quarta-feira, fevereiro 22, 2006

"Leis a mais"


Gostei muito de ler o artigo do José Manuel Fernandes do Público de hoje. Deixo aqui o link, que infelizmente só funciona para quem tenha assinatura.
O JMF começa por falar da recente condenação a três anos de prisão, na Áustria, de um homem que há dezassete anos proferiu declarações em que negava o holocausto, para opinar no sentido de que é contra a criminalização deste acto.
E é interessante quando refere que a lei portuguesa - o Código Penal - para além de também criminalizar aquele tipo de acto (injúria de grupo de pessoas, "nomeadamente através da negação de crimes de guerra ou contra a paz e a humanidade"), também criminaliza o acto de "publicamente vilipendiar acto de culto de religião ou dele escarnecer". Isto para concluir que todos os jornais que publicaram os já famosos cartoons dinamarqueses são passíveis de procedimento criminal. Eu acrescentaria que o mesmo se aplica aos blogs!
O que nos vale, como diz o JMF no dito artigo, é que "felizmente que os nossos procuradores e juízes têm andado distraídos ou ocupados com outros assuntos, deixando que essas matérias sejam apenas discutidas publicamente, onde as opiniões se dividem e confrontam, o que é saudável.".
Contudo, isto é tão tipicamente português que até dói. No caso em apreço, trata-se de um "crime menor" e ninguém está verdadeiramente interessado em ver punido quem o praticou. Seria uma pura perda de tempo, digo eu, estar a aplicar a lei.
Mas se se tratasse de uma qualquer outra coisa grave, nada mudaria. Em Portugal é assim. Identifica-se um problema e faz-se uma lei. Depois de a lei entrar em vigor, assunto encerrado. Ninguém se preocupa com a aplicação da lei. Se houver um problema, faz-se outra lei. Que não se pense é em aplicar a que existe.

9 Comments:

Blogger rafaela said...

Tem tudo a ver com o espectáculo, os media, a atenção toda virada para a assembleia enquanto se discute a lei, tem a ver com protagonismo, não só de quem faz as leis mas tb a quem elas se aplicam.
Enquanto não tiverem a tal lei, não descansam, mas depois no final quando chega a hora da aplicação, se ela não for aplicada, não há qqr problema.

Que grande testamento =)
*

fevereiro 22, 2006 4:11 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

As leis e a aplicação de leis no nosso país? :( Socorro! :(

fevereiro 22, 2006 8:43 da tarde  
Blogger Carlota said...

Rafaela: O teu ou o meu?;)

Folha de Chá: Mando-te uma bóia de salvação?;)

Beijolas às duas

fevereiro 22, 2006 10:45 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Somos o eterno país do "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
Aplicação de leis? Hmmm! Aqui? Não acontece muito, não.
Beijinhos

fevereiro 22, 2006 10:59 da tarde  
Blogger Carlota said...

Carla: É que aplicar dá MUUUITO trabalho!:)

Beijola

fevereiro 22, 2006 11:27 da tarde  
Blogger K'os said...

Um pouco como dizes, para além disso servem para tentar descobrir o buraco para fugir quando ela é aplicada.

:)

fevereiro 23, 2006 11:33 da tarde  
Blogger Carlota said...

Um outro olhar: Também acontece, é verdade!

Beijola

fevereiro 24, 2006 2:37 da tarde  
Blogger Teófilo M. said...

Já o César... o Júlio, de Roma e não o actor dizia: Lá nos confins da Ibéria... etc. e tal, pois já todos sabem o resto.

Já não temos emenda, mas somos felizes no nosso choradinho cotidiano.

É o nosso fado.

Abraços tripeiros

fevereiro 24, 2006 5:17 da tarde  
Blogger Carlota said...

Teófilo: Não temos emenda?... Nem pensar!... Eu não gosto de cruzar assim os braços!

Beijola

fevereiro 27, 2006 11:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home