quinta-feira, agosto 31, 2006

Mais lendas urbanas


Recebi, por e-mail, o texto que passo a transcrever. Tive, obviamente, que lhe corrigir alguns erros. Da pessoa que se deu ao trabalho de relatar semelhantes disparates não se poderia esperar que, sequer, soubesse escrever. Mesmo assim, está uma pequena desgraça.
No que respeita às histórias em si, são tão ridículas que me abstenho de fazer quaisquer comentários. Já quanto à moral da história, estou em condições de afirmar que é um verdadeiro mimo. Ora leiam!
Olá!
Gostaria de partilhar convosco alguns episódios que me relataram, que de facto, são impressionantes.
Há algumas semanas atrás, numa loja de Chineses, em ÁGUEDA:
O pai deixou a filha à porta da loja (que decerto tinha alguma compra a fazer nesse estabelecimento), e aguardou por ela no estacionamento dentro do carro. Após bastante tempo de espera, resolveu entrar na loja à procura da sua filha, mas não a conseguia encontrar lá dentro. Questionou alguns funcionários da loja que afirmavam não a terem visto, teimou de tal forma que a filha tinha entrado para a loja, ao ponto de chamar a polícia, os polícias entraram e também não encontravam a jovem, até que por fim chamaram reforço de colegas com cães-polícia que através do seu faro conseguiram detectar a presença da jovem numa zona mais retirada da loja, dentro de um alçapão. A jovem já tinha o corpo marcado perto de alguns órgãos vitais e o destino dela seria: MORTA PARA TRÁFICO DE ÓRGÂOS.

Outro caso idêntico aconteceu na loja de Chineses, no RETAIL PARK, em AVEIRO:
O marido ficou a fumar um cigarro à porta da loja enquanto que a esposa entrou. Quando o marido após alguns minutos entrou à procura da esposa, também já não a viu. Após procurar por ela, esta também já estava amarrada nas traseiras da loja e o destino dela provavelmente seria o mesmo.
Agora, se entrarem numa loja dessas, tenham o cuidado de não irem sozinhos, pois facilita-lhes o trabalho. Isto não é brincadeira. P.F. divulguem ao maior número de pessoas possível.

E agora reflictam comigo: É ESTE O AGRADECIMENTO DOS CHINESES AO ESTADO PORTUGUÊS, por não lhes cobrar impostos durantes 5 anos para abertura de lojas?
Com os melhores cumprimentos,
Carla Nobre

19 Comments:

Blogger Sinapse said...

ahahahaahahahahah, não imaginas o que ri a pensar na extraordinária eventualidade de vir parar ao teu blog uma tal de Carla Nobre e de ver assim descritos os seus dotes literários!!

:D :D :D

agosto 31, 2006 3:56 da tarde  
Blogger Carlota said...

Tenho a certeza de que a Carla Nobre não existe, Sinapse. Não com esse nome.

Beijola.

agosto 31, 2006 5:25 da tarde  
Blogger asdrubal tudo bem said...

Desculpa que te diga mas cheira-me a tanga. Se isto fosse ralmente verdade já seria do dominio público, é que se não fosse a policia a tornar público seriam as familias das vitimas a fazê-lo.
Como é que vocês fazem para dar a conhecer os vossos blogs? Criei um blog mas ninguém o vai lá ver, não é que seja grande coisa mas já agora...

agosto 31, 2006 5:26 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem-vindo ao Lote 5, Asdrubal!
Evidentemente que é uma enormíssima tanga. Ou terei em algum lado dado a entender que era verdade?...
Pois quanto à divulgação do blog... isso é uma carga de trabalhos! :) É preciso estar horas perdidas nisto, comentar em muitos blogs (e com frequência) e, evidentemente, manter o nosso blog bem alimentado, senão rapidamente caimos no esquecimento...
Portanto, basicamente, é substituir os livros, horas de televisão, cinema, conversa e, embora com menos importância, trabalho, para se vingar (mais ou menos) na blogosfera.
Beijola e boa sorte para o blog.
Hei-de ir lá espreitá-lo, logo que possa.

agosto 31, 2006 5:34 da tarde  
Blogger Ana said...

