quarta-feira, fevereiro 15, 2006

O mundo ao contrário?

Em finais do ano passado comprei uma caixa com os DVDs das seis séries de The West Wing ("Os Homens do Presidente", em Portugal).
Confesso que me assustei quando a dita caixa chegou cá a casa. Pensei que íamos levar anos a fio até ver aquilo tudo.
Contudo, passados uns meses, já admito que estará tudo visionado até ao final do corrente ano. É que a série é de tal forma excelente, que se tornou num verdadeiro vício. Quase não há dia em que não arranjemos maneira de ver dois episódios seguidos.
Foi a ver um dos episódios da segunda série que tomei conhecimento da existência da projecção de Peters (eu nestas coisas ando sempre com várias “guerras” de atraso). Neste episódio, uma organização (fictícia) denominada Organização dos Cartógrafos para a Igualdade Social, numa audiência com dois membros do gabinete do presidente Bartlett, procurava obter o apoio necessário para que se criasse legislação no sentido de o mapa-mundo projectado por Peters ser usado nas escolas norte-americanas.
A abordagem do assunto foi de tal forma interessante que me levou a "investigar" a história dos mapas-mundo. Mas pela rama, que a minha vida não é isto.

O mapa-mundo que melhor conhecemos é o que foi projectado pelo flamengo Gerhardus Mercator em 1569. Mas este mapa, feito para orientar navegadores, distorce a área terrestre pois, na realidade, o continente africano é maior, a Europa é mais pequena do que a América do Sul e o Alasca não é maior do que o México. Além disso, este mapa dá mais ênfase ao hemisfério Norte.
MERCATOR

O mapa de Peters foi elaborado em 1974 por Arno Peters e corrigiu muitos dos erros projectados pelo mapa de Mercator. Mostra os países e os continentes nas suas correctas proporções e reduz o domínio visual do hemisfério norte-americano. É, por isso, considerado como um mapa mais justo para com os povos.
PETERS

Uma projecção mais recente é o mapa Hobo-Dyer. Menos distorcido do que o mapa de Peters, este mapa tem dois lados que mostram o mundo inteiro de modos diferentes. Um lado é centrado em África e tem o Norte no topo, o outro é centrado no oceano Pacífico e tem o Sul no topo.
HOBO-DYER (Lado B)

É interessante reflectir sobre o quão diferente poderia ser a história mundial se desde o início o mundo nos tivesse sido apresentado assim, de "pernas para o ar".

13 Comments:

Blogger Zeca said...

Não se passa nada minha amiga.
Só que mudei de endereço http://algeruz.blogspot.com/
para o Plagiadíssimo 2
Amanhã estarei cá para te ver e levar alguma coisa tua.
Beijolas

fevereiro 15, 2006 11:45 da tarde  
Blogger Carlota said...

Caríssimo, a notícia da existência do Plagiadíssimo 2 - que entretanto também me foi dada pela minha vizinha Pitucha do "No Cinzento de Bruxelas" - deixou-me mais descansada.
Quanto ao Lote 5, fica de porta encostada, basta empurrá-la quando chegares. Senta-te no sofá castanho, serve-te de um café e dos biscoitos de manteiga, fica à vontade.
Beijola

fevereiro 16, 2006 12:09 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Assim eu percebi que a água da chuva escorresse para o mar neste plat pays!
;-)

fevereiro 16, 2006 8:54 da manhã  
Blogger t-shelf said...

Mas que lição de geografia exemplar...

fevereiro 16, 2006 10:55 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pitucha: Tudo tem uma explicação.
Quando não tem, inventa-se!;)

T-Shelf: Então parece que valeu a pena o esforço... :)

Beijolas

fevereiro 16, 2006 11:28 da manhã  
Blogger Folha de Chá said...

Socorro! Estou a ficar enjoada de estar de pernas para o ar. eh eh eh :) :)

fevereiro 16, 2006 12:22 da tarde  
Blogger Carlota said...

Folha de Chá: Bebe um chazinho, que isso passa. Toma... (_)>
:)

fevereiro 16, 2006 12:30 da tarde  
Blogger Zeca said...

E assim o teu post foi para a minha xafarica.
Quanto ao teu post, só te tenho a dizer uma coisa.
Dormi mal, os gatos miaram a noite inteira, os cães ladraram e as rãs chacuaram que nem umas doidas.
Endireita este mundo de tão torto estar.
Fica bem.

fevereiro 16, 2006 6:39 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Se eu conseguisse mudar-me para esse mapa de pernas para o ar, talvez nesse mundo a minha vida deixasse de estar de pernas para o ar!...

fevereiro 16, 2006 8:02 da tarde  
Blogger K'os said...

É estranho, não estou habituada a ver assim!

:)

fevereiro 16, 2006 8:37 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ó Sinapse... mas se lá no Norte eles dizem que ir ao Algarve é ir lá a cima... eu pensei que tu sempre visses o mundo assim...
;)

Um outro olhar: E já viste como Portugal fica tão longe, lá no cantinho inferior direito?... Isso é que me deixa de rastos...

Beijolas a ambas!

fevereiro 16, 2006 11:06 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Carlota, teinho de ripostare que num cunheço ningueim no Nuorte que diga uma coisa dessas, num tou a ber...

fevereiro 16, 2006 11:19 da tarde  
Blogger Carlota said...

Sinapse: A sério?... Nem em Oostende ou em Knokke?... :)

fevereiro 17, 2006 12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home