quarta-feira, maio 10, 2006

Eu, tu, ele, nós, vós, eles...


Foram chegando, devagarinho, a conta-gotas. Uns rondaram o Lote 5 durante dias a fio. Espreitaram quando a porta estava entreaberta, encostaram o ouvido do lado de fora da parede e assobiaram para o ar à passagem do carteiro. Outros foram entrando sem cerimónias, com mais ou menos barulho, usaram as toalhas de linho para limpar as mãos lavadas antes de se servirem dos biscoitos de manteiga e de tomarem um café ou um chá, refastelaram-se nos grandes sofás da sala e percorreram as estantes dos livros, dos cds e dos dvds com os olhos e com os dedos, a ver se encontravam gostos em comum.
Moramos todos no mesmo prédio. E estamos sempre cá, mesmo que estejamos longe. Visitamo-nos vezes sem conta porque sabemos que nunca nos incomodamos uns aos outros. Trocamos impressões conforme a disponibilidade de cada um e raciocinamos à velocidade de cada qual (e ninguém se incomoda se outrem levar horas a transmitir um pensamento).
A blogosfera é assim. Permite-nos conhecer pessoas com as quais nunca nos cruzaríamos na nossa vida do dia-a-dia, criar afinidades com estranhos aos quais provavelmente nunca sorriríamos, soltar gargalhadas em conjunto sem trocar olhares e comovermo-nos sem o pudor de deixar escapar uma lágrima.

31 Comments:

Blogger patchouly said...

Bem verdadeiro... é isso mesmo que nos faz andar por aqui, nós que já não temos pachorra para chats mas que sabemos encontrar uma tecla num teclado.

Porém, uma dúvida me assola:

Essa do carteiro tem destinatário? :)

beijinhos

maio 10, 2006 11:55 da tarde  
Blogger Pitucha said...

No estado em que estou, foi a palavra "devagarinho" que me fez perceber qua não falavas dos West wing...
Vou dormir que amanhã tenho que estar pronta a entrar em actividade às 7h15...fully equiped.
Beijos

maio 11, 2006 12:00 da manhã  
Blogger Carlota said...

LOL, Patchouly!
(aqui está uma daquelas gargalhadas de que falei)
A sério que quando escrevi o texto a associação não me ocorreu, mas agora que falas nisso... terá sido um "acto falhado"?
:)

Pois, Pitucha, "devagarinho" não se aplica ao Presidente Bartlett e à sua fabulosa equipa.
Quanto a esses teus horários, no comments... :)

Beijolas aos dois.

maio 11, 2006 12:13 da manhã  
Blogger Carlota said...

E isso é algo quase impossível de nos acontecer fora daqui, não é Teresa?
Beijola.

maio 11, 2006 12:27 da manhã  
Blogger MJ said...

Ahahahah! Fantástico post, é a mais pura das realidades. Eu vim parar a esta coisa dos blogs por mero acaso e tornei-me viciada. Muito porque é bom poder chegar à janela e dizer o que nos apetece mas também porque ainda somos alguns os que convivem com os vizinhos do bairro :)
Beijinhos

maio 11, 2006 12:34 da manhã  
Blogger Sinapse said...

Huuumm, só devias ter-me avisado que isto de blogar arrasa com as horas de sono ...

;)))

Beijinhos blogosféricos,
Sinapse

maio 11, 2006 12:44 da manhã  
Blogger deep said...

Embora não tenha muita disponibilidade para me demorar e para conversas mais demoradas, não deixo de visitar os meus vizinhos, mesmo que de forma silenciosa.
Beijinhos e tem uma boa noite, vizinha.

maio 11, 2006 1:08 da manhã  
Blogger papoilasaltitante said...

