segunda-feira, novembro 27, 2006

Machu Picchu no Maravilh'Arte 21


Machu Picchu, Peru
No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazónica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911. (Este texto foi retirado daqui) .

O Iuri Amazonas esteve lá e conta:
Nada melhor do que começar o blog com uma foto da melhor viagem que já fiz. Essa terra nos faz repensar tudo o que já vimos sobre arquitetura e nos mostra como a ganância dos homens pode fazer desaparecer um povo inteiro, com suas tradições, belezas e, principalmente, suas habilidades incompreedidas.

A Rainbow, no As Cores da Minha Vida diz que:
Um dos mais enigmáticos sítios arqueológicos do mundo. No Perú, esta cidade perdida dos Incas está localizada no topo de uma montanha e faz-nos sonhar com uma viagem à descoberta de ruínas, santuários e tradições visto que o seu passado é ainda um envolto de mistério. Também podem ser vistos lamas que no passado, terão sido juntamente com outros animais domésticos, sacrificados por sacerdotes para satisfação do deus do Sol.

E no Marazul, do José Eduardo Rocha lê-se:
Também no Peru, há um lugar mágico que deve ser conhecido. Chama-se Machu-Picchu. É o lugar mais mágico do planeta. Não há bons hoteis. apenas uma pensão razoável. Não é motivo para perder a viagem. Fica-se bem!

Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.