quarta-feira, março 01, 2006

À descoberta da blogosfera #2


A minha dame-blanche lá continuava em cima da mesa. Não se come enquanto se fala.
Ainda pensei em pedir um intervalo, mas, como toda a gente sabe, um gelado não se derrete facilmente quando a temperatura do ar ronda os zero graus. E com jeitinho, lá fui comendo. Afinal, este tipo de alimento não precisa de ser mastigado…
- E quanto aos comentários? – quis ele saber.
- Os comentários?... Como assim?
- Porque é que decidiu deixar às pessoas a possibilidade de fazer comentários no blog? Há quem opte por não os permitir…
- Bem, sobre isso nunca tive dúvidas. Se eu não estivesse interessada em receber feed-back sobre o que escrevo, então nunca teria criado um blog. Sei que há maneira de o receber mesmo que não se permitam os comentários, mas sou de opinião de que é mais estimulante para quem escreve se se deixar comentar no próprio blog.
- Mais estimulante?
- Sim. No mesmo sentido em que os actores dizem que o teatro é mais estimulante do que o cinema porque no teatro têm a imediata percepção da reacção do público que os está a ver. É esse tipo de instantaneidade que acho interessante nos comentários. Por outro lado, acho também que um blog não é um verdadeiro blog se não permitir comentários.
- Então acha que um blog que não permite comentários é o quê?
- É um meio-blog. E em alguns casos é um puro exercício de vaidade…
- …?
- Não quero generalizar, mas a impressão que tenho da maioria dos bloggers que conheço que não aceitam comentários é a de que se acham demasiado importantes para albergar no seu espaço qualquer ideia que não seja sua ou, muitas vezes, qualquer crítica ou voz discordante.
- Mas têm o direito de não permitir comentários nos blogs deles.
- Sim, claro! Assim como eu tenho o direito de achar o que entender acerca dessa atitude. E acho que é uma atitude de nariz empinado, de alguém que finge estar elevado e isolado na blogosfera onde vai debitando os seus pensamentos. Por acaso, cheguei a fazer um post sobre isso (link). A máscara muitas vezes cai quando alguns são apanhados a comentar um post de alguém que comenta os posts deles. Primeiro fingem que não querem saber, mas depois vão logo a correr ver quem os linkou e porquê.

16 Comments:

Blogger Wakewinha said...

Também eu, se não quisesse obter o feedback do que escrevo, não teria os comentários, e até uma opção para me enviarem um e-mail, se for caso disso!
Mas a propósito de blogs sem comentários... Há dias conversava com uma pessoa que optou retirar essa opção do seu blog, e a sua atitude, não sendo de nariz empinado, faz todo o sentido: não será cordial visitares quem te visita? E se não tiveres tempo para o fazeres? Não te sentes como que ingrata? Essa pessoa retirou os comentários porque não se quer sentir em falta para com os seus comentadores. Por uns dias também pensei em retirar os meus, mas por vezes, mesmo que não tenha tempo para visitar ninguém, sou egoísta ao ponto de me deliciar com as visitas que recebo! Mas agora surge a pergunta: qual é a atitude mais questionável?
Beijito*

março 01, 2006 6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo em absoluto contigo, Carlota. Eu conheço um blog que "censura" os comentários e só publica os elogios mais maravilhosos (uma média de 1 comentário em 10 textos; eu já escrevi um, barroco de elogios, só para fazer o teste...o que significa que também não sou lá grande ser humano!)
Será por medo?
Beijinhos

março 01, 2006 6:10 da tarde  
Blogger sabine said...

Este texto está muito bom! :)
Quanto aos comentarios concordo contigo.

março 01, 2006 6:38 da tarde  
Blogger sabine said...

... Apesar de muitas vezes optar por responder aos comentarios por e-mail.

março 01, 2006 6:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

Nariz Empinado = Abrupto?

Bjs!

março 01, 2006 7:55 da tarde  
Blogger Nilson Barcelli said...

É interessante a forma encontrada, através de um diálogo, de ires dizendo o que pensas sobre os blogues.
E o texto fica muito mais fácil de ler.
Acho que tens jeito para escrever para teatro...
Beijinhos querida amiga.