Mas tu és ingénua? Toda a gente sabe que em cada dez pessoas que entram numa loja de chineses cinco nunca mais são vistas. E ele não é só tráfico de órgãos... Desconfia-se até de raptos por extraterrestres e coisas bem mais sinistras... E o Estado Português, ingénuo também, sem cobrar impostos a essa gente!
Margot

agosto 31, 2006 6:14 da tarde  
Blogger K'os said...

de algum modo conseguiste fazer-me
rir

:)

agosto 31, 2006 8:36 da tarde  
Blogger Sinapse said...

... por isso a designei por uma tal de Carla Nobre ...

... e o que já me ri com o elucidativo comentário da Margot!

agosto 31, 2006 9:18 da tarde  
Blogger Carlota said...

Como é que a PJ ainda não te contratou, Margot?... Tu és uma fonte preciosa de informações! :D

Ora, ainda bem, Um outro olhar!

Oops! Li na diagonal descontínua(*), Sinapse!

Beijolas às três.



(*) Copyright Pitucha.

agosto 31, 2006 11:51 da tarde  
Blogger tsiwari said...

Peça jornalística do ano?

CSI ou XFiles à Pequim/Águeda/Aveiro?

Bem... isso ajudaria a explicar como é que uma loja de chineses continua aberta aqui no meu povoado... eu nunca o entendera antes!

E só querem meninas? Os pirilaus não têm saída?

setembro 01, 2006 12:28 da manhã  
Blogger Carlota said...

Os verdadeiros Ficheiros Secretos da Zona Norte, Tsiwari! :D
Claro que só querem meninas! A história teria alguma credibilidade se se tratasse de homens?... Se houvesse rapto de homens a história perderia toda a sua credibilidade. Toda a gente sabe que as lojas de chineses são maioritariamente frequentadas por mulheres! :)
Beijola.

setembro 01, 2006 12:38 da manhã  
Blogger FFreitas said...

Tinha recebido isto por mail: li-o, ri-me e apaguei-o!
A gente recebe cada treta!

setembro 01, 2006 10:57 da manhã  
Blogger Carlota said...

Pois a minha ideia, Gorduchita, também era apagá-lo. Até me lembrar que podia utilizá-lo para um post...
:D
Beijola.

setembro 01, 2006 11:07 da manhã  
Blogger anamoris said...

Sem comentários!!!
Beijos

setembro 01, 2006 12:01 da tarde  
Blogger menina-m said...

Já que se fala em mails, trancrevo uma cadeia de mails desencadeada por dois grandes amigos:

