quarta-feira, maio 03, 2006

Um pouco mais do mesmo


Toda a gente sabe que um dos temas de conversa mais recorrente entre mulheres é o das suas empregadas domésticas. Sobre o que fazem bem e mal, sobre quanto ganham, sobre os estragos que já causaram e por aí fora. Eu própria já aqui abordei o assunto "empregada doméstica" umas quantas vezes, tendo a última ocorrido na semana passada. As referências anteriores são um pouco mais antigas, uma a propósito da habilidade que a minha empregada tem para lidar com o alarme da minha casa e a outra acerca de um dos muitos recados escritos quase indecifráveis que ela me deixa.
Ainda sobre o mesmo assunto, descobri hoje, quando tentava dar uma vista de olhos aos jornais dos últimos dias, que a Maria Filomena Mónica também divulgou alguns pormenores acerca das suas empregadas domésticas, no texto em que escreveu na última Pública.
Tenho de confessar que durante os últimos anos - por um motivo palerma que me envergonha divulgar - tive uma séria aversão à Maria Filomena Mónica e aos textos que escrevia, ao ponto de deixar de os ler.
Quis porém o destino despertar-me uma certa curiosidade em relação ao último livro por ela publicado (Bilhete de identidade), sobretudo por causa da polémica que o mesmo causou.
Lido o livro de quase uma assentada - devido à leveza da escrita e aos saltos feitos nas partes menos interessantes -, o balanço até foi positivo. O livro tem o seu interesse, sobretudo como "documento de época". Mas fiquei com a sensação de que qualquer pessoa que saiba escrever poderia, com jeitinho, fazer o mesmo.
Na mesma senda do livro, a Maria Filomena Mónica descreve sucintamente, no artigo publicado na última Pública, a história que teve com as suas duas empregadas domésticas, Celeste e Teresa, por esta ordem. Salpicado o artigo com um ou dois factos históricos, para dar ambiente, e uma referência ao “laço monetário” de Karl Marx, piscando o olho à sua cultura geral, a autora vai largando balelas à esquerda e à direita, tal como o fazem muitos dos blogs que por aí se encontram, este incluído. Mas consegue superar-se a si própria quando diz, e passo a citar “As relações entre uma patroa, especialmente se de esquerda, e uma empregada doméstica são complexas. Algures entre a Celeste e a Teresa comecei a ter dúvidas sobre a justiça de um arranjo que, se me permitia levar uma vida "emancipada", mantinha outra mulher enclausurada num trabalho deplorável.
E eu pergunto, face a isto, se alguém está disposto a pagar-me para escrever as minhas bacoquices num jornal ou se devo continuar a fazê-lo somente por aqui…

18 Comments:

Blogger Sinapse said...

Brilhante!

Não podem pagar-te para escreveres por aqui mesmo??!

É que eu, como sabes, não leio jornais ...


Beijos,
Sinapse

maio 03, 2006 8:09 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Se te pagarem um preço justo, porque não?
Beijos

maio 03, 2006 9:09 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Carlota
Estou aqui a matar a cabeça e a tentar estabelecer uma relação entre o teu comentador lá em cima e o teu post. Mas não vou lá. Estou a começar a sentir-me um destituído. Uma ruína mental...
beijolas
:)

maio 03, 2006 9:14 da tarde  
Blogger papoilasaltitante said...

LOLOOOOOOOOOOL para o comentário do Espumante!!Bom ...
Quanto ao facto de se houver alguém disposto a pagar-te para dizeres "estas bocoquices" num jornal...pede muito!!
Há gente neste país tão bem paga para dizer bacoquices muito maiores!!! Pede muito pois é isso que vales!!
Beijão

maio 03, 2006 9:37 da tarde  
Blogger Carlota said...

Sinapse, Pitucha e Papoila, não acredito que alguém estivesse interessado em pagar por isto. Daí o meu espanto por haver quem seja pago por escrever algo semelhante...

