terça-feira, janeiro 08, 2008

Dos meus sonhos a dormir



Esta coisa de não haver explicações racionais para o que sonhamos é muito aborrecida.
É frustrante não conseguirmos perceber por que motivo sonhámos com uma pessoa de quem conscientemente já nem nos lembrávamos há séculos. É horripilante não perceber o significado do sonho - se é que os sonhos têm, de facto, significado - em que passámos o tempo inteiro numa loja a enfiar dentro da mala determinados objectos com a intenção de não o os pagar, quando seríamos incapazes de, acordados, ter semelhante comportamento. E sentimo-nos enganados quando numa noite conseguimos ser escandalosamente felizes com algo que se passa durante o sonho - como, por exemplo, quando conseguimos voar - e ao acordar percebemos que tudo não passou de uma ilusão e notamos com estranheza um enorme vazio enorme no peito.
Um dia cedi à tentação de ir à procura do significado dos sonhos, mas vim de lá desiludida. As ciências inexactas têm o condão de me irritar e, por isso, abandonei rapidamente a vontade de saber o que significa sonhar que tenho todos os dentes a cair, que nos furos das orelhas passam esferográficas quando tiro os brincos ou que o meu carro sem travões desce uma encosta completamente descontrolado. Contudo, uma coisa a vida já me ensinou, através dos sonhos. É que há um que tem o mesmo significado para quase toda a gente: quando sonhamos que andamos desesperados à procura de uma casa-de-banho, está na altura de acordar.

9 Comments:

Blogger Skyman said...

E é por tudo isso, que se chamam sonhos. Bom recomeço.
bjs

janeiro 08, 2008 2:47 da tarde  
Blogger MRP said...

se o natal ainda não tivesse passado até era capaz de oferecer o livro daquele rapaz austríaco; só pelo gozo de te ver corar quando encontrasses a explicação proposta para os teus sonhos...

janeiro 08, 2008 2:59 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu gosto especialmente do sonho de voar, se bem que o outro, o que nos faz acordar, talvez seja o mais recorrente.
Beijos

janeiro 08, 2008 3:01 da tarde  
Blogger Sinapse said...

eheheheheheheheheh! ... tiveste um despertar desesperado, hoje? ;D ;D ;D

... é isso e é quando os sonhos insistem nas campainhas, nos telefones ... é sinal que o despertador está a tocar há já algum tempo ...


... a Miss Spring queria fazer um blog colectivo para os sonhos!

janeiro 08, 2008 3:11 da tarde  
Blogger Carlota said...

Até que venha alguém que se lembre de lhes chamar outra coisa, Skyman. ;)
Obrigada.

Ná, MRP! Não creio que o Sigmund me faça corar!
E não te esqueças de que o Natal é quando um homem quiser! :)

Eu também, Melões! ADORO voar!

Não, Sinapse, nem por isso. Apenas um tema que já me andava a martelar há demasiado tempo! :)

Beijolas a todos.

janeiro 08, 2008 3:32 da tarde  
Blogger AnaD said...

Pouco antes do Natal sonhei que quando recebi o meu ordenado ele era de 40€ (sim, quarenta euros) fiquei em panico e quando fui ao financeiro da empresa deram-me uma explicação tão plausivel que o panico deu lugar à infelicidade absuluta porque não havia erro!

Acordei completamente angustiada, e mesmo racionalizando que não passava de um sonho, só respirei mesmo fundo no dia 28 quando vi na conta o meu ordenadinho todo! Ufffff

janeiro 08, 2008 10:11 da tarde  
Blogger Carlota said...

Compreendo-te perfeitamente, Ana. Um sonho desses dá cabo de nós durante mais de 24 horas! :)
Beijola.

janeiro 09, 2008 9:17 da manhã  
Blogger Vampira Dea said...

Acho que são os sonhos que nos fazem viver e como disse um dia Calderon de La Barca: "A vida é sonho e os sonhos sonhos são". Tudo de bom.

novembro 23, 2008 6:47 da manhã  
Blogger Carlota said...

Obrigada pelas palavras, Vampira Dea.

novembro 24, 2008 2:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home