quinta-feira, junho 01, 2006

Migalhas de chocolate #4


Porque hoje é o Dia da Criança, aqui fica um post dedicado ao meu Migas, que é para ele ler quando for grande e for pai.
Há uns tempos atrás, sem eu perceber porquê, o Migas diz-me, com um ar tristonho: - Mamã... Eu tenho medo de crescer e de ser pai...
Tivémos de lhe explicar as coisas boas de ser pai: guiar o automóvel, ter um computador só para si e o tempo que se quer, jogar jogos na X-Box, ler livros só com letras mas com histórias lindas...
Hoje dou-me por satisfeita por ele não ser uma rapariguinha com medo de crescer e de ser mãe. É que seria bem mais difícil convencê-lo acerca das coisas boas da função, dada a sua imaterialidade...

24 Comments:

Blogger Pitucha said...

Ó Carlota
Haveria tantas coisa giras a dizer, a começar pelo blogue...
:-)

junho 01, 2006 4:04 da tarde  
Blogger patchouly said...

Não acredito que estejas a ser MESMO sincera nesse desabafo carlota!

Ou estás?...

junho 01, 2006 4:32 da tarde  
Blogger Xixao said...

Concordo com a Pitucha!

junho 01, 2006 5:00 da tarde  
Blogger teresa.com said...

ora, de certeza que foi ironia, certo?...
Se nao tiver sido, o Migas depois explica-te o que é ser Mae!...
bjos

junho 01, 2006 5:11 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Um grande beijinho ao Migas, e diz-lhe que este dia da criança pode ser dele para sempre - se ele, enquanto crescer, conseguir guardar dentro de si um espaço para a criança que já foi, e a deixar de vez em quando acordar e fazer das suas! ...
(não lhe digas assim, que ele pode ficar a pensar que tem um buraco dentro dele) (brrrr...)

Beijinho à Mãeeee Carlota também! ;))

junho 01, 2006 5:17 da tarde  
Blogger Carlota said...

O blog não tem nada a ver com o facto de se ser mãe, Pitucha e MCM. Acho eu...

Não estou, sim, Patchouly! :D
Agora a sério, a que parte de referes? Às coisas boas de ser pai ou às boas de ser mãe? (Acho que fui sincera em tudo...)

Não estou a ser irónica, Boleia. Só acho que a parte boa de ser mãe não é explicável a uma criança de três anos (quase quatro!). Já a parte menos boa... :)

Vou ver se arranjo uma maneira de ele perceber isso tudo, Sinapse! :)

Beijolas a todos.

junho 01, 2006 5:26 da tarde  
Blogger Periférico said...

E a imaterialidade é um conceito difícil de explicar a uma criança... ;-)

Beijos

junho 01, 2006 5:28 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ora, nem mais, Periférico!
Beijola

junho 01, 2006 5:35 da tarde  
Blogger patchouly said...

Referia-me à imaterialidade das coisas boas da maternidade vs. a materialidade das coisas boas da paternidade...

Afinal as mães também conduzem o seu automóvel, têm um computador e lêem livros com histórias lindas!

É claro que o Migas tem razão. Quando for pai já não pode comer chocolate, sujar-se todo e abrir um sorriso rasgado para a cãmara fotográfica! Quer dizer, poder pode, mas desconfio que não se vai lembrar de o fazer...

Beijinhos para a Mãe e para o Migas. O dia de hoje é dele.

junho 01, 2006 6:11 da tarde  
Blogger rafaela said...

Que rasgo carlota, seria com toda a certeza mais dificil, mas não pior.

**

junho 01, 2006 6:15 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Passei para deixar mais um beijinho para o Migas!

:)





(eheheheheh ... e para ouvir os R.E.M.!!!!) ;)

junho 01, 2006 7:50 da tarde  
Blogger 125_azul said...

200% contigo! mas é o imateriável que ajuda a não ter cáries, que dá antibiótico de madrugada, que transmite segurança, afecto, sensibilidade, que limpa a bagunça que o chocolate deixa aqui e ali e que reza para que disso não resulte diarréia. Como te compreendo. Já agora, se quiseres aprender ou ensinar o que é metamorfose (não vá ele um dia destes vir com essa), passa lá no 125 que a Ana e a Ines explicam-te. Beijo

junho 01, 2006 7:52 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Um beijinho especial ao Migas, detentor de um grande sorriso!:))

junho 01, 2006 8:05 da tarde  
Blogger 'Tá Difícil said...

Eu como pai de dois rapazes e uma menina, assustei-me de tal maneira ao ler o seu post que precisei duma boa meia hora para me soltar do candeeiro do tecto do escritório.

Se a minha filha um dia me disser que tem medo de vir a ser mãe, o que é que eu lhe digo?!

Para já, não sei... acho que me há-de sair um doce e terno improviso (como sempre).

