terça-feira, fevereiro 07, 2006

Inquietações

Os belgas estão preocupados com o preço das batatas fritas que, em dez anos, aumentou 32,43%.
Para os menos atentos, esclareço que estas batatas de que falo não são daquelas batatas fritas tipo Matutano ou das velhas Doro (São as Doro, que eu adoro!...) ou das saudosas Pala-Pala (Batatas fritas, Pala-Pala, são uma tara de sabor!...), não. São batatas em largos palitos, fritas em óleo e vendidas em cones de papel que até custam a agarrar de quentes que estão, com um monte de maionese por cima. São uma facada profunda em qualquer dieta que se preze e deixam sequelas durante vários dias: remorsos (por se ter comido um pacote inteiro e ainda ter lambido os dedos cheios de sal e de maionese), geralmente acompanhados por um intenso odor a óleo dentro do carro onde nos abrigámos do frio para comer as ditas batatas.
Recomendo a prova deste pitéu num dos melhores quiosques de frites em Bruxelas. Fica na Place Jourdan, muito perto dos prédios das instituições europeias. A não perder e a acompanhar com uma boulette spéciale e uma Coca-Cola. Depois podem pensar em três dias seguidos de dieta, para compensar nas calorias...
Quanto ao preço das batatas fritas, não creio que haja motivo para preocupações. Eu não podia ralar-me menos com o assunto, não fosse ter achado que o podia usar para fazer um post no Lote 5. É que com a frequência que me dou ao luxo de atacar um daqueles deliciosos pacotes de batatas fritas – o que ainda por cima faço a meias com alguém – passo bem com o preço que tenho de pagar, que é cerca de 2 euros.

22 Comments:

Blogger rafaela said...

que bom para abrir o apetite!
*

fevereiro 07, 2006 8:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Carlota - "São uma facada profunda em qualquer dieta que se preze e deixam sequelas durante vários dias:[...]"
Cardinale - Vários dias?!... Digamos antes vários anos! Quando era jovem inconsciente, passei pelo infortúnio de morar durante uns tempos em frente a uma 'friterie'. Ser-vos-á mais ou menos fácil imaginar o festim! E a culpa nem era minha ... ela começava a fritar, aquele cheirinho a batatas fritas insinuava-se e anunciava-se à minha janela, e o meu estômago pedia ao meu nariz para seguir aquele cheirinho e lá descia eu as escadas e regressava com uma 'barquette de frites'. Depois de saciada a gulodice, o cheirinho transformava-se em cheiro e eu amaldiçoava a sorte de morar logo em frente a uma 'friterie'! E na sucessão de idas & vindas ao outro lado da rua, a verdade é que NUNCA recuperei, passaram os meses, PASSARAM OS ANOS, e não houve modo de aniquilar a massa adiposa nutrida e acumulada nesses tempos.
Argh!! Blargh!

fevereiro 07, 2006 8:54 da tarde  
Blogger deep said...

Gulosa! Gosto, mas ñ são um mimo, por isso passo meses sem as comer... passasse eu assim sem alguns doces!

fevereiro 07, 2006 9:29 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Lá para o princípio do post ficou-me a ideia de uma indisfarçável saudade, apesar da ironia...
:)
Beijolas fritas :))

fevereiro 07, 2006 10:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

aqui em Lisboa também houve dessas...bem boas.

fevereiro 07, 2006 10:52 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Batata frita com Coca cola? Em Bruxelas?
Então para que é que eles querem 365 variadades diferentes de cerveja?
Beijos

fevereiro 07, 2006 11:41 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

É a Bégica!
Tintin, batatas fritas e a sede da UE.
Essas batatas são deliciosas, são verdadeiramente deliciosas.
Um abraço.
PS. Recebi o e-mail, mas estou com tanto trabalho que ainda não pude responder. Vou tentar estabilizar, esta desorganização, amanhã.
Obrigado.

fevereiro 07, 2006 11:42 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

"É a Bélgica!"

fevereiro 07, 2006 11:43 da tarde  
Blogger Xana said...

Há muitas tentações irresistíveis ... mas batatas fritas?! Francamente ... ainda se fossem uns percebes, uns búzios, uma sapateira ou mesmo uns caracóis!! ;)

fevereiro 07, 2006 11:50 da tarde  
Blogger Rita Rabiga said...