"Na sequencia do e-mail que recebemos esta manhã intitulado, "Chineses - Aqui está já mais do k um episódio", não nos conseguimos coibir de reenviar, a todas as pessoas que o receberam ao mesmo tempo que nós, a nossa resposta e a nossa mais profunda desilusão, por continuar a circular e a entrar gratuitamente, nas nossas caixas de e-mails, textos com este teor.
Na mensagem em questão, o/a autor/a, que aqui assina Carla Nobre, denúncia num tom agressivo, mal criado e sarcástico, " um episódio impressionante", que lhe "relataram": Os Chineses da loja Agueda, sequestraram uma criança com o intuito de lhe retirarem os orgãos para os traficar depois. E o mesmo, ouviu a autora, teria acontecido numa loja de chineses de Aveiro. Argumentos que a levaram a concluir:
"É ESTE O AGRADECIMENTO DOS CHINESES AO ESTADO PORTUGUÊS, por não
lhes cobrar impostos durantes 5 anos para abertura de lojas.
Puta que os pariu, éra mandá-los todos recambiados para a
China..."
Ora, tivemos a paciência de ler o e-mail até ao fim (geralmente não temos) e depois de impressionados com esta conclusão (mesmo que os acontecimentos tivessem sido verídicos,continuamos a acreditar que é falacioso e errado tomar o todo pela parte), decidimos levar a cabo uma pequena investigação.
Não encontramos nenhuma referência em nenhum jornal (nem em nenhum orgão de comunicação social) aos factos que Carla Nobre re-relata. O que, à partida é de estranhar... se a história fosse verídica, com certeza, que antes de chegar aos ouvidos de Carla, chegaria primeiro aos ouvidos da polícia.. e conseguinte, aos microfones e as impressoras da imprensa....visto que se trataria de uma coisa realmente grave.
A única coisa homografa que conseguimos descobrir, foi um post no blog www.ofuncionario.blogspot. Onde, o bloguista reconhece que vai trancrever uma mensagem "demasiado rebuscado e roçando o racista", mas, infelizmente, transcreve-a... Aqui, encontramos então o mesmíssimo texto, (palavra por palavra, linha por linha, parágrafo por parágrafo, ou como se costuma dizer por aí "tim tim por tim tim). A única alteração que se regista é que desta vez a assinatura se faz no masculino: Carlos Fernandes.... que provavelmente também ouviu dizer "que contaram" e voltaram a contar e "disseram que"... na loja de chineses de Agueda se fazia trafico de orgãos...
As questões que gostariamos de levantar são as seguintes ( e que gostariamos sinceramente que as pessoas reflictam nelas):
Acham realmente plausível, que esta história sem fundamentos nem provas, possa ser verídica?
Acham que é correcto andarem a enviar FWD a insultar e a denegrir a imagem de um povo que veio tentar aqui, neste jardim à beira mar plantado, aquilo que os nossos compatriotas jà tentaram (e ainda tentam) for esse mundo fora? De um povo (chinês) cujas costumes e tradições enriquecem a nossa sociedade actual e cujo peso na nossa economia se assume cada vez mais !
(pena que haja mentes perversas capazes de deturpar quem tenta levar uma vida honesta de trabalho fora do pais onde nasceu !)

Já pensaram que este mail pode não passar de um ataque de um comerciante lesado pela concorrência chinesa, que muitos consideram desleal, mas que não é?

Já pensaram que este mail pode não passar de um daqueles anuncios mascarados, que publicitam essa triste politica xenófoba e racista de querer " devolver Portugal aos Portugueses"... (como se os portugueses tivessem só em portugal), que a Frente Nacional Portugesa (FNP) anda por ai a propagar????
Parece que o que é realmente preocupante, gravoso, faltoso, deprimente e chocante nesta mensagem e em todas as mensagens do género, é o RACISMO, e a INTOLERANCIA que nela se traduz e que por ela se veicula!!!!
São várias as organizacões que se dedicam a esta causa e que lutam a cada dia que passa contra as actitudes racistas e xenófobas. De aproveitar agora, para passarmos a nossa "publicidade" :
S.O.S Racismo: http://www.sosracismo.pt/
União europeia:http://europa.eu/index_pt.htm
Amnistia Internacional: http://www.amnesty.org/

Lembrem-se que muitos gestos pequenos, em muitos lugares pequenos, feitos por muita gente pequena, podem transformar o mundo!!!

Minha Aldeia
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.
António Gedeão
"Ninguém nasce a odiar outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar" Nelson Mandela

Muito agradecidos aos que nos leram até ao fim....
T. Ribeiro e P. Cancela"

subcrevo.

setembro 02, 2006 1:10 da manhã  
Blogger 'Tá Difícil said...

Parece-me uma triste e muito baixa campanha de marketing anti-lojas-dos-chineses-que-ainda-por-cima-estão-isentos-dum-imposto-qualquer-que-os-outros-comerciantes-não-estão!

Compreendo o sentimento de injustiça que os comerciantes portugueses sentem relativamente à concorrência das lojas da China (que parecem cogumelos) mas tanto quanto sei, não foram os chineses que fizeram as leis portuguesas que os benificiam.

