terça-feira, abril 25, 2006

Horror

Ver e ouvir a entrevista do Carlos Silvino à TVI.
Conjecturar o que terá sido a infância e a adolescência daquele homem.
Imaginar o sofrimento que posteriormente causou a inúmeros jovens e crianças.
Ter medo de ouvir mais do que ele tem para dizer, ter pavor de ouvir tudo.
Ter pena e ter raiva. Ter raiva por ter pena.
Que frágil é a condição humana.

28 Comments:

Blogger Sinapse said...

Ter raiva por ter pena traduz bem o que também sinto, neste e noutros casos ...

abril 25, 2006 11:50 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pois, Sinapse, é que é muito complicado racionalizar acerca destes assuntos...
Ainda bem que não sou juiz de tribunal criminal!

Beijola

abril 26, 2006 12:10 da manhã  
Blogger Araj said...

Ter pena? De um sujeito que fez o que fez! Bem, quem esteve num seminário, como eu, que vi o que vi… podem acreditar pena é que não tenho… raiva!? Sim. Ódio!? Sim. Pensem: e se fosse o meu filho? E se fosse o meu irmão? Chega de tanto espectáculo e acabem de uma vez por todas com este julgamento: condenem que têm de condenar… mais uma vez… chega do espectáculo da Televisão…

abril 26, 2006 12:40 da manhã  
Blogger patchouly said...

Este post é muito sério. É um belissimo post (bem escrito e tudo), mas não me apetece dizer nada acerca do assunto. É cruel e egoísta dizer isto, mas ainda bem que não é da minha vida que se trata.

Tuanto sofrimento.

abril 26, 2006 1:46 da manhã  
Blogger deep said...

Tenho pena, tenho raiva... mas tenho sobretudo raiva de todos o que nesta "história" ficaram e ficarão impunes, tenho raiva por neste país a justiça não funcionar e permitir que a corda rebente sempre do lado dos mais fracos, daqueles que não podem pagar a advogados habilidosos que façam a mentira parecer verdade...
Beijos e resto de boa semana.

abril 26, 2006 2:14 da manhã  
Blogger Unknown said...

Eu acho que foi uma vergonha terem passado esta entrevista! Por maiores e imponderáveis que sejam os motivos, nada justifica o que ele fez... Desculpas não se pedem, evitam-se!...

Como Calipolense, sinto vergonha de Vila Viçosa estar incluída no roteiro que Carlos Silvino usou para cometer as atrocidades que cometeu!...

Bjs!

abril 26, 2006 2:27 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Não vi. Mas tenho pena.
Beijos

abril 26, 2006 8:36 da manhã  
Blogger K'os said...

consegues transmitir e dizer tudo quando dizes "ter raiva por ter pena"
...
excelente post

:)

abril 26, 2006 11:01 da manhã  
Blogger rafaela said...

Tocaste o nervo da questão carlota.

bom post, há tanto para dizer sobre esse assunto e é tudo tão delicado.

abril 26, 2006 11:46 da manhã  
Blogger Carlota said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

abril 26, 2006 12:47 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Também não vi, mas não tenho pena de não ter visto!

Beijinhos.

abril 26, 2006 12:48 da tarde  
Blogger Carlota said...

Carlota said...
Sim, pena, Araj, para além da raiva... É um misto de sentimentos.
O que ele fez foi horrível e não desculpa. Mas ele próprio, em criança, foi vítima de comportamentos semelhantes. E não teve a sorte de terem sido descobertos, presos e julgados os que o maltrataram. Se isso tivesse acontecido, talvez ele tivesse tomado outro rumo na vida. Ou talvez não porque há pessoas que conseguem ser intrinsecamente más e pode ser o caso dele...
Para além disso, o homem está um destroço.
Eu compreendo os teus sentimentos porque também penso assim, mas por outro lado penso que também este homem podia ser meu filho (apesar de eu não ter ainda idade para ter filhos da idade dele) ou meu irmão...
Esta parte do problema é uma verdadeira pescadinha de rabo-na-boca.

Eu sei que o assunto é sério e não foi lá grande escolha da minha parte, Patchouly, mas até um blog precisa de ter destas coisas, para se parecer mais com a vida.

Abordaste um assunto que considero muito importante Deep.
Quando penso nas pessoas que foram "ilibadas" durante a fase da instrução do processo, fico sempre a duvidar da sua verdadeira inocência ou culpabilidade. O facto de terem aparecido neste processo e de não terem sido pronunciadas será sempre uma injustiça, quer no caso de serem inocentes (pois viram as suas vidas destroçadas), quer no caso de serem culpados (por nunca virem a ser julgados e condenados pelos seus comportamentos criminosos).

