sexta-feira, setembro 28, 2007

Resultados do alargamento à Polska

Não que eu goste por aí além de polacos. Na verdade, há um que todas as manhãs abre a porta do meu gabinete sem bater e atira-me um bonjour num sorriso tão plastificadamente simpático que tenho vontade de lhe mandar à cabeça o meu Page'Up. Tenho alergia a estas demonstrações de boa disposição e vizinhança em geral, que além disso me provocam náuseas quando ocorrem de manhã. Acresce que o dito também tem a capacidade de se ir embora com todas as informações de que precisa sem ter a delicadeza de agradecer, pelo que estou disposta a, brevemente, ministrar-lhe uma lição de boas maneiras.

Por outro lado, lembro-me do que aconteceu no passado mês de Junho quando os polacos bloqueavam o acordo sobre o sistema de votos no Conselho Europeu. Foi preciso Angela Merkel ameaçá-los para que caíssem das núvens. E ocorre-me também a barbaridade dita pelo primeiro ministro Jaroslaw Kaczynski a uma rádio polaca ("a Polónia teria 66 milhões de habitantes, se não tivesse ocorrido a II Guerra"), ainda a propósito da distribuição dos votos no Conselho, demonstrando que não tinha a mais pequena noção acerca daquilo que é e para o que serve hoje a Europa unificada.

Tenho a impressão, portanto, de que os polacos têm um especial dom para pôr o pessoal nervoso.

Mas, como em tudo na vida, há coisas pelas quais vale a pena nos enervarmos, discutirmos e darmos um valente murro na mesa e há outras que não valem um segundo do nosso tempo. Mesmo que na sua origem estejam os polacos. Exemplo disso foi o mais recente bloqueio polaco à criação, pelo Conselho da UE, do dia europeu contra a pena de morte.

De facto, quando os ditos fizeram anunciar que não compactuariam na criação desse dia, alegando designadamente que o mesmo não se justificava devido ao facto de a pena de morte já ter sido abolida na Europa, toda a gente ficou novamente enervada (Ai, ui, que horror, não estão de acordo com a criação de uma coisa tãaaaao importante para toda a gente!). Não vi foi entusiasmos relativamente à contra-proposta polaca, que era a criação do dia europeu pró-vida (e designadamente contra o aborto e a eutanásia), se bem que tem tanta utilidade como o outro, mas, pronto, ao menos era a parte construtiva da crítica polaca.

Isto tudo para concluir que, se por um lado os polacos são habilidosos a exorcisar mal certos complexos de inferioridade de que, está visto, sofrem, há modas imbecis que pegam facilmente, como é o caso de bater em quem já está na mó de baixo. Irritou-me especialmente o tom de uma resolução aprovada ontem pelo Parlamento Europeu em que , e cito, reitera o seu apoio incondicional às instituições e aos Estados-Membros da UE, bem como ao Conselho da Europa*, para que, doravante, declarem o dia 10 de Outubro "Dia Europeu contra a Pena de Morte"; lamenta a falta de unanimidade no Conselho sobre esta matéria, e convida o futuro Governo polaco a apoiar inteiramente esta iniciativa, que reflecte valores fundamentais da União Europeia; convida todas as instituições e Estados-Membros da UE a, conjuntamente com o Conselho da Europa, continuarem a apoiar esta acção, e mandata o seu Presidente para promover esta iniciativa política.

Não me parece que o apontar de dedo público à Polónia por assuntos da relevância deste leve a grandes resultados a nível de construção europeia. Antes pelo contrário.


* O Conselho da Europa (não confundir com Conselho da UE) que, entretanto, (e com o voto contra da Polónia) decidiu proclamar o dia 10 de Outubro como o dia contra a pena de morte.

15 Comments:

Blogger Pitucha said...

Já estive aqui três vezes para comentar e das três vezes me fui embora sem saber como o fazer de modo a que o comentário não seja daquela série "o meu comentário dava um post"!
E continuo sem saber, a bem dizer!
Talvez, para resumir, me limite a dizer que os polacos são insuportáveis, sem mais, até porque não me apetece ser politicamente correcta: são arrogantes, pretensiosos e com a mania que são os melhores.
(Que sorte os meus amigos polacos não perceberem o português!)
Quanto ao resto, penas de morte e outras coisas importantes que referes, são demasiado importantes para referir em comentário.
Bom fim-de-semana.
Beijos

setembro 28, 2007 12:25 da tarde  
Blogger Periférico said...

Estou como a Pitucha, sem saber bem como comentar, talvez dizendo que tenho uma colega Polaca que ultimamente passa o tempo a dizer que tem vergonha dos seus representantes polacos e que as notícias que envolvem os seus governantes a entristecem e deprimem...

Bom fim-de-semana

Beijos

setembro 28, 2007 12:32 da tarde  
Blogger Skyman said...

Bolas. Para sexta-feira este é dos fortes.
Mas pronto, como diria o outro, escreve tudo o que te vai na alma, deita tudo cá para fora e não penses mais nisso.
Bom fim-de-semana.
bjs

setembro 28, 2007 12:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu acho que os polacos tem um agudo complexo de inferioridade e ate tinha certa simpatia por eles mas ja me comecam a irritar.
quanto aos outros temas, pena de morte, aborto e eutanasia, e um tema muito compleaxo e como quando comeco a escrever, nao paro, e melhor ficar por aqui.
beijos

setembro 28, 2007 1:06 da tarde  
Blogger Carlota said...

Eu percebo-te, Pitucha, eu percebo-te. Deixa lá, comentas depois, ao vivo. :)

Disso também se queixam muitos portugueses, Periférico! :)

Às vezes, Skyman, custa-me menos escrever à sexta-feira do que no início da semana!...