O que eu tenho descoberto sobre outras pessoas com as quais jamais me cruzaria no mundo real...
Tem sido muito giro!!!
Adorei o post
Beijolas

maio 11, 2006 1:12 da manhã  
Blogger princesa said...

beijinhos então....

maio 11, 2006 1:13 da manhã  
Blogger pinky said...

lindo! que bela descrição! adorei, é isso mesmo o mundo da blogoesfera! especialmente dá-nos oportunidade de Lêr-mos expriências diferentes, vivências diferentes, de cruzarmo-nos com pessoas diferentes, é a globalização das ideias e das vivências.

maio 11, 2006 3:00 da manhã  
Blogger Carla Motah said...

É verdade, a blogosfera veio tornar o mundo numa aldea ainda mais global. Por isso, continuarei a espreitar e a entrar no teu lote sem cerimónias, ainda que nem sempre dê sinais disso.
Beijinhos.

maio 11, 2006 10:38 da manhã  
Blogger coccinella said...

Eu comecei o meu blogue como uma forma de terapia e fiquei completamente viciada... Um dia sem postar, já não é dia! Mas o melhor de tudo é receber, na minha caixa de comentários, palavras de força e de ânimo de pessoas que só conheço através da blogosfera.
Beijo

maio 11, 2006 11:18 da manhã  
Blogger sabine said...

Tenho vindo a postar mais raramente... Mas a comentar nao resisto.
É um prazer "conhecer-te", Carlota! ;)

maio 11, 2006 12:12 da tarde  
Blogger Out of Time said...

Gostei da analogia. Terei outras mas são devidas ao burgo onde moramos. Além dos vizinhos simpaticos temos tambem os "chatos" e convencidos e algumas vezes fica dificil manter uma boa conversa de "escada" sem ser mal intepretado. È que neste prédio tão supostamente igual há uns que julgam que têm a pent house.
O carteiro espero que seja o Brando, seria sempre um valor acrescentado.

maio 11, 2006 12:16 da tarde  
Blogger rafaela said...

Acho que muitos de nos já tinham pensado tudo isso que dizes, mas encontraste uma maneira lindissima de o dizer. Belo post.

**

maio 11, 2006 12:24 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Eis a Blogosfera!
Um abraço.

maio 11, 2006 12:54 da tarde  
Blogger Nilson Barcelli said...

Onde estão os biscoitos de manteiga, o café e o chá...?
Concordo contigo em absoluto. Eu não imaginava nada disso quando há quase 3 anos entrei para este mundo paralelo.
Eu, se passasse por ti, nunca te sorriria. Mas agora faço-o descaradamente. E brinco contigo e tu brincas comigo, por exemplo, o que é uma coisa maravilhosa.
Beijos querida amiga.

PS: obrigado por me avisares para ter cuidado com as feiticeiras...

maio 11, 2006 12:58 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

De facto, o teu post diz tudo... As relações pessoais podem estabelecer-se da forma mais variada!:)
E ainda bem que assim é!

maio 11, 2006 1:13 da tarde  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Que giro encontrar-te aqui!! e ja que vou bater ao teu lote, deixa-me apresentar-me. Sou A Elite, moro em França ha muitos anos, sou angolana, ja morei em Portugal durante 3. Tenho 19 anos e sou estudante. Adorei o teu post, super bonito e nada complicado de se ler.

Nao gosto mto de chegar e dizer "ola" so para dizer isso.

A blogosfera pode ser magica, encontramos gente fantastica.

E que giro tu na Belgica, pais que adoro e onde sempre dou um pulinho.

Moro em Montpellier,sabes aonde fica?
Beijoka grande!

maio 11, 2006 1:24 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Vizinha, como descreves bem o nosso prédio. Fantástico! Adorei, estavas meeeeeeesmo inspirada hoje.
Fico feliz por te encontrar na escada, principalmente quando temos tempo para os biscoitinhos. Beijinho

maio 11, 2006 2:37 da tarde  
Blogger Periférico said...

Estás a ver é bem melhor que andares a escrever crónicas em revistas ou jornais ;-)!

Beijos

maio 11, 2006 4:56 da tarde  
Blogger teresa.com said...

o teu ultimo paragrafo esta digno de uma citacao em qualquer jornal ou revista de referencia que escreva sobre a blogoesfera! Eu propria nao descreveria melhor o que sinto!
Ainda bem que me mudei para ca...
;)

maio 11, 2006 5:21 da tarde  
Blogger Pata said...

