domingo, fevereiro 05, 2006

Comprar um fato de banho em Riade

Tenho um amigo que esteve no ano passado em Riade, na Arábia Saudita, por motivos profissionais.
Chegado ao hotel, verificou que havia uma bela piscina de que poderia usufruir, mas verificou também que se tinha esquecido de levar na mala os seus calções de banho...
Dirigiu-se então a uma das lojas do centro comercial do hotel e lá encontrou uns calções que lhe agradaram.
O empregado da loja, satisfeito por ver que o cliente tinha encontrado algo para comprar, acercou-se do meu amigo com um sorriso e perguntou-lhe:
- Então, gosta dos calções?... Vai levá-los?
Ao que o meu amigo respondeu: - Gosto! Mas primeiro tenho de experimentá-los!
Perante estas palavras, o empregado da loja franziu o sobrolho e mordeu o lábio com um ar aflito.
- Experimentá-los?...
- Sim. Senão como é que sei que me servem?
Foi então que este meu amigo foi surpreendido pela notícia de que não existem provadores de roupa nas lojas na Arábia Saudita. Porque não é permitido às pessoas despirem-se debaixo do mesmo tecto onde estão pessoas desconhecidas...

15 Comments:

Blogger Pitucha said...

Olhómetro!
Também, com aquelas roupas que usam não precisam de provar nada. Não são propriamente fitted...
Beijos

fevereiro 05, 2006 11:19 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Há mil histórias deste género. A que contas parece-me até... muito inocente. Não sei se esse teu amigo era casado e se levou a mulher. Porque se levou, pergunta-lhe a ele as restrições a que ela estaria sujeita.
Um dia fui a Riad a uma conferência sobre tratamento de moscas (há zilhões de moscas em Riad, o que obriga a concursos anuais para as matar em condições técnicas e de segurança apropriadas através de pulverizações aéreas sobre as cidades e a minha Companha era um interlocutor importante nessa operação). Ao entrar no avião de regresso (via Londres), ainda o avião estava com os motores parados e portas abertas e já as jovens saudi iam a correr às casas de banho mudar de roupa, vestindo umas belas jeans e apropriadas T shirts (justinhas graças a Deus) de manga curta...
Beijolas para ti... podia contar mil histórias deste género!

fevereiro 06, 2006 12:18 da manhã  
Blogger Carla Motah said...

Bolas, então das duas uma: Ou se gasta pouco porque não se arrisca, ou se esbanja dinheiro até acertar na compra.
Estes árabes... Bem, culturas! Há que respeitá-las.
Beijinhos

fevereiro 06, 2006 11:21 da manhã  
Blogger rafaela said...

eles tb não nos devem achar propriamente normais, há essa distancia intransponível entre as nossas culturas que nos leva a não poder medir as atitudes deles pelas nossas.
Mas a situação é sem dúvida caricata. o teu amigo devia ter pedido um burka emprestada lol, que aquilo mais parece um provador.

**

fevereiro 06, 2006 12:09 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pitucha: Mas estamos a falar de homens... Eles não andam com aquelas tendas por cima da roupa...

Espumante: É inocentezinha esta história é... :)
Eu sei que as há aos magotes. Nos aviões também acontece deixarem de servir bebidas alcoólicas quando entram no espaço aréo da AS, eu sei... E sei de outras histórias contadas pelo Chefe, que já foi à AS mais do que uma vez, em trabalho. Ficam para uma outra oportunidade.

JVC: Pois é. Este meu amigo teve de experimentar o fato de banho na parte de trás da loja...

Filipe: Bem vindo ao Lote 5!
Pois ainda bem que te perdeste com os Pink Floyd. É um excelente motivo para nos perdermos. Volta sempre!

Rafaela: Pelo contrário, eu acho que eles nos acham bastante normais! A vida na Arábia Saudita é feita de fachadas e o que é feito em público diverge quase antagonicamente do que é feito "dentro de portas".

