terça-feira, janeiro 22, 2008

Migalhas de chocolate #9


Por volta das oito e meia da noite, acabam-se as Power Puff Girls no Cartoon Network. É hora dos mais pequenos irem dormir. Mas o mais pequeno cá de casa já sabe que se carregar no 4 aparecem os Morangos com Açúcar.

Não, não penses que vais ver isso hoje. São horas de ir dormir, ouviu-me dizer.

Desafiou-me, do alto dos seus cinco anos e meio. Os seus grandes olhos castanhos dispararam um raio laser que me atravessou em menos de um décimo de segundo e me deixou um buraco na zona do estômago. Até senti uma corrente de ar!

Subiu as escadas, furioso, fazendo barulhos de pés de gigante em cada degrau e entrou na casa-de-banho. Antes de começar a escovar os dentes, ainda resmungou: Tu metes-te na minha vida, mãe! Quando tu estás a ver um canal, eu fico sossegado a brincar e não me meto na tua vida!

Para quê dar-me ao trabalho de o desmentir?... Não vale a pena dizer-lhe que, como ele bem sabe, não me deixa nunca ver nada na televisão. Em muitas das vezes, até se põe ao meu colo e cola o nariz dele ao meu para que eu não veja nada senão ele. Ou insiste em falar quando lhe peço que se cale para ouvir qualquer notícia. Conheço-o bem e sei que tudo o que eu diga nestas alturas só vai empolar a crise. Por isso limitei-me a tirar a roupa do estendal e a dobrá-la, em silêncio.

Sempre com um ar contrariado, dirigiu-se ao quarto a resmungar Hoje não bochecho! Hoje não bochecho! Queria que eu o obrigasse a voltar à casa-de-banho, mas sairam-lhe os planos furados. Um bocadinho de pasta de dentes no estômago nunca fez mal a ninguém.

Desesperado por os seus planos de guerra falharem, começou a soluçar num chorinho de frustração e de sono. Tentei dar-lhe um beijo de boa noite, mas afastou-me bruscamente. E eu não insisti. Deita-te e dorme, disse-lhe.

Sentei-me aos pés da cama e tentei, uma vez mais, procurar uma razão para continuar a ler o Rio das Flores. Talvez a encontrasse na página a seguir à que tinha marcada como a última que lera.

Mas os soluços transformaram-se em fungadelas. E, como se sabe, as fungadelas são como os coelhos: multiplicam-se a uma velocidade incontrolável.

Perguntei-lhe Queres que te assoe? e ele fez que sim. Sentou-se na cama, deixou-me assoá-lo e não voltou a afastar-me quando lhe dei um monte de beijos de boa-noite e lhe disse que gosto sempre dele, mesmo quando é resmungão.

Perguntei-lhe Queres que me sente mais perto de ti? e ele assentiu. Quando o fiz, ele veio oferecer-me mais um beijo de boa-noite e um abraço apertado. Aninhou-se na almofada, e disse-me num sorriso: Mãe, gosto muito de ti. Procurou a minha mão com a mãozita dele e passados cinco minutos dormia profundamente.

13 Comments:

Blogger Periférico said...

Uma ternura esse teu Migas, mesmo quando é resmungão;-)

Beijos

janeiro 22, 2008 12:35 da tarde  
Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Este post respira ternura e amor. ;) Um autêntico mimo!

Beijinhos

janeiro 22, 2008 12:45 da tarde  
Blogger Unknown said...

Tambem quero um assim! Resmungao e tudo!
Beijos
PS - nao sabia que em bruxelas tambem dava Morangos com Acucar!

janeiro 22, 2008 12:54 da tarde  
Blogger MRP said...

mae e filho no seu melhor!

janeiro 22, 2008 2:32 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Ia escrever qualquer coisa, mas não consigo encontrar nada melhor, que o comentário de MRP.
Um abraço.

janeiro 22, 2008 4:29 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

:-) Um sorriso com sabor a chocolate para os dois!

***

janeiro 22, 2008 5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:D

janeiro 22, 2008 5:30 da tarde  
Blogger MJ said...

E no final do dia vim aqui para me derreter com esta história!
Amoroso esse teu filhote :)

janeiro 22, 2008 10:11 da tarde  
Blogger ana v. said...

coisa querida, esta história. e ainda mais este sorriso cor de chocolate.

janeiro 23, 2008 12:18 da manhã  
Blogger Unknown said...

E' sempre querido o "nosso" Migas.

janeiro 23, 2008 12:34 da manhã  
Blogger Carlota said...

É bem verdade, Periférico.

Obrigada, Aisling.

Hás-de ter um também certamente, Melões!
(Temos toda a tv portuguesa por satélite)

Obrigada, MRP, até no pior tentamos fazer o melhor.

Não faz mal, Armando. Para mim, é suficiente.

Obrigada pelos sorrisos, Mónica e Claudette!

Boa forma de acabar o dia, MJ. ;)

Pois é, Ana, o sorriso guloso é um dos meus favoritos!

Obrigada, Beg!

Beijolas a todos.

janeiro 23, 2008 11:15 da manhã  
Blogger AnaD said...

Fiquei derretida com esta história mas rendi-me completamente na parte do Hoje não bocheco, aliás eu acho que vai pegar moda ... da proxima vez que o chefe me mandar fazer algo que não quero respondo-lhe: "Hoje não bocheco"

O teu Migas é o máximo!!!!

janeiro 25, 2008 10:43 da tarde  
Blogger NoKas said...

É oficial: fiquei com uma lágrima no canto do olho!

janeiro 29, 2008 10:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home