Olha, Melões, eu, antes de 2004, não pensava rigorosamente nada acerca dos polacos. Acho que as coisas eram mais fáceis nessa altura...

Beijolas a todos e bom fim-de-semana!

setembro 28, 2007 2:25 da tarde  
Blogger MRP said...

oh carlota desculpe, isto nao é bater mais no ceguinho mas também quero entrar no clube dos que tem colegas polacos e os acha (a todos!) insuportáveis. E nao se deixem enganar: os que parecem menos insuportáveis sao mas é uns ganda sonsos...

setembro 28, 2007 7:56 da tarde  
Blogger wednesday said...

Não conheço nenhum muito bem, só alguns leves conhecimentos. Por acaso uma vez um até foi bastante simpático comigo, mas não há regra sem excepção.

Mas relativamente ao conteúdo do teu post não podia estar em mais acordo, porque no fundo vão contra aquilo que é a Europa, o nosso velho e bom continente.

setembro 28, 2007 8:03 da tarde  
Blogger Joao com til no a, se faz favor. said...

Eu tambem tenho tido algumas desavencas com os polacos. E serias. Por exemplo o secretario do papa Wojtila, um dia, vinha ele de ver o papa no hospital, ia-me atropelando nas ruas de Roma. A serio. Seria uma morte santa, ia direitinho para o ceu. (Ainda nao refeito do susto recebi nesse instante um sms a dizer que tinha nascido o Franc.)

Mas, ja agora, quando os polskas se bateram isoladamente contra os votos no conselho da UE (na preparacao do proximo tratado-a-rejeitar-por-referendo-se-e'-que-algumas-vez-havera'-tratado) eles tinha razao. Os votos no conselho deveriam ser mesmo proporcionais 'a raiz quadrada da populacao. Parece esconso, mas deveria mesmo ser assim. (Eu, um dia, explico porque.)

Mas conheco umas polacas jeitosas.

setembro 28, 2007 9:15 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Não tenho opinião sobre os polacos. Mas tenho opinião sobre os dias disto e dias daquilo e mais dias daqueloutro ...

setembro 28, 2007 11:00 da tarde  
Blogger Taxi Driver said...

Parece-me que a proposta para o dia Europeu Pró-Vida tem muito mais lógica do que o dia da pena de morte, quando ela já não se pratica. Tudo bem que é preciso não esquecer, que as iniciativas até são muito parecidas, mas a verdade é que a primeira é, como disseste, mais positiva.

O que não percebo é este hábito de criticar um povo, tendo como termo de comparação apenas as pessoas que conhecemos, ou pelos seus políticos estúpidos. Porque meus amigos, então Portugal está feito!

Percebeu menina Pituxa?
Quer dizer, três tentativas para escrever um comentário e acabou por não comentar nada sobre o assunto em questão. Mas ainda assim fez questão de o escrever e o que diz é simplesmente:

"Talvez, para resumir, me limite a dizer que os polacos são insuportáveis, sem mais..."

Espero que os seus amigos polacos, não avaliem Portugal apenas por si, senão estamos feitos. Arrogantes, pretensiosos e com a mania que são bons? Olhe que encaixa!

setembro 28, 2007 11:01 da tarde  
Blogger Sergio Barroso said...

Polacos? Mas esses não são aqueles que vivem naquela parte da Europa que ora é Prússia ora é Rússia? Coitados. É gente sofrida. Deixai-os estar com as suas coisas. Não lhes dêem muita importância.
bjos, Carlota

setembro 29, 2007 1:36 da manhã  
Blogger Marreco said...

Os Polacos são, de facto... enfim!
Mas as Polacas...ui!

setembro 29, 2007 1:40 da manhã  
Blogger deep said...

Acabei de constatar que estou imperdoavelmente atrasada nas leituras. Confesso: consegui, ainda que quase à velocidade da luz, pôr algumas em dia... Prometo voltar com mais tempo. Por agora, tenho mesmo que ir dormir. Passei para te ler e para desejar bom fim-de-semana. Bjs

setembro 29, 2007 2:56 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

Não conheço polacos, sou contra a pena de morte, a favor da IVG e já tive uma posição mais definida sobre a eutanásia.
Criar dias nacionais internacionais ou universais para tudo o que é tema serve, acima de tudo, para os políticos fazerem discursos alindados. Nada mais.

Beijocas

outubro 01, 2007 12:07 da manhã  
Blogger Carlota said...

MRP, que tal ser membro-fundador desse clube?... Ao que parece, vai ter muitos membros. E desde que tenham as quotas em dia... podem eleger o presidente! :)

Evidentemente que devem existir imensas excepções, Wed!

Vou preparar-me para ouvir todas essas explicações, João!

Não tenho nem uma dúvida acerca disso, Sinapse!

Taxi driver, a mim também me parece que o dia europeu pró-vida faria muito mais sentido, mas enfim...
De resto, parece-me normal que a impressão relativamente a um país se obtenha através da amostra das pessoas que conhecemos. Quando essa amostra é significativa, (não menosprezemos os conhecimentos da nossa Pitucha!) e homogeneamente insuportável, acho que podemos fazer algumas extrapolações. Quando a opinião de várias pessoas em situação de conhecimento de causa coincide, acho que temos fumo branco! :)
Quanto à Pitucha, asseguro, não é nada arrogante, nem pretensisosa.
É um bocadinho armada em boa, pronto. Mas tem razões para isso! :))

Eu deixava-os estar com as suas coisas, Francis. Mas pedia que eles também me deixassem estar com as minhas! :)

'Ui', Marreco?...

Atrasada, talvez, Deep. Mas imperdoavelmente, não. :)

Discursos alindados é uma excelente tirada, Carlos! Bem escolhida! :)

Beijolas a todos.

outubro 01, 2007 10:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home