Beijolas.

setembro 03, 2006 12:22 da manhã  
Blogger rafaela said...

Lol, só da mesmo para rir, imagina se a autora do mail tivesse visto um episodio dos X files antes de o escrever? poderiamos vir a descobrir que os chineses afinal nem eram da terra.

=)

setembro 04, 2006 4:11 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Esta Carla Nobre tem muito que se lhe diga...por exemplo: «Arranja um namorado, um emprego e sai à noite. Vais ver que isso passa-te...»

setembro 05, 2006 8:25 da tarde  
Blogger Jota said...

Infelizmente parece k a história é mesmo verdade e que se repetiu. Na Trofa (zona do Porto) está selada pela PJ uma loja chinesa pois foi encontrada morta e esventrada uma funcionária (portuguesa). No Mindelo (Vila do Conde) alguns armazéns pertencentes a chineses estão igualmente selados alegadamente pela mesma razão...

Se calhar a tanga não é tão grande assim!

Agora, tb eu me pergunto como é k isto não passa pelos meios de comunicação!!!

setembro 26, 2006 6:44 da tarde  
Blogger lorenzetti said...

Sinceramente não vou à baixa. Adorava, mas não vou. É um pouco como África: tenho medo e calor.

A Baixa -- não confundir com o Chiado, bem mais elegante, embora ainda pouco sofisticado [e foi daí que veio a foto] -- resume-se a lojas decadentes, ruas estreitas e sujas, com carros e sem espaço para pessoas -- e também sem espaço para parar os carros.

Estou-me nas tintas para a ideia de tirar as lojas chinesas da Baixa. Se não fosse pelos acordos da OMC e a Constituição Portuguesa, bem como as boas relações diplomáticas com a China, era e é, sobretudo, porque as restantes não são muito piores.

Tem de agir-se na Baixa.

Mas essa acção não se resume -- nem pode incluir -- a retirada de lojas chinesas da Baixa. Sobretudo para as colocar numa duvidosa 'Chinatown', que seria ainda pior, arriscando-nos a ter um ghetto povoado ou pelo menos dominado por máfias asiáticas sinistras e perigosas, se não para quem lá fosse, para quem lá vivesse ou trabalhasse.

O que é preciso na Baixa -- como de resto no resto de Lisboa e no resto do país -- é limpeza e qualidade.

Limpar ruas e paredes, pintá-las, ter espaço para carros e pessoas, ter transportes públicos decentes, ter segurança nas ruas, e ter lojas limpas, com boa apresentação, produtos de qualidade, atendimento profissional.

Fim às lojas sujas, mal-cheirosas, mal amanhadas, com tudo amontoado, empregados antipáticos e ignorantes e que muitas vezes nem falam português e muito raramente inglês, fim aos preçários feitos à mão em papel de rascunho com canetas de feltro, colocados na rua mesmo para se tropeçar ou ser atropelado ao usar a estrada, fim às montras de mau gosto, à falta de ar condicionado, aos produtos de plástico ranhoso ou que não interessam para nada, às lojas sem multibanco ou que não aceitam cheques, ou que têm sempre tudo esgotado, ou que fecham aos fins de semana ou nas férias, ou à tarde, ou ao almoço, fim às lojas que não fazem embrulhos de presente ou os fazem mal, e aos empregados que nos atendem como se fosse uma deferência ou favor da parte deles...

Parece que só se consegue algo de jeito indo à Carolina Herrera, à Zegna ou à Vuitton na Avenida da Liberdade [e mesmo assim...].

É isto que é preciso mudar, e isto abrange tanto lojas chinesas, como portuguesas, como indianas. Todas. Em Lisboa e fora dela. E nem vamos falar de cafés, bares ou restaurantes... para não perder a sede ou o apetite.

Não pode ser.

Se conseguirmos isto, podemos considerar-nos civilizados. Para já, vou aos saldos de Londres. É que nem sai mais caro...

setembro 12, 2007 10:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home