Beijolas aos três.

abril 26, 2006 12:50 da tarde  
Blogger Carlota said...

Eu, para ser franca, Restaurador, não sei o que pensar sobre o facto de terem passado a entrevista...

Tens pena de não ter visto, Pitucha. De mais nada, suponho...
:)

Concordo contigo, Beg.A justiça, neste caso, será sempre relativa.

Obrigada, Um outro olhar e Rafaela.
Foi um post escrito "a quente".

Percebo-te, A lice. Foi mais chocante do que alguns filmes, simplesmente porque se reportava à realidade.

Beijolas a todos.

abril 26, 2006 12:56 da tarde  
Blogger Wakewinha said...

Também fiquei absorta quando o vi na tv. Pela primeira vez vi nos seus olhos dor e arrependimento, mas vi mais ainda traumas e uma grande confusão psicológica! Estava a pensar a meio da entrevista, quando desisti de continuar em frente ao ecrã, que talvez nunca venhamos a saber a verdade, e tanto é que ele apontou o nome de Paulo Pedroso de novo, e ele está a processá-lo (parece-me que se ele não estivesse seguro de si, não o faria). Não sei, tu não sabes, ninguém sabe... Não acredito na versão dos criminosos, mas também não acredito na total versão dos abusados (aos 14 / 15 anos já se tem noção do que é sexo, e do que é dinheiro, e se o fizeram em consciência e a troco de umas sapatilhas - como muitos deles disseram - quem me garante que não estão a fazer falsas acusações a troco de outros bens?). Mais vale não querer saber tudo... Nunca se vai saber tudo!

Um beijinho muito grande (com um enorme pedido de desculpa por andar afastada da blogosfera, mas os compromissos profissionais não têm dado tempo para muitas mais coisas)*

abril 26, 2006 1:01 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Bom, se é um tratado sobre a pena que queres, tenho pena de muita coisa...
Tens mesmo a certeza que queres que eu vá por este caminho? É que isto é coisa para demorar e ocupar uns bytes largos!
Quanto ao Bibi, só tenho pena de não ter visto a entrevista, mas não tenho pena de ter feito o que fiz e que levou a que eu não a tivesse visto. E mesmo que soubesse que ele ia ser entrevistado (coisa que obviamente ignorava) também não o veria porque optaria, de qualquer modo, por fazer o que fiz. Ainda assim, teria pena de não o ter visto...
Se quiseres mais informações sobre as minhas penas, é só pedir...
;-)
Beijos

abril 26, 2006 1:36 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Não vi, nem sabia da entrevista. Alguém que comete atrocidades como as dele, só pode ser alguém mentalmente desiquilibrado. Que sim, merece compaixão, porque poderia ter sido outra pessoa melhor, se a vida lhe tivesse corrido de outra forma. Mas isto é tudo muito complicado. Porque também há quem tenha sofrido muito quando criança e não tenha cometido nenhum destes crimes que este senhor cometeu...

abril 26, 2006 2:01 da tarde  
Blogger Carlota said...

Wakewinha, obrigada pelo teu comentário!
E não precisas de pedir desculpa por não aparecer.

Acho que já essas penas e ausências de pena já chegam, Pitucha. :)

Desiquilibrio, sem dúvida. Agora desiquilíbro mental... não me parece, Folhinha. Mas, lá está, não sou eu que o vou julgar. Ainda bem!

Beijolas às três.

abril 26, 2006 4:00 da tarde  
Blogger Pata said...

Carlota, percebo que se sintam coisas diferentes quando se pensa no que ele fez e na infancia que possivelmente teve e que o poderá ter levado a fazer o que fez.
Mas...
Não se pode olhar ao passado para justificar erros do presente.
Erros são a evitar sobretudo estes que tantas vidas estragaram.

beijinhos

abril 26, 2006 5:20 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Não vi, nem ouvi mas acho que não deviam dar tempo de antena a um "tipinho monstro" como é Carlos Silvino.
Um abraço.

abril 26, 2006 6:35 da tarde  
Blogger 125_azul said...

mau demais...

abril 26, 2006 9:14 da tarde  
Blogger Xixao said...

È triste saber que um Carlos Silvino sobe audiências. Muito triste...

abril 26, 2006 10:41 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Eu não vejo a TVI. Se fosse como rádio nem sabia onde era a estação. Por isso não vi a entrevista. Mas tive pena de não ter visto, sabes que estas coisas às vezes assim a ver o olho das pessoas vai-se mais longe! De resto, pondo de parte a questão fulcral do abuso das crianças e tal o que verdadeiramente me repugna é haver uns quantos nomes que são citados com a maior das naturalidades, nomes de gente que é constituida arguida mas depois não é pronunciada e que não só mas também, o homem continua a referir os nomes, as crianças também e... fica tudo assim. Mas se eu deixar de pagar a prestação do frigorífico vêm-mo buscar a casa...
Beijolas
Hoje só li o Lote com mais atenção agora, tive um dia... ajoujado :))

abril 27, 2006 12:17 da manhã  
Blogger 'Tá Difícil said...