PS: Há vários dias que não conseguia comentar, mas o defeito devia estar do meu lado...

março 01, 2006 7:58 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Sou novata nestas andanças, não posso comentar (quer dizer, comento nos blogues dos outros - os que me deixam :) - mas não posso tecer comentários avisados sobre o tema do teu post)...
Beijinhos

março 01, 2006 10:12 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Olá Carlota,
Concordo completamente que "maioria dos bloggers que conheço que não aceitam comentários é a de que se acham demasiado importantes para albergar no seu espaço qualquer ideia que não seja sua". Na realidade não concebo um blog sem feed-back.
Quando ao Electricity, gostava de a ouvir aqui. Ando ainda a pensar se devo ou não meter música no meu blog. Estou com dúvidas!
Um abraço.

março 01, 2006 10:53 da tarde  
Blogger Araj said...

Não podias estar mais correctar…

março 01, 2006 10:54 da tarde  
Blogger João C. Santos said...

concordo contigo, apenas é triste quando se recebem comentários que
não têm valor nenhum, apenas visam afectar a construção do blog...

Beijo de boa noite...

março 01, 2006 11:05 da tarde  
Blogger Xixao said...

E uma certa menina, que eu cá sei, que fechou uma vez a caixa de comentários???? :)) Tás cheia de razão!

março 01, 2006 11:26 da tarde  
Blogger Carlota said...

Wakewinha, cada um tem as suas prioridades e modo de ver as coisas...
Para mim faz todo o sentido retribuir visitas e tento sempre fazê-lo (deixando comentários quando acho que tenho alguma coisa a dizer). Mas eu nunca retiraria a possibilidade de comentarem no meu blog por não ter tempo de comentar no blog das outras pessoas.

Só tu, Margot, é que te lembrarias de fazer uma coisa dessas. LOL!

Obrigada, Sabine! Foi o resultado de 45 minutos a pôr pensamentos por escrito...
E nunca tinha pensado na possibilidade de responder a comentários por e-mail!

Pode ser, JVC. Sobretudo nos casos de que fala a Laura.

Não, Restaurador, por acaso quando escrevi o post nem sequer estava a pensar no Abrupto. Nem sequer estava a pensar em blogs de pessoas conhecidas pelo público em geral.

Ainda bem que gostaste Nilson.
Mas nunca me tinha passado pela cabeça essa de escrever para teatro...

Também estou de acordo, Laura. Mas se tivesse esse número de comentários, acho que optava por me tornar numa "profissional do blog".

Então vai lá informar-te sobre a questão, Sinapse, que a gente depois fala...

Então estamos na mesma onda, Armando. E já liguei a ficha à electricidade!

Tens a certeza, Araj? ;)

Esses comentários, Joca, quando muito, ignoram-se. Mas sem os apagar, que é para lembrar os seus autores que foram ignorados.

Beijolas a todos!!!

março 01, 2006 11:53 da tarde  
Blogger Carlota said...

Mas eu falo desse post neste post, MCM! Não se vê bem?... Vou ter que chamar a atenção para ele!

Eu concordo contigo, Teresa. Os comentários que só visam ofender - e não apenas discordar - devem ser apagados. Mas isso fica ao critério dos ofendidos...

Beijolas às duas!

março 01, 2006 11:58 da tarde  
Blogger K'os said...

ando à pouco nisto, a minha experiência é pouca

na minha ideia blogs diferem dos sites, umas das grandes diferenças é a sua versatilidade e facilidade.
os comentários são outra das grandes diferenças e que os destinguem dos sites, mais interação, entre quem esreve e quem lê.

respeito é o que deve existir, aqui e não só, com esta palavra muitas situações não existiam.

:)

março 02, 2006 12:54 da manhã  
Blogger Mónica Lice said...

Sou muito novata nestas andanças... Mas desde sempre quis receber comentários, e conhecer a reacção de quem lê!

março 02, 2006 1:37 da manhã  
Blogger Carlota said...

Bem comentado Um Outro Olhar. Concordo com a tua maneira de ver as coisas e estou 100% com essa do respeito!

Sabes A lice? Eu também! ;)

Beijolas às duas!

março 02, 2006 11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home