A si digo-lhe: Totalmente de acordo! Tem toda a razão! ser mãe é duma imaterialidade atroz!!
E não há motivos para regozijo por termos de mudar fraldas, velar-lhes o sono febril, pensar em tudo o que é preciso levar cada vez que se sai de casa com eles, passar um dia arrasado por noites consecutivas sem dormir, sofrer em silêncio por um atraso na fala, uma dificuldade de integração no novo colégio ou a dor de lhes vermos uma lágrima grossa de tristeza escorregar-lhes pelo rosto. As funções da mãe são realmente “chatas”!!! E ainda por cima não é nenhum dos pais que escolhe que função terá...

Um beijinho de solidariedade enquanto pai (que também tem de ser mãe).





Já agora... quem é o porto de abrigo do Migas?

junho 01, 2006 10:11 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Desculpa lá Carlota! Como tu escrevias as Migalhas de chocolate? Não é necessário ser mãe para ter blogue (como não é necessário ser pai para jogar jogos na X-box) mas inspira...
Beijos

junho 01, 2006 10:57 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Uma coisa material de ser Mãe: poder pegar no filho ao colo, abraçá-lo, levá-lo a passear, à praia, ao escorrega e fazer-lhe um bolo grande de chocolate. :)

junho 01, 2006 11:38 da tarde  
Blogger Avó do Miau said...

Que doçura!!!
Beijinhos

junho 02, 2006 12:13 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pois, Patch, mas eu vou explicar os detalhes das vantagens materiais de ser mãe, amanhã, num post, que isto há que fazer render o peixe... :)
E já agora, os meus agradecimentos antecipados pela inspiração que me proporcionaste! :)

Tens toda a razão, Rafaela!

Hoje o Migas leva um saco cheio de beijos, Sinapse e A lice. Mas como já está habituado... :)

Eu passei por lá hoje (ontem) à tarde, 125 Azul e li a história toda. Não tive foi oportunidade de comentar... :(

Com a leirura do quinto parágrafo do seu comentário, 'Tá Difícil, adivinhei o quinto.
Já agora, o que é que quer dizer com "porto de abrigo"?...

OK, Pitucha, dou a mão à palmatória!

É verdade, Folhinha, mas não creio que o Migas se comovesse com essas coisas. Até porque ele, nesta altura do campeonato, não acha lá grande graça a tomar conta de miúdos mais novos... :)

Bem vinda ao Lote5, Sra. Dra. Daniela Mann!

Beijolas a todos.

junho 02, 2006 12:52 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Carlota
Acho que o melhor que lhe podes transmitir é que ele procure ser homem depressa para poder perceber uma data de coisas complicadas da vida mas continuar a cultivar SEMPRE a nobre e saudável condição de puto - mesmo quando lhe pesar a barriga e lhe rarear o cabelo.
Mas isto digo eu, que sou pai. Embora, por isto e por aquilo também já tenha sido mãe. E o que lá em cima disse foi coisa ue mantive sempre presente. And I succeeded, I guess...
Beijolas antes que começe para aqui a filosofar demais:))

junho 02, 2006 12:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mãe... ainda vá que não vá...
Mas, por favor, NUNCA, mas NUNCA digas ao Migas que um adulto pode ser professor!
Coitadinho do puto!...

junho 02, 2006 3:20 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pois se tiveste êxito na tarefa, Espumante, não vejo por que motivo não hei-de seguir o teu conselho! :)

OK, Assobio, prometo que não lhe falo sequer no assunto! :)

Beijolas aos dois.

junho 02, 2006 10:20 da manhã  
Blogger 'Tá Difícil said...

Carlota,

:) fiquei sem perceber (pela sua resposta ao meu comentário) o que é que adivinhou. Leu o quinto e adivinhou o quinto?! Assim também eu!

Porto de abrigo. Aquele abraço que ele procura antes de qualquer outro. A quem fez ele a primeira queixa quando raspou o joelho numa queda. A quem dá ele aquele sorriso que não é igual a nenhum outro. Com quem tem ele uma cumplicidade incomparável.

(Mas não é para responder... é só para pensar nisto)

junho 02, 2006 11:33 da manhã  
Blogger Carlota said...

As minhas desulpas, Tá Difícil. Tenho uma dislexia profunda quando escrevo sobre números ou afins. E não há nada a fazer a não ser viver com isto! :D

Eu queria dizer que li o quarto parágrafo e adivinhei o quinto!...

Quanto ao porto de abrigo do Migas, respondo já! Sou eu, claro está!

Beijola.

junho 02, 2006 12:38 da tarde  
Blogger papoilasaltitante said...

Ahahahah para o Assobio!!!
Beijos ao Migas neste dia lindo!!! Ele está lindo com essa boca cheiinha de cocolate e felicidade!
Bjs

junho 02, 2006 9:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home