quarta-feira, outubro 04, 2006

Os grandes portugueses

Quando andámos na escola, uma das primeiras coisas que tentaram ensinar-nos foi que copiar é feio. Mais tarde, aprendemos também que, para além de ser feio, o acto de copiar podia trazer-nos grandes sarilhos, caso fossemos apanhados em flagrante. Daí a arte de inventar novas formas de cabular ou de acabar de vez com ela e antes optar pelo estudo intensivo.

O assunto de que vou falar em seguida ensina-nos, porém, que às vezes copiar não é assim tão feio, que pode trazer um valor-acrescentado às nossas vidas e que pode ser uma via a explorar. E isso acontece quando parte da nova programação da RTP resulta da espionagem feita à BBC, a mãe das televisões. Finalmente alguém ouviu as minhas preces! E já não era sem tempo.

Refiro-me a um dos novos programas da RTP, que vai fazer eleger os Grandes Portugueses, tendo até dedicado uma página da web à sua causa. Nessa página, temos acesso a uma vasta lista de candidatos, que, contudo, não é exaustiva. Assim, é possível nomear e votar em quem quisermos, mesmo que essa pessoa não se encontre na dita lista.

Eu diria que esta opção é justa, mas tenho de confessar que temo o pior. Por isso, lanço daqui um apelo a todos os portugueses que elegeram o tema Cinderela como A canção da minha vida: Caros compatriotas, por obséquio, abstenham-se nesta eleição! É que não está nos meus planos ver o Carlos Paião (salvo o devido respeito) eleito o Grande Português.

13 Comments:

Blogger Sandra said...

Olá...passei por acaso no teu blog!
Gostei!
Tem coisas interessantes!
Beijinhos

outubro 04, 2006 5:25 da tarde  
Blogger Pitucha said...

O que é que tens contra o Carlos Paião? Sim, vamos lá a saber...

O programa da BBC, como já disse há dois posts atrás, foi muito bom. O problema é que nós mesmo a copiar copiamos mal. Pode ser que desta vá. Ha dias felizes e horas de sorte, já dizia o outro.
Beijos e, já agora, votas em quem?

outubro 04, 2006 6:01 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

outubro 04, 2006 6:21 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Hummm, tenho que ir ver a lista de nomes ... porque assim de repente, sem mais nem quê, não me ocorre nenhum nome ...

Pois eu acho que a RTP, para além de copiar alguns dos programas e/ou das ideias da BBC, devia também importar séries ... eu tenho acompanhado algumas séries de produção inglesa, excelentes! Spooks, Silent Witness, Merseybeat, Waking the Dead, Cutting It ... e tantas outras séries de qualidade, que poderiam dividir tempo de antena com as séries americanas.

outubro 04, 2006 6:26 da tarde  
Blogger NoKas said...

Mas o D. Afonso Henriques era português? Na realidade não era, pois não? Tenho que escolher outra pessoa!

outubro 04, 2006 6:30 da tarde  
Blogger AnaD said...

Posso escolher o Roberto Leal???? Ele até já canta o hino na recepção à selecção...

Voltando ao Carlos Paião ... a Cinderela é uma musica que me deixa sempre de sorriso na cara, lembra-me a minha meninice :)
Por mim a escolha serio o depois do adeus ... mas isso é minha veia abrilista...

outubro 04, 2006 6:44 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Estou curiosa para saber no que dará este programa...:)

Beijinhos.

outubro 04, 2006 8:18 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem vinda ao Lote 5, Sandra! :)

Não tenho nada contra o Carlos Paião, Pitucha. Só acho que a Cinderela não mereceu vencer um concurso em que concorriam outras canções anos de luz melhores do que ela.
Quanto ao sentido do voto, ainda não reflecti sobre o assunto.

Dessas todas de que falas, Sinapse, acho que só a "Silent Witness" passou na RTP.

Claro que era português, Nokas. E se não era, tornou-se num!

Podes escolher quem tu quiseres, Ana!
E quanto ao "Depois do Adeus", também estava no meu top 3, mas confesso que sem qualquer tendência revolucionária... :)

Já somos duas, Alice! :)

Beijolas a todas.

outubro 04, 2006 10:05 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Também temo o pior em relação à esta eleição. Acho que a lista tem nomes a mais e que alguns desses nomes pura e simplesmente não deviam constar da lista.
Exemplos não faltam, mas o D. Sebastião é demais. Deveria receber o título de " o puto mais parvo, de todos os tempos".
Um abraço.

outubro 05, 2006 5:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem ter consultado a lista, EU SEI LÁ QUEM! Para mim, colhia na milnha família o que foi mais importante... ;)

E quanto à Cinderela... se calhar está longe de ser a melhor (e sabe Deus o que é isto de a melhor), mas acho que é - para muitos - emocionalmente bela. E isto é um critério como qualquer outro...

outubro 05, 2006 9:15 da tarde  
Blogger a.leitão said...

Como diria o Malato
"... mas isto não é só publicidade..."

outubro 06, 2006 3:08 da manhã  
Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Eu quero é ver no que é que vai dar a votação! Deve ser um resultado muito bom, ai deve, deve...

outubro 06, 2006 12:42 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Qual Carlos Paião, damaneira como as coisas estão, ganha a Floribela, disparada!
Creeeedo! Beijinhos

outubro 07, 2006 12:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home