terça-feira, março 07, 2006

Dar caras aos blogs



Quando vou a meio da leitura de um livro, a quantidade de informação já processada permite-me criar imagens das personagens que fazem parte da história. O mesmo me acontece após o acompanhamento directo ou indirecto de alguns blogs durante algum tempo. Refiro-me aos aos blogs que tenho por hábito ler todos os dias e àqueles que leio de vez em quando, normalmente lá chegando através de links colocados noutros blogs.
Na blogosfera, são os textos que as pessoas escrevem, aliados a pedaços de informação que vou recolhendo aqui e ali - o sexo, a idade, a profissão e/ou uma fotografia distorcida do autor do blog, - que me permitem projectar a sua imagem. É assim que, para mim, quase todo o autor de blog que leio tem uma cara e um corpo que eu criei. Muitos têm também um tom de voz e alguns têm até guarda-roupa específico.
Uma das consequências que isto tem é que tenho sempre um choque quando, de propósito ou por mero acaso, acabo por conhecer a fisionomia da pessoa que está por detrás do blog, seja presencialmente ou através de uma fotografia ou de um vídeo. Quando falo em choque, não quero porém dizer que fique chocada no sentido de horrorizada, nada disso! É que, pura e simplesmente, na maior parte dos casos, as pessoas não têm nada a ver com aquilo que imaginei. E porque quanto mais tempo passo com as imagens que criei mais me vou convencendo de que elas são reais, o encontro com a realidade não pode deixar de me surpreender. A primeira vez que experimentei esta sensação foi em Dezembro do ano passado, quando fui jantar com alguns autores de blogs que frequento – e vizinhos do Lote 5.
Uma vez ultrapassado o choque inicial, a etapa seguinte é procurar nas pessoas que estão à nossa frente o blog que conhecemos há já algum tempo. E isto tem muita graça porque há casos em que as pessoas são tal e qual a imagem reflectida pelo blog e há outros casos em que essa imagem ou é mais difícil de encontrar ou pura e simplesmente não existe.
A segunda vez em que fui confrontada com caras e vozes de autores de blogs foi bem mais recente. Aconteceu quando há dois dias vi algumas fotografias e vídeos e ouvi a gravação do encontro de alguns autores de blogs. É sobre esse encontro e sobre as impressões que, na medida do possível, dele retirei, que tenciono escrever em breve.
Legenda do desenho: INSERT FACE HERE

19 Comments:

Blogger Pitucha said...

É muito giro, de facto.
O problema é que conhecer as pessoas autoras de blogues faz passar a relação blogoesférica para uma mais "normal". Perde-se a magia de ter atrás de um blogue um ser que nós "criamos" a partir dos elementos que mencionaste. Ganha-se uma nova dimensão mais pessoal, muitas vezes com verdadeiros laços de amizade, mas sem aquele toque de desconhecido que nos permite uma interpretação mais livre dos posts.
Ainda não sei o que prefiro.
Beijos

março 07, 2006 4:44 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Tanto o que descreves no teu post como o que refere a Pitucha são reflexõs às quais também já me entreguei. E, tal como a Pitucha, ainda não sei o que prefiro ... mas quase posso afirmar que se houvesse por aí um encontro de bloguistas, um 'jantar de blogs', penso que não resistiria e acabaria por participar ... Não sei ...
???????????????????????????????????
:)

março 07, 2006 6:34 da tarde  
Blogger Periférico said...

É caso para dizer que a realidade ultrapassa sempre a ficção ;-)

Beijos

março 07, 2006 7:02 da tarde  
Blogger K'os said...

é verdade o que dizes de algum modo vamos criando uma imagem ou várias imagens.
podem ou não corresponder ao real. às vezes quase faz lembrar um quebra cabeças ou um triller, em que as peças vão surgindo e só encaixam num determinado sítio.

:)

março 07, 2006 7:30 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

No fundo é tipo os locutores da rádio mas pior ainda, pois nem a voz ouvimos. Por outro lado "ouvimos" outra voz, mais pessoal e muitas vezes com emoção muito própria.
Olha, eu a ti imagino-te parecida com a imagem que escolheste para acompanhar os teus comentários pelo ar despachado e cosmopolita que transmite. Se te visse e fosses diferente (na volta és toalmente diferente) também acharia muito estranho.
Por isso é que os encontros de bloggers têm esta dicotomia: por um lado é giro ver a cara por detrás das palvras; por outro pode quebrar a magia. Até agora, os bloggers que comento, sem contar com os amigos, são caras totalmente desconhecidas e, por isso, ganham um encanto especial.
Beijinhos

março 07, 2006 7:58 da tarde  
Blogger Rogério Santos said...

Espero que os pequeníssimos vídeos tenham servido para um melhor conhecimento dos blogueiros em serviço no encontro da livraria Almedina. O seu organizador, José Carlos Abrantes, disse-me que os vídeos lhe souberam a pouco. Pudera: eu, com uma máquina fotográfica, não posso fazer mais. E alojar ficheiros de 4 megas foi das coisas mais complicadas nos últimos tempos. A banda larga ainda está estreita.

março 07, 2006 8:23 da tarde  
Blogger sabine said...

Gostava de conhecer pessoalmente muita gente da blogosfera (http://insustentaveleveza.blogspot.com/2006/02/by-mail.html). Como fui a Lisboa assistir ao encontro conheci o André (do meu antigo blogue Geraçao Rasca) e a Rititi (de quem nao tinha boa impressao mas que foi uma revelaçao conhecer pessoalmente). Gostava de poder ter estado mais tempo à conversa com eles. E ja agora, tb gostava de te conhecer pessoalmente, Carlota.

março 07, 2006 8:28 da tarde  
Blogger sabine said...

