quinta-feira, abril 03, 2008

Migalhas de chocolate #11



- Mãe, é verdade que nas prisões só se come porcaria?
- Não. Nas prisões também há cantinas e come-se comida normal.
- Mas eu pensava que os maus não tinham direito…
- Pois. Mas têm.
- Porquê?
- Porque são seres humanos e todos os seres humanos têm direito a comer, mesmo se tiverem feito alguma coisa má.
- Porquê?
- … Porque pode ser que venham a tornar-se bons. Se enquanto estão presos forem bem tratados, pode ser que aprendam a tratar bem toda a gente e a não voltar a fazer maldades.
- Ah!...


Aos cinco anos de idade, ele merece ser feliz e tem direito a ter esperança no futuro. Não merece que eu lhe diga o que penso sobre os direitos dos maus, designadamente daqueles que fazem mal a crianças como ele. Por outras razões, os leitores deste blog também têm o direito de não saber o que penso acerca dos direitos daqueles seres vivos.

11 Comments:

Blogger Pitucha said...

Fizeste bem.
Beijos

abril 03, 2008 10:45 da manhã  
Blogger 125_azul said...

Também acho que fizeste bem, mas podia ser um argumento poderoso a favor de ele nunca querer ser mau e ir para a cadeia se soubesse que lá só se come porcaria...
Beijinhos

abril 03, 2008 11:21 da manhã  
Blogger Marreco said...

Fizeste muito bem...(se bem que eu acho mal!)
Essa é a realidade dos dias de hoje, em que qualquer malandro tem direitos e os lesados "que se lixem"...
Em tempos, alguém disse a uma criança que "homossexual" era detergente para as regiões privadas...hoje tornou-se chefe de governo dum país qualquer...
É a única razão porque acho mal: nunca se sabe o resultado da "mentira piedosa"!

Bjs

abril 03, 2008 11:51 da manhã  
Blogger Patti said...

E como é que ele com cinco anos iria compreender que há adultos que lhe podem fazer mal, sem mais nem menos?

Tiveste a atitude certa.

abril 03, 2008 12:00 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Só fiquei baralhado (eu agora anda-me a dar para aqui, para o "pertoguês...) com aquela de eu ter o direito de não saber.
Mas prontos, pelos vistos sou eu que não percebo
:))
Beijola

abril 03, 2008 12:14 da tarde  
Blogger NoKas said...

A violência é muito difícil de ser explicada e não a acho normal. E é difícil lutarmos contra o que sentimos e a favor do que sabemos ser certo, como o direito a provar bolo de chocolate de vez em quando apesar de se ter cometido um crime horrendo.

abril 03, 2008 12:59 da tarde  
Blogger Skyman said...

Todo o processo de aprendizagem é gradual. Com a idade do Migas, este não é o momento com certeza para explicar um problema moral tão complexo como esse.
Bjo.

abril 03, 2008 2:32 da tarde  
Blogger Sinapse said...

ahahahahaahahahah! quer-me cá parecer que partilho dessas opiniões que não expressaste!



p.s. - uma Mãe com M maiúsculo!

abril 03, 2008 3:56 da tarde  
Blogger rafaela said...

Qualquer dia tenho de explicar qualquer coisa parecida...

abril 03, 2008 5:16 da tarde  
Blogger MJ said...

A maravilhosa idade dos Porquês...
Beijinhos

abril 03, 2008 6:27 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Vou decorar esta resposta para mais tarde usar- porque também me aparece preferível não revelar o que penso sobre isto.
bjs

abril 04, 2008 5:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home