Ui, ui, ui!
O meu nível calórico aumentou só de ler este post.
Ainda por cima fiquei com água na boca...
E agora não tenho frites...
Acho que vou ali à despensa "atacar" o chocolate.
;))))))))))))))))))))))

fevereiro 08, 2006 12:14 da manhã  
Blogger Carlota said...

Rafaela: :)

Cardinale: Tens razão. Mas tive que fazer algumas concessões na escrita, para bem do tamanho do texto... Sim, não julgues que isto dos posts é uma coisa que saia logo bem à primeira. :)
Espero que esse teu blog saia rapidamente do anonimato. É que, bem vistas as coisas, o Miguel já está de malas feitas para Londres, certo?

Deep: Eu também gosto bastante de doces. Mas sou mais salgados, no fim de contas!

Espumante: E ficou-te bem, a ideia! Mas tem sobretudo a ver com as canções e não com as batatas fritas propriamente ditas. É que eu sempre fui muito "musical". :)

El Guardiam: Houve?... Não cheguei a saber disso (ainda bem!) :)

Pitucha: "Eles" é com cerveja, sim... Mas eu é mais Coca-Cola, bem sabes!

Armando: Sim, é a Bélgica. Só te faltou referir as "moules" :)

Xana: Anda cá, anda, que eu levo-te a experimentar as batatinhas e depois a gente fala!:)

Rita e JVC: Se não fosse perderem a graça pelo caminha, mandava-vos uns pacotitos pelo correio!

Beijolas a todos. Com maionese!

fevereiro 08, 2006 2:40 da tarde  
Blogger Teófilo M. said...

Para os que não podem ir à Bélgica, fica aqui uma rápida maneira de experimentarem o resultado.

Difícil, difícil é arranjar as bintjes, mas a nossa batata branca farinhenta serve mais ou menos.

Batatas fritas à belga... Et voilà

fevereiro 08, 2006 3:29 da tarde  
Blogger NoKas said...

bem, ainda esta semana estiveram umas destas lá em casa! é a vantagem de viver bem perto da dita place! e do quiosque ficar entre a lavandaria e a minha "home"! Mas a acompanhar comi uma das minhas cenouras, para os remorços não serem tão grandes. assim, pelo menos tive algumas vitaminas do MIDI a acompanhar!

fevereiro 08, 2006 4:09 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem vindo Teófilo!
Então temos um connaisseur da coisa frita!...
E da coisa "htmlistica" também!!! Por isso, por favor, diz-me como se põem links nos comentários, dizes?
Aqui ou para o e-mail?...
Eternamente agradecida!
(E lá vou que ter de pagar mais uma comissãozita ao Espumante) ;)
Beijola e volta sempre!

fevereiro 08, 2006 4:10 da tarde  
Blogger Carlota said...

Nokas: E assim se faz uma alimentação equilibrada... ;)
Beijola

fevereiro 08, 2006 4:13 da tarde  
Blogger Periférico said...

Moules, Frites e Biére, 3 ícones gastronómicos Belgas;-)

Já assentei a dica, quando for aí de novo vou ver se dou um salto à Place Jourdan!

Beijos

fevereiro 08, 2006 4:31 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Então com maionese, coca cola e tudo. Quando é para a desgraça é para a desgraça. Tenho vontade de ir à Bélgica só para provar as famosas batatas. Hmmmmm! Bom apetite.
Beijinhos.

fevereiro 08, 2006 4:47 da tarde  
Blogger Carlota said...

Carla e Periférico: Cá vos espero!!!:)

fevereiro 08, 2006 5:16 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Fiquei com vontade de experimentar essas batatas. :) De vez em quando, devem saber tããão bem. :)

fevereiro 08, 2006 7:31 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Tens razão, faltam as "moules".
Quando estou em Bruxelas vou pelo menos uma vez ao Chez Léon, comer as ditas.
Um abraço.

fevereiro 08, 2006 7:51 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pandora: É sinal de bom apetite para o jantar!;)

Folha de Chá: Digamos que sim, mas no meu caso o "de vez em quando" se resume a uma vez por ano...

Armando: Está anotada a adenda!

Beijolas

fevereiro 08, 2006 11:58 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ai, Laura, que ontem me escapaste! Não te vi, ali antes da Pandora, desculpa! E logo com uma chamada de atenção tão importante para essa coisa que é o colestrol.
:)
Beijola grande

fevereiro 09, 2006 10:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home