Pitucha: não concordo com essa da perda da magia. Pelo contrario, temos a possiblidade de conhecer alguem na realidade, sem artificialismos e de a julgar pelo que ela é. É claro que quanto + tempo estivermos com uma pessoa mais "material" teremos para a julgar. É claro que ha sempre o factor surpresa de que falas - semelhante aos locutores de radio. Se alguem nao é tao alto nem loiro como o imaginamos, paciencia. Pelo menos é real.

março 07, 2006 8:32 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Acontece-me o mesmo... vou imaginando, criando a fisionomia...:))

Desde as minhas leituras de infância que o faço!
É bom, puxa-nos pela imaginação!

Beijinhos.

março 07, 2006 8:39 da tarde  
Blogger Carlota said...

Tu ainda não sabes o que preferes, Pitucha. Eu não quero ter de escolher.
É que se por um lado me agrada a situação de não conhecer as pessoas, sou detentora, por outro, de uma cusquice enorme sobre quem está do outro lado!

Que não seja por isso, Sinapse, marca-se já um jantar de blogs de Bruxelas! É só esperar que a Nocas volte da Noruega! E que haja um fim de semana entre os próximos 78 que tu estejas por cá, claro! :)

A grande velocidade, Periférico, a grande velocidade!

Até fui rever a fotografia do profile, Carla, para poder responder-te melhor! Sou despachada, sim senhora, às vezes mais do que devia, e cosmopolita q.b.. Mas tenho dúvidas sobre se isso se nota ao vivo num encontro fugaz...

Por acaso, Sabine, já tinha lido esse teu post e não tinha percebido que te referias à blogosfera. Pensei ue se tratasse só do messenger e de e-mails tipo profissionais... Silly me!
Quanto a conhecermo-nos, quem sabe, se calhar num dia em que eu for a Leiria, onde por acaso tenho família...

Quanto ao tu caso, A lice, tu és daqueles que têm guarda-roupa específico: mini-saias de todas as cores! :))

Beijolas a todos

março 07, 2006 10:26 da tarde  
Blogger Carlota said...

Oops! Escapou-me o Rogério, a quem quero agradecer o trabalho que teve e a amabilidade de o disponibilzar!

março 07, 2006 10:31 da tarde  
Blogger Xixao said...

Tem piada, isso de imaginar a pessoa, fisicamente, não me acontece. A menos, é claro, que ela vá deixando pistas. Calculo mais ou menos a idade, o que faz, onde vive, alguns dados familiares tipo filhos, marido, etc...E acho que já a conheço relativamente bem quando lhe consigo antecipar alguns posts ou opin´ões sobre determinados assuntos. Ai ,sim, dá-me gozo.Tipo pensar: eu sabia que esta hoje ia escrever sobre isto! Ou , claro, que fulana, ia ter esta posição neste assunto!
De qq modo, e para quem goste de imaginar fisicamente os outros, eu auto-retraro-me: loira, magérria, olho azul, de parar o trânsito, tanto por Lisboa, Badajoz ou Bruxelas!...

março 07, 2006 11:49 da tarde  
Blogger Carlota said...

E nós somos os ilusionistas, Teresa... :)

Bem, MCM, estás contratada para vir para cá parar o trânsito!

Beijolas

março 08, 2006 12:06 da manhã  
Blogger Tetracloro said...

Olá Carlota : Tenho um post para ti no meu blog. Beijinho.

março 08, 2006 2:48 da manhã  
Blogger Wakewinha said...

Por acaso é um excelente exercício esse, mas infelizmente, é como tu dizes: na maior parte das vezes apanhamos um choque porque não era nada daquilo que esperávamos de determinada pessoa. Já estive entre as duas situações: encontrar pessoas bem interessantes por trás de comentários que me diziam "menos", e vice-versa.
Mas é algo que não podemos evitar fazer, né? Já agora, e para que não apanhes nenhuma desilusão comigo, caso algum dia me vejas pessoalmente ou em fotos, como me imaginas? ;)
Beijinho*

março 08, 2006 10:41 da manhã  
Blogger Carlota said...

Olá Tetracloro! Dou-te as boas-vindas ao Lote 5!
Já vou num pulinho ver o post de que falas...

Então já somos duas, Ana!

Bem, Wakewinha, no que te diz respeito não posso dizer que tenha usado muito a imaginação. Para mim, és a fotografia que aparece em cada comentário teu. Ou não és?

Beijolas

março 08, 2006 11:17 da manhã  
Blogger armando s. sousa said...

A mim já me aconteceu as duas versões do choque, isto é, já fui surpreendido e já fiquei desiludido.
Um abraço.

março 08, 2006 12:34 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Curiosa e sociável como pelo menos me julgo ser não resisti a tentar conhecer algumas das caras por detrás dos teclados. E curiosamente as surpresas foram uma constante- não sou realmente nada boa fisionomista lol. Mas o que se perde em mistério ganha-se numa dimensão mais humana, mais terra-a-terra (por falta de palavra melhor) e talvez nalguns casos o mistério até se adense: do género "mas afinal como é que aquela pessoa tão tímida/séria/sensaborona consegue metamorfosear-se pela escrita num ser que demonstre um tão grande à vontade/uma tal descontração/ ou um tal fascínio?"

março 08, 2006 9:32 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Já conheci algumas autoras de blogues e foram de encontro àquilo que estava à espera. :) É engraçado ter expectativas e dar caras aos blogues, sim. :) Também sou como tu. :)

março 08, 2006 9:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home