segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Génese

Lote 5. A porta é daquelas meio antigas-meio foleiras com a fechadura à altura dos nossos joelhos. É preciso baixarmo-nos para a abrir. Acho que é preta e dourada. Ou verde e dourada. Tem um vidro grande, dá para ver lá para dentro.
O patamar é em mármore bege. Ao fundo e ao meio estão todas as caixas do correio. E do lado esquerdo começa a escadaria. O corrimão é preto e vermelho. Não é nada bonito.
Um vão, dois vãos, três vãos. Primeiro andar. A porta é a do lado direito. É de madeira castanha escura. Foi por trás desta porta que tudo começou. É a porta do 1° Direito.
Desenganem-se! Este título é só a minha morada neste sítio virtual. Mas a verdade é que foi num Lote 5 – 1° Dto. que nasci. Duas vezes. Uma para a esfera e outra para a blogosfera.
Esta ilustração espectacular, bem como a das portas (vizinhos do lote) e a da estante com os livros (arrumados na prateleira), que é a minha favorita, são todas do autor e ilustrador Colin Thompson.

18 Comments:

Blogger armando s. sousa said...

Por acaso este post poderia ser, o primeiro post do Lote 5.
Eu também acho as ilustrações espectaculares.
Um abraço.

fevereiro 27, 2006 12:20 da tarde  
Blogger Carlota said...

Era para ter sido, Armando... Mas já não me lembro por que motivo não o foi.
Beijola

fevereiro 27, 2006 12:52 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Eu sabia que teria de haver um Lote 5 na génese deste blog.
Sabes... uma das coisas que sempre me chocaram na paróquia foi a facilidade e tendência que temos para complicar as coisas. No caso dos endereços físicos (ou mesmo postais), sempre achei que uma Rua Zé Pinguinhas, nr 5 ou Avenida Zé das Pipas nr 54, apartamento 545 chegariam e sobrariam para um correcta definição de endereços. Mas não. Agora já nem tento, mas há uma dezena de anos eu deparei com pérolas, como Rua Projectada à Rua Patatipatatá, Lote 12, Bloco 6, Ala Oeste, 5º andar Frente ou, Rua Professor Doutor Vitorino Melga Sebatião das Cruzes, Historiador e Fundador da Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Amigos da Pinga, nr qualquer coisa e por aí fora.
Eu cheguei a ter situações de autêntico embaraço quando no estranjeiro eu me via forçado a dar determinados endereços... entretanto perdi a minha condição de expat, regressei e virei tuga e um dia destes ainda me mudo para uma Praceta Projectada à Rua de qualquer coisa :)))))
Bom, mas isto foi um pequeno devaneio de alguém que chegou ao escritório e encontrou apenas 5% do pessoal a trabalhar. Como bons lisboetas que se prezam, devem ter ido todos à terrinha passar o long weekend.
Ahhh e o teu Lote é super. Não pares... :)))))))
Beijolas

fevereiro 27, 2006 1:52 da tarde  
Blogger Carlota said...

Devaneia à vontade, Espumante, que isto por aqui também está a meio-gás, muito embora amanhã não seja feriado.
O tema dos endereços físicos e postais davam um post - noutros tempos dir-se-ia que "dava um filme"!Escrevo sobre isso amanhã.
Entretanto, deixa-me parar de babar e agradecer-te o cumprimento.:))
Beijola

fevereiro 27, 2006 2:40 da tarde  
Blogger rafaela said...

As ilustrações são lindas =) e este lugar também, este lote que tu constrois e nos deixas visitar todos os dias, obrigada.

*

fevereiro 27, 2006 3:28 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pronto! Tinha eu acabado de lavar e de passar a ferro o lençol e lá vem a Rafaela... :))
Eu é que te agradeço, querida Rafaela!
Beijola

fevereiro 27, 2006 3:37 da tarde  
Blogger Pata said...

Também concordo com o Armando, Esta explicação faltava.
E pronto estamos entendidas.
Beijinhos

fevereiro 27, 2006 4:33 da tarde  
Blogger Unknown said...

Aqui está a explicação. E muito bem ilustrada!

O problema de não conseguir ver bem o Restaurador da Independência é do Internet Explorer. Se instalar o Mozilla Firefox conseguirá ver correctamente o blogue.

Beijocas!

fevereiro 27, 2006 4:34 da tarde  
Blogger Ana said...

Mas já não dá para ser anónima e usar o Margot?
Queria saber como posso adquirir um texto seu - sobre cabelos e penteados - para um espectáculo (teatro)...
Muitos beijinhos

fevereiro 27, 2006 5:12 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pata: Entendidíssimas!:)

Restaurador: Quando estou no trabalho não posso instalar nada porque o administrador do não-sei-das-quantas não permite! Vamos lá ver se em casa vejo bem o blog...
E por favor trata-me por tu, que eu não tenho idade para ser tua mãe e não é por isso que a gente se vai zangar!:)

Margot, minha linda, ausentaste-te durante tanto tempo que eu quando tirei os anónimos nem me lembrei de ti. Pronto, lá terei de voltar a pô-los (mais tarde, que agora estou ocupada).

Beijolas a todos!

fevereiro 27, 2006 5:22 da tarde  
Blogger Carlota said...

Margot, que história é essa de adquirir um texto meu? Manda-me um e-mail, s.f.f.

fevereiro 27, 2006 5:24 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Interessante a história do Lote 5 1ºdto. Quanto às ilustrações, desde que as puseste que acho fantásticas. Vou procurar saber mais coisas sobre senhor tão inspirado.
Beijinhos e continuação de bons posts.

fevereiro 27, 2006 5:54 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Sempre tive uma certa curiosidade em saber o porquê do 5º Direito. Agora, já sei. :) E gostei muito de saber que nasceste duas vezes num 5º Direito. Parabéns. :)

fevereiro 27, 2006 5:56 da tarde  
Blogger Carlota said...

Carla: O Colin Thompson é um verdadeiro espanto! Vai lá ver, vai!

Folhinha: Estás a ficar disléxica com os números como eu?

Beijolas às duas!

fevereiro 27, 2006 11:38 da tarde  
Blogger K'os said...

A ilustração é linda, e a história mais bonita é .

E assim conseguiste arranjar umas "raízes" para o Lote 5 - 1 dtº

:)

fevereiro 27, 2006 11:40 da tarde  
Blogger Carlota said...

É verdade, Um Outro Olhar, arranjei umas raízes bem fundas!
Beijola

fevereiro 28, 2006 12:28 da manhã  
Blogger t-shelf said...

Ah finalmente respondeste à minha pergunta. É uma história bonita e quanto às ilustrações, por mais que tivesse já procurado na net nunca as consegui encontrar. Até me passou pela cabeça que tivessem sido da tua lavra ;) Talento não te faltará concerteza, pelo menos uma foto tua já puseste aqui, mas agora co o mistério desfeito vou procurar o tal artista. bjs

fevereiro 28, 2006 10:58 da manhã  
Blogger Carlota said...

Posso ter talento para algumas coisas, querida T-Shelf, mas o desenho não é certamente uma delas. Só sei fazer desenhos à moda da escola primária...
Beijola e boa descoberta do Colin Thompson!

fevereiro 28, 2006 11:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home