sábado, novembro 18, 2006

A Pirâmide de Chichén Itzá no Maravilh'Arte 21


Pirâmide em Chichén Itzá (México)

A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.), Península de Yucatan, México, Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitectónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. (Este texto foi retirado daqui).

Aqui ficam algumas impressões blogosféricas acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.

No Lost in Lisbon, a ŠaЯa conta que:
De todas as maravilhas, só estive em Chichén Itzá e adorei, adorei, adorei, esta pirâmide é fantástica e escusado será dizer que tive de subir até lá cima, apesar do enorme calor que se fazia sentir. Mas é realmente um espectáculo, não só a pirâmide como todo o local.

Nos Pensamentos Imperfeitos, o Jota escreve:
O México, na zona da Riviera Maya, é quente. Quente, e húmido. E em termos de mergulhos, não fosse pelos Cenotes, não valia a pena, pelo menos se comparado com o Mar Vermelho ou Maldivas. Os destaques vão para o magnífico e quente mar, para o mergulho nos cenotes (Dos Ojos), e para Chichen Itza, a impressionante cidade Maia habitada por Quetzalcoatl.
Neste tipo de viagens “de Hotel”, nunca se fica a conhecer muito da verdadeira cultura de um país. Mas o que vimos (e comemos) já deixaram um sabor interessante. A mim, pareceu-me que o México, como país, é uma espécie de Portugal, com um passado Histórico riquíssimo, e um presente a lutar pelo desenvolvimento. Algo que me surpreendeu foi ler que cerca de metade do território (incluindo o Texas e Los Angeles) foi perdido na guerra com os Estados Unidos. Ao menos por aqui foi só Olivença.Teria sido bom ficar mais uma semana. Não tanto pelo jogo da bola que se realiza amanhã, mas pelo solstício de Verão, altura em que seria especialmente interessante estar em Chichen Itzá.

E no Bloghistórias, o Jorge Aragão aconselha-nos:
Ir ao México apenas para fazer praia, não vale a pena. E nada melhor que adicionar às águas quentes e transparentes do Caribe umas visitas às ruínas das antigas cidades e centros religiosos Mayas. Ir a Chichén Itzá é uma experiência inolvidável e ficamos esmagados pela grandiosidade do "Castillo".

Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.

2 Comments:

Blogger Xixao said...

Sou vidrada na civilização Maia. Leio tudo o que posso sobre ela. Tb adorava conhecer!

novembro 19, 2006 10:05 da tarde  
Blogger Carlota said...

Bem, por este andar, MCM, tens razão. Não há férias que cheguem para tanta maravilha! :)
Beijola.

novembro 22, 2006 9:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home