quarta-feira, julho 11, 2007

À descoberta da blogoesfera #4


Estranhas relações se estabelecem na blogoesfera.

A ausência da presença física, da troca de olhares, dos esgares faciais que acompanham as manifestações de ideias, entre outras coisas comuns às normais situações inter-pessoais podem criar situações virtuais que, apesar de complexas, têm a solidez de bolas de sabão.

A manutenção das relações blogoesféricas deve, por isso, fazer-se sempre acompanhar de uma saudável sensatez e de uma permanente consciência de que os outros, apesar de pessoas como nós, aqui não são mais do que a imagem que nós deles criámos, com base no que eles escreveram e na forma como o fizeram.

Situações de enorme devoção relativamente a determinados bloggers e de pessoas que os idolatram com base naquilo que eles escrevem são bastante comuns. Criam-se verdadeiros reizinhos da blogoesfera cujas cortes babam a cada palavra e sucumbem a cada frase que eles escrevem. Mais tarde, com o efeito da habituação, tudo se desvanece. Como as coisas básicas da vida que não são solidamente edificadas.

Nas caixas de comentários encontram-se muito frequentemente outro tipo de relações blogoesféricas. Algumas são verdadeiros braços de ferro, muitas vezes para apenas se concluir que há alguém que é sempre capaz de pôr a fasquia mais baixo do que nós pensávamos. Outras, são autênticas relações de sedução online: piscadelas de olho virtuais, subreptícias boquinhas à homem do Martini, invisíveis marcas de baton nos colarinhos, imaginários dedos que enrolam madeixas de cabelos sobre ombros ligeiramente empolados e quiméricos beijos soprados da palma da mão.

Há também quem crie verdadeiras embirrações relativamente a determinadas pessoas apenas pela leitura dos seus textos. Mesmo que nunca os comente. De uma palavra, de uma frase, de um mal-entendido, nascem sérias aversões, às vezes ódios de estimação. E em que se fundam muitas vezes esses sentimentos? Em nada. Porquê? Porque são ilusões e, quando confrontados com a realidade, frequentemente se desvanecem mais depressa do que apareceram.

A mim, por exemplo, já me aconteceu criar uma valente embirração por uma pessoa, ter espasmos a cada palavra escrita no seu blog, o qual evitava ler, e imaginá-la como a pessoa mais presunçosa e embirrante à face da terra. Até ao dia em que nos conhecemos pessoalmente e em que tudo se desmoronou como um castelo de areia. Porque o que eu tinha criado era apenas fruto da minha interpretação do que eu julgava que eram factos. E estava errada.

Actualmente, por exemplo, criei uma relação muito engraçada com o Carlos. E ele nem sequer sabe de nada. Eu escrevo e comento durante o dia. Ele escreve e comenta à noite. É a relação da mulher-a-dias com o guarda-nocturno.

Estranhas relações se estabelecem na blogoesfera.

16 Comments:

Blogger Pitucha said...

Texto giríssimo (e não, não criámos nenhuma sociedade de admiração mútua!).
Só não concordo com essa de tudo ser uma ilusão...É uma realidade diferente da nossa realidade, que obriga, decerto, a usar regras diferentes, mas que é verdadeira. Tão verdadeira como aquelas pessoas que nos encantam quando as vimos pela primeira vez e nos desencantam no primeiro almoço partilhado, ou vice-versa!
Como eu disse algures num post (não sei pôr links aqui, admito Carlota!) a blogoesfera é talqualzinho a vida real.
Beijos

julho 11, 2007 5:51 da tarde  
Blogger Leonor said...

Bem visto e bem escrito!
Às vezes acho piada às conclusões que se tiram daquilo que se escreve. De mim já tiraram umas quantas que são exactamente o oposto de quem sou. Só me dou ao trabalho de desfazer algum equívoco quando as pessoas merecem.
Agora essa da relação com o Carlos Malmoro é que me mata... Que é lá isso de chamar gurada-nocturno ao rapaz? ;-)

julho 11, 2007 7:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estranhas, mas boas histórias, tenho eu à conta da blogosfera...
:D

julho 11, 2007 9:17 da tarde  
Blogger A. said...

Pois é, por vezes enganamo-nos redondamente. ;) Olha, essa pessoa da embirração não era eu não? Hihi

Continuo à espera do pezinho de cinderela aqui no blog.
Bjinhos

julho 11, 2007 9:18 da tarde  
Blogger Leonor said...