Beijolas a todos!

fevereiro 06, 2006 12:26 da tarde  
Blogger rafaela said...

pois eu desconheço, alias só conheço o leio e vejo nas noticias =)

fevereiro 06, 2006 12:42 da tarde  
Blogger Carlota said...

Posted by Carla Motah to Lote 5 - 1º Dto. at 2/06/2006 11:21:27 AM

Bolas, então das duas uma: Ou se gasta pouco porque não se arrisca, ou se esbanja dinheiro até acertar na compra.
Estes árabes... Bem, culturas! Há que respeitá-las.
Beijinhos

--------------

Ou então vai-se fazendo trocas até acertar no tamanho!:)

fevereiro 06, 2006 2:40 da tarde  
Blogger Carlota said...

Rafarela: Eu também só sei porque conheço pessoas que ultimamente lá têm ido com alguma frequência e depois contam-me.
Hoje, por exemplo, uma amiga minha foi para a Arábia Saudita (em trabalho). Vai lá ficar até sexta-feira. Teve de levar uma daquelas burkas e um lenço para a cabeça (pois não pode mostrar o cabelo). E nem vai ter de se preocupar com fatos de banho, pois não pode frequentar a piscina do hotel. As mulheres só podem frequentar as bordas das piscinas das crianças (e têm de estar vestidas, claro!).

fevereiro 06, 2006 2:46 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ó Rafaela, enganei-me no teu nome no comentário aqui em cima! Desculpa, foi sem querer...

fevereiro 06, 2006 2:58 da tarde  
Blogger rafaela said...

nao faz mal carlota,
é ridicula e extremamente humilhante a maneira como as mulheres são tratadas nessas culturas.
*

fevereiro 06, 2006 3:04 da tarde  
Blogger antónio paiva said...

.....as viagens que faço por este universo "blogueiro", levam-me a locais uns mais interessantes que outros, encontra-se desde os principiantes como no meu caso, até à élite, no caso do sitio onde me encontro a escrita é simples mas muito cuidada, gostei! ......muito embora note, que neste universo há um clube restrito, da coisa escrita quer em livro ou jornal, não seria má ideia que a elite, desse uma olhadela por aí, no sentido de incentivar e ajudar aqueles menos dotados mas com vontade de aprender a fazer coisas....

Obrigado!

fevereiro 06, 2006 3:16 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

A solução para estes vendedores é saírem da loja enquanto os clientes experimentam as roupas. :) Ou deixarem os clientes levar a roupa para casa e se não servir, voltam para trocar. :)

fevereiro 06, 2006 3:52 da tarde  
Blogger Carlota said...

Chuva Miúda: Bem vindo(a) ao Lote 5!
Gostei dessa da escrita cuidada! Quanto à da escrita simples, hum..., também gostei.:) Obrigada.
Já no que respeita à história da élite, tenho de confessar que é uma absoluta novidade para mim! Élite?... Moi?... Na, na, na... Deve haver aí algum equívoco! Sobretudo quando, segundo as tuas palavras, no extremo oposto estão os principiantes... (Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, já viste bem há quanto tempo comecei este blog?)
Antes de acabar, podes precisar o que é que entendes por "olhadela no sentido de incentivar (...) aqueles menos dotados mas com vontade de aprender a fazer coisas"?
Cá fico à espera da tua resposta!
Até breve!

Folha de Chá: Eu diria antes que a solução era uma grande lavagem ao cérebro... :)

Beijolas

fevereiro 06, 2006 5:12 da tarde  
Blogger K'os said...

Esquecida como sou às vezes, ...estava mal...

:)

fevereiro 07, 2006 12:28 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pandora e Um Outro Olhar: Podem esquecer-se do fato de banho à vontade! É que se forem para um sítio com piscina pública, não podem sequer aproximar-se dela. Assunto resolvido!

fevereiro 07, 2006 11:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home