quarta-feira, abril 02, 2008

A primeira década do resto das nossas vidas


Porque durante os anos oitenta fui uma jovem teen-ager, as recordações que mais tenho dessa década são musicais. É que, para além de ser nessas idades que estamos mais sensíveis às melodias e às palavras cantadas, os anos oitenta foram, de facto, uma década de explosão musical.

Lembro-me de que sensivelmente a partir de 1984, o ano em que para mim começou a década de oitenta (o tal primeiro ano do resto das nossas vidas), tinha um caderno de capa azul (assim um género de predecessor do mouleskine) em que ia anotando coisas várias e no qual guardava, no início de cada ano umas quantas páginas para serem preenchidas até Dezembro, a seguir ao título Músicas de 198… Infelizmente, perdi esse grande tesouro e com ele devem ter sido perdidas referências a centenas de músicas, algumas que hoje são clássicos e outras que já ninguém lembra, de mazinhas que eram.

Mas o que não anotei nesse caderninho foi como, nessa altura, era difícil em Portugal o acesso à música e à informação sobre o mundo da música. Os programas na televisão sobre música eram inexistentes (ou com muito poucos recursos) e só, muito de vez em quando e se havia uns minutos antes do telejornal ou de um programa atrasado, lá pingava um videoclip, que depois acabava por ser sempre um dos mesmos cinco durante os seis meses seguintes. A dada altura, mas já na segunda metade da década, lá conseguiram redifundir o Countdown, apresentado pelo Adam Curry, que todos víamos religiosamente por especial permissão do canal Europa.

A rádio era um pouco melhor, valha-nos isso. Lembro-me de ouvir, sempre que podia, o TNT - Todos no Top do Jorge Pêgo, na Rádio Comercial e a Discoteca, do Adelino Gonçalves, na mesma estação, apesar de este programa se dedicar mais ao soul e ao funk. Mas o atraso relativamente à fonte musical que era Inglaterra era por demais evidente e eu, sempre que queria ouvir as novidades, lá passava as noites a sintonizar, com dificuldade, a Radio Luxembourg, que emitia a partir de Londres.

Praticamente inexistentes eram, à altura, os jornais e as revistas sobre o panorama musical. Excepção feita ao Se7e, em volta tudo era deserto. Por esse motivo, eu recorria com frequência à revista BRAVO, uma publicação alemã que era vendida em Portugal. Só assim, de dicionário ao lado, eu ficava a par do que se ia passando nos bastidores da música dos anos 80. Foi uma excelente iniciação à língua alemã.


Vale a pena clicarem na imagem que ilustra este post, que vem daqui, e tentar cantarolar os refrões dos temas de que se conseguirem lembrar. Eu lembro-me de 15/20; e vocês?

7 Comments:

Blogger Sinapse said...

... só (re)conheço umas 6 ou 7 ... mas convenhamos que eu só comecei a prestar atenção aos tops lá para 87/88 ... ;))

abril 02, 2008 4:20 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pois és mais novinha, o que há-de fazer-se?... :)

abril 02, 2008 4:43 da tarde  
Blogger calamity jane said...

Tou como tu. 15/20. Se calhar até são as mesmas! No início dos anos 80, ficava tardes inteiras ao telefone com a minha melhor amiga. o objectivo era fazermos os trabalhos de casa acompanhadas (heheheh) e ouvirmos em conjunto a emissão completa da Rádio Comercial: TNT, Vapor, Rock em Stock, Círculo em FM. Das 13 às 19. Tou a flar a sério. Mais tarde passou a ouvir-se a Correio da Manhã Rádio e aí já era mais Smiths, Cure, Terence TRent d'Arby, Cult, Simple Minds, LLoyd Cole & The Commotions... e por aí afora. Mas isto levar-me-ia longe. Muito longe.

abril 02, 2008 8:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eh pá! Se a Sinapse é novinha, então eu...

Nesses anos, até chegarem os 90's, as adolescentes lá de casa eram as minhas irmãs.

Mas lembro-me de todas as musicas Tugas! "Querooo vêeeer Por-tu-gal, na Cê É É.!"

abril 03, 2008 12:05 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Carlota, pedia-te o favor de ires até ao meu post 2428, lesses depois o comentário do Joãog e desses a tua opinião.Fazes isso?
Beijinho e obrigado

abril 03, 2008 9:31 da manhã  
Blogger Carlota said...

Grandes contas de telefone que tinham vocês lá em casa, Jane!
E obrigada por me teres recordado o nome de um outro programa de rádio de que eu quis falar, mas não me lembrava: Vapor!!!

Tu, Claudette, deves ter ainda fraldas! ;)

Com certeza, Espumante. Por quem sois...

Beijolas aos três.

abril 03, 2008 10:39 da manhã  
Blogger anamoris said...

Como eu te compreendo!
Foram tão bons os nossos anos oitenta, não é nostalgia é prazer de os ter vivido.
Hoje por acaso estivemos a ouvir aqui na Agência a M80 que dá imensa música da nossa década de ouro.
Também fazemos muitas sessões de terapia anos 80 com o grande Pedro Ribeiro todos os dias de manhã na Rádio Comercila, é o máximo.
Beijos

abril 03, 2008 6:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home