Não me choca nada que subam as audiências porque um Carlos silvino está a fazer declarações horrendas. Se verdadeiras, as situações existiram e choca-me menos que as audiências subam por isto do que por programas que (perdoem-me não saber o nome) colocam à prova a fidelidade de uns e de outros e conseguem ser de nível suficientemente baixo. Na verdade, preferia que quem liga na TVI para ouvir o Carlos Silvino, não o fizesse por mera "cusquice", mas sim por não teimar em ignorar um problema real, que afecta muito mais profundamente as pessoas e famílias que o vivem do que podemos imaginar, e que é muito mais complexo do que parece. Porque quando uma mãe "vende" sexualmente o seu filho, não podemos continuar focados unicamente no problema da pedofilia. É preciso contextualizar socialmente todo este problema e não só fazer pagar meia dúzia de miseráveis, bodes espiatórios que usaram as crianças (crianças essas, inocentes ou não) produzindo mediaticamente um efeito de ilusionismo puro, uma manobra de diversão para desviar a atenção das muitas razões que conduzem à fragilidade humana de que aqui se fala.

Querida Carlota, peço desculpa pelo abuso de espaço deste comentário... ainda assim um pouco confuso, mas o tema, é ele próprio de uma enorme complexidade e crueldade atroz.

Um beijinho

abril 27, 2006 12:38 da manhã  
Blogger 'Tá Difícil said...

Ah... e faltou-me dizer que apesar do anterior comentário que fiz, concordo plenamente consigo quando diz que é muito complicado racionalizar acerca de um assunto destes.

Outro beijinho :))
e agora é que terminei. ;)

abril 27, 2006 12:45 da manhã  
Blogger papoilasaltitante said...

Não vi... toda esta história me repugna!!



E acho que mais uma vez a culpa vai morrer solteira!

abril 27, 2006 1:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o silvino deu uma entrevista a TVI? espero que tenha amealhado uma boa maquia por tal exclusivo. eu ca ainda nao dei nenhuma entrevista a TVI. acho que vou convocar a imprensa para revelar o quanto me tem afectado a vida o facto de aos 11 meses de idade a minha mae me ter deixado sozinho enquanto foi preparar o biberao...hoje sinto que este abandono, mesmo que temporario, explica o meu sentimento de perda, solidao, isolamento, que me forca todos os anos a tirar ferias com os meus amigos. ferias que acabam caras e portanto me desgastam psicologicamente, para nao mencionar financeiramente. alguem tem o numero de telefone do apoio a vitima?

abril 27, 2006 2:21 da tarde  
Blogger Sinapse said...

(Carlota, vejo que o Cão Traste se tornou frequentador assíduo das tuas caixas de comentários! ... para o bem e para o mal!! eheheheh) ;)))

abril 27, 2006 7:17 da tarde  
Blogger Carlota said...

Não creio que os erros deste homem tenham qualquer justificação, Pata, mas acho que podem ser, no todo ou em parte, explicados pelo passado dele.

Eu não fiquei muito chocada com o "tempo de antena" pela ideia de "tempo de antena", Armando. Já ouvimos tanta coisa sobre este homem por intermédio de outras pessoas que até achei interessante a possibilidade de o ouvir falar "na primeira pessoa"...

Sim, 125 Azul. Péssimo.

Se tivesse sido a pior coisa que ele fez até hoje, MCM...

Até porque já não tem mais nada a perder, Teresa.

É verdade, Espumante, a questão da possibilidade de se terem safado alguns que são insistentemente apontados como culpados também a mim me faz muita confusão. E faz-me desconfiar da promiscuidade dos poderes...

Não vale a pena pedir desculpa por grandes comentários, 'Tá Difícil. Não pagamos mais por isso e é sempre muito interessante saber o que pensam os vizinhos do Lote 5!

Completamente solteira, acho que não Papoila... Mas divorciada, acho que sim. Houve uns quantos que já "saltaram do comboio" e sabe-se lá o que estará para vir!

As férias podem ter-te deixado falido, Cão Traste, mas trouxeram-te inspiração!

Bem-vindo ao Lote 5, Miguel Girassol!
Volta sempre!

É um querido o Cão Traste, Sinapse!

Beijolas a todos.

abril 27, 2006 9:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home