Ao que parece sou contra a IVG, vivo num condomínio fechado, viajo para as Caraíbas e tenho os filhos a estudar num colégio privado. Não é giro?
Beijocas

julho 12, 2007 1:10 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Se entendi bem o teu post, tenho uma pequena crítica a fazer. Acho que foste por um caminho talvez demasiado redutor, quando centras o que escreves na expectativa que se cria dos bloggers e que, com frequência, não corresponde à realidade, depois de se conhecer o blogger. Claro que concordo com isso mas, repito, acho um pouco redutor. Porque, na minha opinião, a blogoesfeera tem muito pouco a ver com a realidade. E se tivesses ido por aí poderias ter explorado exactamente essas diferenças - entre a relaçao blogosesférica (passe o palavrão) e a da vida real. Que são muitas e substanciais. E, por um momento, ao começar a ler o teu post, pensei que ias abordar o problema por esse ângulo, até te enredares nas diferenças entre a expectativa e a realidade.
No mais, lá está o teu brilho de sempre.
Beijola

julho 12, 2007 1:23 da manhã  
Blogger tsiwari said...

adorei a "solidez das bolas de sabão"...


***

julho 12, 2007 1:32 da manhã  
Blogger Carlota said...

Não criámos, mas podemos criar, Pitucha. Pode, por exemplo, ter benefícios fiscais! ;)

Papalagui, não admira que achem que puseste os teus filhos num colégio interno! Então exasperaste-te por eu ter chamado guarda-nocturno ao Carlos e não te choca que eu me tenha chamado mulher-a-dias? :D

Pois eu não tenho assim muitas, Claudette. Só uma! :)

Ó Luna, cof, cof!!, o que é que te fez fazer essa pergunta? cof, cof!!
Quanto ao pezinho de Cinderela, estou a trabalhar nisso. Primeiro tenho de ir arranjar os pés e depois fazer uma apertada selecção das minhas sandaluchas, que a fasquia que puseste lá no teu blog está muito alta! :))

Um dia explorarei essa realidade de que falas, Espumante. Fica anotado!
Quanto ao elogio, babo! :)

Obrigada, Tswiwari! Foi uma expressão feliz, também acho. Podemos agradecer ao Migas, que me faz soprar dezenas de bolas de sabão por fim-de-semana, para as atacar à karaté! :)

Beijolas a todos.

julho 12, 2007 3:59 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Pagava para te ver a fazer bolas de sabao, o Migas a rebenta-las com o cutelo das maos e o chefe a dizer "banzai"...
:))
Beijola

julho 12, 2007 6:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu também tenho só uma... "boaS históriaS" foi uma forma de expressão... ups!

julho 12, 2007 8:51 da tarde  
Blogger João(zinho) said...

Ás vezes apanha-se cada susto…
Tenho o péssimo hábito de começar a ler os textos, assim pró mais compridos, pelo fim e saltando por cima de algumas palavras.
Confesso portanto que fiquei um pouco perplexo ao ler “…criei uma relação muito engraçada com o Carlos…(!?!) ele nem sequer sabe de nada (quem é que não sabe de nada? Pudera então havia de saber!)…É a relação da mulher-a-dias com o guarda-nocturno (!?!) (bem se calhar no centro da Europa estas coisas já se confessam em público ! modernices…)
Bem, depois do primeiro susto, li o resto do texto e percebi o contexto.
Beijinhos e abraços para toda a família

julho 13, 2007 12:33 da manhã  
Blogger Carlota said...

Olá João!!! Bem-vindo aos comentários do Lote 5!
Desculpa lá ter-te proporcionado tamanho susto! Mas até foi divertido... :D
Beijola grande.

julho 13, 2007 11:27 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

É só para dizer que não disse nada ontem, porque foi o meu dia de folga. Aliás, não era folga, mas estive a fazer coisas relacionadas com o trabalho de guarda nocturno.;)

Beijocas
PS: Ainda continuo a sorrir sempre que penso na expressão: «criei uma relação muito engraçada com o Carlos. E ele nem sequer sabe de nada»... ;)

julho 14, 2007 2:13 da manhã  
Blogger Carlota said...

Não te preocupes, Carlos, que isto é uma relação sem compromissos! ;D
Quanto ao P.S., um dos grandes objectivos deste blog é a produção de sorrisos em série. Obrigada pela contribuição!
Beijola.

julho 14, 2007 9:59 da manhã  
Blogger abox said...

vim cá parar atraves do carlos...
fiquei fã...

julho 14, 2007 2:38 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem-vinda ao Lote 5, Abox! Obrigada por teres gostado!

julho 16, 2007 10:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home