quarta-feira, março 08, 2006

Hora do ataque de pânico



Estava disposta a passar por este dia que nem uma bala.
Mas tal só seria possível se estivesse isolada numa cabana nas Ardenas, rodeada de neve, inacessível, sem rádio e sem televisão.
Como não é isso que se passa, lá acordei com o noticiário das oito a bombear-me com la journée internationale de la femme. Cheguei ao trabalho, entro na cafetaria para tomar o meu Illy e deparo-me com um cartaz escrito à mão - e com erros - que me desejava bonne fête des femmes. Ligo o computador, e vejo vários e-mails alusivos ao dia. Ligo-me ao meu Kinja e encontro a blogosfera inundada de posts sobre o dia internacional da mulher…
Por tudo isto, vão compreender-me se tiver aqui um pequeno ataque de pânico. Se me dão licença… - SOCORRO, tirem-me deste filme !!! E não respondo por mim se alguém me entrar pelo gabinete dentro com flores ou chocolates!
Lamento, mas este dia internacional das mulheres não é para mim. Eu atingi um estádio na vida em que não luto pela igualdade de tratamento, nem por salário igual para trabalho igual, nem pela conciliação da vida profissional com a vida familiar, nem pela paridade.
Quem quiser ter essas coisas todas, homem ou mulher, que lute por elas! Mas que lute como deve de ser e que vá até ao fim nas suas convicções! Porque não basta ter só garganta e apregoar a igualdade como o fazem por aí muitos e – mais grave! – muitas, como uma mulher para quem trabalhei que era só direitos das mulheres e igualdade de oportunidades para cima e para baixo, conciliação da vida profissional e familiar para a esquerda e para a direita e que ao fim de dois dias de eu estar em casa com o meu filho doentíssimo estava a telefonar-me a exigir que eu voltasse ao trabalho, dizendo : “Mas você trabalha para mim!”. Como se um contrato de trabalho deitasse por terra todos os direitos que eu e ela sabíamos que eu tinha, mas relativamente aos quais tive de lhe avivar a memória num tom que os vizinhos do lado com toda a certeza ouviram.
Acresce a isto que penso que muito do que se reivindica à sombra dos direitos das mulheres, como a luta contra o tráfico, o combate contra a violência doméstica, as políticas sobre assédio moral e sexual, a protecção e a inclusão social, não são mais do que assuntos de direitos humanos. Não vejo o motivo pelo qual se tenha de abrir um ramo específico para tratar as mulheres nessas matérias, quando elas afectam homens, mulheres e crianças e acho verdadeiramente insultuoso que o façam. Quanto a quase tudo o resto que é invocado ao abrigo dos direitos das mulheres, são para mim balelas, politiquices, oportunismos, demências e falta de escrúpulos!

15 Comments:

Blogger Mónica Lice said...

Continuação de um bom dia para ti, na mesma!:)

Beijinhos!

março 08, 2006 5:00 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Não estou de acordo! Quanto à necessidade do dia, claro.
Mas falaremos em bilateral se quiseres.
Beijos

março 08, 2006 5:20 da tarde  
Blogger isabel said...

Gostei!
Tens toda a raqzão em dizer que somos bombardeados com o feliz dia da mulher, realmente é um horror, isto não serve para nada!

Já agora, um dia feliz, independentemente de este ser ou não dedicado á mulher.
Como sosmos mulheres, todos os dias são nossos e cada um á sua maneira

março 08, 2006 5:26 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Uma beijola de aplauso pela tua sensibilidade e pela tua clarividência. Na minha pessoalíssima opinião, claro :)

março 08, 2006 6:30 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

O ideal seria que não fosse preciso comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Quando isso acontecer,será certamente o maior feito da Humanidade.
Um abraço.

março 08, 2006 6:47 da tarde  
Blogger rafaela said...

eu nem digo nada carlota, já dei umas quantas respostas tortas aos "feliz dia da mulher" e fico-me por ai, mas é apavorante é.

**

março 08, 2006 7:24 da tarde  
Blogger Araj said...

és das minhas...

março 08, 2006 7:35 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Ainda nos falta andar muito, para chegar a toda essa igualdade. Até lá, nada como ir conseguindo, passo a passo. :) Uma flor, para ti. Só porque sim.

março 08, 2006 9:33 da tarde  
Blogger K'os said...

com o que circula por todo o lado e o aparato que fazem de certo modo não concordo.

tem talvez a ver com o modo como olham e pegam as coisas, isto na minha ideia claro.

:)

março 08, 2006 9:36 da tarde  
Blogger Carlota said...

Tenho de confessar, Ana, que desconhecia a vertente comercial da coisa... :)

Obrigada, A lice! Para ti também.

Pitucha, bilateremos então em frente a uma bela pizza do Mano a Mano, logo que possível.

Bem vinda ao Lote 5 Clotilde! E um excelente dia p'ra ti também!

Outra beijola, Espumante, mas em vénia, a agradecer a tua opinião!

Estou plenamente de acordo contigo Armando. Só espero que esse dia não demore a chegar.

Sabes Rafaela, eu acho que também fui um bocadinho torcida neste post... mas agora já está!

A bem dizer, Araj, a bem dizer!:)

Beijolas a todos!

março 08, 2006 9:38 da tarde  
Blogger 'Tá Difícil said...

Torcida?!... eheheh nãaaa... mais tipo... videira.

Mas olhe, eu também não concordo com o dia 8 de Março só por um motivo: na minha empresa há a "tradição" de liberal as mulheres do trabalho à tarde, e isso priva-me a mim da companhia delas... tenho pena. Tudo o resto que seja enaltecedor da mulher... seja lá como for, sou a favor.

Se quem festeja muitos dias 8 de Março ao longo de um ano,

Um beijinho especial (e porque também sou um bocadinho torcido) por este dia especial, da mulher, das mulheres... (e agora censure-me. Não exiba este post ;) )

Tá Difícil

março 08, 2006 10:59 da tarde  
Blogger Carlota said...

Já pus a flor numa jarra. Obrigada Folha de Chá!

Um Outro Olhar, no caso português, o aparato utilizado pelos políticos é pura e simplesmente demagógico.

Censurar um comentário, eu, Tá Difícil? Só porque não estamos de acordo?... Nem pensar!

Beijolas

março 08, 2006 11:47 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Pois a mim o mote do dia (o 'das mulheres') passou-me ao lado ...
Mas gostei do teu tom!
Beijinhos *

março 09, 2006 2:47 da tarde  
Blogger papoilasaltitante said...

Para mim o Dia Internacional da Mulher apenas tem sentido para lembrar que muito há ainda para fazer!! Mas sou da mesma opinião do Armando, o melhor seria era que este não existisse nem que nunca tivesse havido necessidade da sua existência!!
Pssei por cá através do blog da TétÉ!! Gostei!!
Voltarei certamente!

março 09, 2006 4:30 da tarde  
Blogger Wakewinha said...

Como te deves lembrar, eu falei no dia, mas numa perspectiva histórica, porque tem mesmo de ser assim!!! Não sei se concordo com tudo o resto serem balelas, mas há ainda um longo caminho a percorrer!
Beijito*

março 09, 2006 6:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home