sair de lá um morto a andar...

16 Comments:

Blogger Esplanando said...

Os ministros passam... vai tudo passando e sendo esquecido. Tudo passa... e não se avança!

fevereiro 05, 2007 12:08 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Exactamente isso o que pensei quando li a notícia ... os media, os malfadados media!
... e é sabido que eu nem sou muito dada ao cor-de-rosa ... mas, que diachos, ainda sou menos dada aos media!!

fevereiro 05, 2007 12:51 da tarde  
Blogger Filipa said...

nada a ver, mas conheces este sitio? http://www.nemo33.com/index_en/gallery2.html
parece lindo!!!
bj

fevereiro 05, 2007 2:39 da tarde  
Blogger Carlota said...

Avança, sim, Esplanando, claro que avança!
(Andar para trás pode considerar-se avançar?)
:)

Tu tem-me juízo, Sinapse, tu tem-me juízo!
Tu não és dada a ninguém ouviste? A ninguém! (Ou queres que telefone à tua mãe?)
:)

Ena, Miss Spring, que descoberta fantástica!
Isto fica a uns 15 minutos de minha casa e asseguro-te de que nunca tinha ouvido falar da sua existência!
Para mim não dá porque eu não gosto muito de profundezas aquáticas, mas tenho uns amigos que vão adorar ver isto! Obrigada.

Beijolas aos três.

fevereiro 05, 2007 4:01 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

só duas palavrinhas: MUITO BOM!
Beijokas

fevereiro 05, 2007 9:29 da tarde  
Blogger sabine said...

Carlota: tanto o "politicamente correcto" como o "politicamente incorrecto" são dois conceitos vazios onde cabe tudo o que lhe quisermos colocar. Sinceramente recuso-me a usar estas expressoes.
Como não fumadora creio que é bom haver sitios onde as pessoas não possam fumar. Mas revoltar-me-ei quando proibirem as pessoas de fumar em todo o lado! Tem de haver um ponto de equilibrio! Por isso, acho bem que haja gente que se deixe fotografar a fumar! :)
Quanto àquilo que o ministro disse na China: só o lamento, mais valia estar calado! Foi estúpido, mais nada! Alias, este ministro parece nao ter nada na cabeça!!

fevereiro 05, 2007 10:12 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Não sei se os jornalistas merecem o teu trabalho. Os nossos jornalistas sã, geralmente, maus, incultos, deficientemente preparados em português básico e com uma formação enviesada e parcial dos fatos políticos. São o que se chama o resultado de uma criação de putos ao sabor dos "remains" das nossas utopias e idiossincrasias próprias de quem tem um orgasmo de cada vez que se solta uma expressão politicamente correcta ( e eu aqui discordo frontalmente da Sabine, porque considero que há politicamente correcto e que está de boa saúde).
Beijolas e felicidades para a tua caçada :))))

fevereiro 06, 2007 10:30 da manhã  
Blogger sabine said...

Espumante: podes dar dois exemplos de jornalistas a terem orgasmos com o "politicamente correcto"?
«Não sei se os jornalistas merecem o teu trabalho. Os nossos jornalistas sã, geralmente, maus, incultos, deficientemente preparados em português básico e com uma formação enviesada e parcial dos fatos políticos». Sem duvida que concordo contigo. Mas nao sao os unicos...

fevereiro 06, 2007 12:07 da tarde  
Blogger Carlota said...

Carlos, obrigada! :)

Eu tenho para mim, Sabine, que o politicamente correcto abriga tudo aquilo que se diz ou que se faz apenas para efeitos de fachada, porque os outros estão a ver. Abriga, portanto, mentiras ou operações de cosmética.
Posso dar-te como exemplo a substituição da denominação de "países subdesenvolvidos" por "países em vias de desenvolvimento".
Quanto ao ministro, desta vez, não estou obviamente de acordo contigo. Daí o meu post. :)

Então também discordas de mim, Espumante, pois eu acho que o politicamente correcto, desde que nasceu, está pela hora da morte!

Beijolas aos três.

fevereiro 06, 2007 4:01 da tarde  
Blogger Marreco said...