É verdade. Esta realidade tão recente na minha vida, também já faz intrinsecamente parte dela.
Eis a blogosfera.

maio 11, 2006 5:39 da tarde  
Blogger K'os said...

bem verdade


:)

maio 12, 2006 12:07 da manhã  
Blogger Unknown said...

Parabéns pela analogia! Está muito bem pensada e demonstrada!

Eu é que tenho sido uma mau vizinho, mas a organização da minha Queima tem-me roubado todo o tempo livre e ainda algum da escola... :-S

Bjs!

maio 12, 2006 10:37 da manhã  
Blogger Carlota said...

Obrigada, MJ. Uma pura realidade, mas romanceada... :)

Não te falei sobre isso, Sinapse?... Que falha imperdoável!
Mas pergunto a mim própria se terias feito algo de diferente, caso o tivesse dito. ;)

E o importante é que isso, ainda assim, não te tira a qualidade de boa vizinha, Deep!... :)

É um mundo paralelo completamente novo, Papoila. E pronto a ser descoberto!

Beijolas a todas.

maio 12, 2006 11:57 da manhã  
Blogger Carlota said...

Retribuo com beijolas, LxExpo!

Obrigada, Pinky!

Obrigada, Ana! E eu também quero continuar por aqui. Embora por vezes não tenha grande disponibilidade...

Estás à vontade, Carla. Tenho muito gosto em receber-te.

Beijolas.

maio 12, 2006 12:00 da tarde  
Blogger Carlota said...

Tens toda a razão, Coccinela. Chegar ao blog e ver que tivémos um monte de visitas que nos deixaram uns recadinhos é do melhor que há!

Eu também tenho muito gosto em "conhecer-te", Sabine!

Bem vindo ao Lote 5, Out of time!
Percebo o que queres dizer. Mas quanto ao Lote 5 propriamente dito, todos os vizinhos são simpáticos e excelentes companheiros de blogosfera! :)
Volta sempre!

Obrigada, Rafaela. Nem imaginas como o que dizes é um super-elogio para mim!... :)

Mais beijolas.

maio 12, 2006 12:09 da tarde  
Blogger Carlota said...

Nem mais, Armando. É como a vejo.

Não te preocupes, Nilson, que trago já mais biscoitos, café e chazinho.
Quanto aos sorrisos, toma lá mais um :)!

São relações bastante reconfortantes, eu diria, A lice. :)

Bem vinda ao Lote 5, Elite!
Sim, sei perfeitamente onde fica Montpelier. À beira-mar, que sortuda!

Há dias assim inspirados, 125 Azul. E gostaste dos biscoitos? Fui eu que fiz...

Sim, Periférico. Estou a ver e continuo a gostar. :)

Muito obrigada, Boleia! Eu também fico satisfeita por ter-te como vizinha. Tão longe e tão perto.

Adorei o comentário, Laura! É exactamente essa a minha visão das coisas.

Uma filhinha menos barulhenta do que a T. ou a L., não é Pata?... E que se pode deixar esquecida por uns tempos, se necessário, o que já não pode acontecer com as outras duas.... ;)

Uma verdade com umas mentirinhas à mistura, mas que não deixam de fazer parte da realidade, Um outro olhar... :)

Muito obrigada, Restaurador.
Quanto ao facto de teres sido mau vizinho, não concordo, de todo! É suposto cada um andar à velocidade que quer ou pode.
E eu sei da "queima" (li no teu blog ou na Cidadela, ou em ambos - agora já não me lembro!)

Beijolas a todos!

maio 12, 2006 12:23 da tarde  
Blogger NoKas said...

é tmbém um privilégio ter vizinhos como tu! bjokas!

maio 12, 2006 7:36 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ó Nocas, obrigada! O sentimento é recíproco. :)
Beijolas.

maio 12, 2006 7:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home