Será "politicamente correcto" os marcianos virem votar a Portugal????
Porque, vai-se a ver, ninguém votou neste governo...
abraci a tutti...

fevereiro 06, 2007 7:07 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Carlota
Não te entendi muito bem... discordas de mim e depois mencionas o exemplo dos países rm via de desenvolvimento? Talvez me esteja a escapar qualquer coisa, mas parece-ne que, basicamente, estamos de acordo. Beijola

Sabine
É evidente que me excedi, no sentido de ter feito do excesso uma bengala para dizer o que disse. É evidente que há jornalistas bons e jornalistas maus. Falei de uma maneira abrangente e, deste ponto de vista, acho que sim, que temos maus jornalistas. Quanto a exemplos... encontro-os todos os dias. Um exemplo, só ontem fiquei a saber que uma manifestação de adeptos do sim na Alameda Afonso Henriques tinha tido de 6 a 8.000 manfestantes. E vi as fotos duma multidão grande. Há dois dias vira na RTP uma reportagem sobre a mesma marcha em que mostrava, um ranchinho de gente (algumas dezenas...). Este episódio foi depois desmascarado por um jornalista da própria RTP através de um blog. Mas isto é um exemplo avulso daquilo que eu considero uma prática diária de mau e tendencioso jornalismo. O Diário de Notícias é outro exemplo de uma clique cirurgica e estrategicamente estabelecida que está a usar um jornal de referência para os seus desígnios e convicções políticas.
Sabine, és jornalista? Eu nada tenho contra os jornalistas decentes. De resto há gente decente e indecente em todas as profissões.
Beijinmho para as duas (para a Carlota é beijola)
:)

fevereiro 06, 2007 10:13 da tarde  
Blogger sabine said...

Espumante: eu nao sou jornalista, embora seja uma admiradora de jornalistas: estudo comunicacao social.
Não considero nem a RTP nem o Diario de Noticias exemplo do "politicamente correcto" porque para mim é um conceito vazio que muitas vezes se usa para descrever aquilo que as pessoas nao gostam ou nao querem aceitar. Por isso diz-se que defender o casamento civil de homosexuais é politicamente correcto, por exemplo.

fevereiro 06, 2007 11:42 da tarde  
Blogger sabine said...

O "Diario de Noticias" era um jornal oficial do governo antes de ser vendido: recordo os tempos do Santana e do Delgado, que foram os piores exemplos de "controlo". Mas com a mudança para as maos de privados ainda nao deixou os tiques: agora ha jornalistas que la escrevem que fazem às vezes "fretes" ao PS...
Quanto à RTP, sobretudo o canal 1, é o sitio onde tu podes encontrar o que mais conservador em Portugal. Recuso-me a ver programas genero "pos e contras" porque o unico pluralismo que a tipa que o apresenta conhece é o dos extremos: o padre e o terrorista, o comunista e o de extrema-direita. So ha la opinion makers consagrados, que se for preciso vao la 5 vezes por ano. Jamais se mostra o que está no meio: os cinzentos da vida.
Mas nenhum destes orgaos de informaçao é "politicamente correcto" ou "incorrecto".

fevereiro 06, 2007 11:50 da tarde  
Blogger sabine said...

Carlota:
"países subdesenvolvidos" por "países em vias de desenvolvimento" sao sinonimos e nada me obriga a usar o segundo. Ha que chamar as coisas pelos nomes!! Por outro lado ha gente que se diz "politicamente incorrecta" mas é racista ou estupida simplesmente. Por isso para mim "politicamente correcto" ou "incorrecto" sao conceitos vazios.
Diz-me uma coisa: as palavras para ti nao tem "peso"?

Bem, vejo que neste caso ha de facto um desencontro de ideias....
Deixemos o ministro fumar para a fotografia: essa será se calhar a sua maior competencia... :)

fevereiro 06, 2007 11:57 da tarde  
Blogger sabine said...

Marreco: mea culpa - votei no PS. Devo ser "marciana" LOL

fevereiro 06, 2007 11:58 da tarde  
Blogger a.leitão said...

... mas que o homem é um bocado bronco, lá isso é.

fevereiro 08, 2007 2:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home