O objecto do teu comentário, Espumante, dissipou-se.
Não consigo é perceber porquê...

Beijolas a todos.

maio 03, 2006 10:25 da tarde  
Blogger patchouly said...

Mais uma vez a Filomena Mónica carlota? Não gosto dessa senhora.

Já deste blog gosto. Importas-te de continuá-lo, de preferência de borla?

Muito agradecido.

maio 03, 2006 10:55 da tarde  
Blogger Carlota said...

Eu já tinha falado dela antes?...
Não me recordo de tal...

Quanto à pergunta, a resposta é, obviamente: não me importo nada, Patchouly. Com muito gosto!

Beijola.

maio 03, 2006 11:44 da tarde  
Blogger sabine said...

Carlota:
Gostei do livro da Maria Filomena Monica.
Já em relação ao artigo que referes: parece que está na moda -entre opinionmakers e escritores dde blogues quer da esquerda quer da direita - dizer anormalidades como essa que citas ou esta: http://geracao-rasca.blogspot.com/2006/04/se-conduzir-no-oua-o-convidado-do.html - isto para dar um exemplo de gente de esquerda.
Quanto a ti: ha certos textos que merecem receber recompensa monetaria, de facto...

maio 04, 2006 12:27 da manhã  
Blogger K'os said...

se te pagarem um preço justo acho que sim
agora gostaria bem mais de te ver a escrever e a seres paga para outro tipo de artigo ...daqueles que só tu sabes escrever

:)

maio 04, 2006 12:32 da manhã  
Blogger Carla Motah said...

Por mim deves continuar a fazê-lo aqui. É bem mais autêntico e descomprometido. No entanto, se surgir o convite, não te esqueças de avisar o pessoal.
Beijinhos

maio 04, 2006 10:22 da manhã  
Blogger Carlota said...

Sabine, eu também gostei do livro. Já relativamente ao artigo, a conversa é outra.
Pelo que dizes, deve ser um virus que anda por aí. :)

Obrigada, Um Outro Olhar!:)

Ana e Carla, não decidi coisíssima nenhuma, nem ando perto de escrever noutro lado que não aqui! Só me pus a divagar...

Beijolas a todas!

maio 04, 2006 10:36 da manhã  
Blogger 125_azul said...

Pagamos e escreves aqui mesmo, ou isso será enclausurar-te num trabalho deploravel?
Ele há cada uma!!!

maio 04, 2006 10:50 da manhã  
Blogger rafaela said...

Carlota a Maria Filomena é um bocadinho pro tonta, quer-me a mim parecer, ainda li um ou dois artigos dela pra publica e foi só, por isso não estou a falar com grande conhecimento de causa, mas a impressão que tenho é que ela é tonta e que realmente tu podias escrever pra publica =P
**

maio 04, 2006 11:10 da manhã  
Blogger Mónica Lice said...

Acho muito bem que escrevas!:) E nós ficamos à espera de ter o jornal na mão para te poder ler!:)

Até lá, vou-me deliciando com o blog!:)

maio 04, 2006 2:12 da tarde  
Blogger Periférico said...

Eu prefiro ler-te aqui livre encargos e de modas "jornaleiras" ;-)

Beijos

maio 04, 2006 4:28 da tarde  
Blogger Carlota said...

São tiradas deploravelmente enclausurantes, 125 Azul...

Rafaela, se ela é um bocadinho tonta e escreve para a Pública e se eu podia escrever para a Pública, quer dizer que eu também poderia ser um bocadinho tonta ou que achas que já o sou? ;)

Está descansada, A lice, que é só com o blog que poderás contar!

Eu também, Periférico! :)

Beijolas a todos.

maio 04, 2006 5:11 da tarde  
Blogger rafaela said...

Carlota ela é um bocadinho tonta e mesmo assim escreve para a publica, então tu que não es tonta de todo podias escrever pro deixa cá ver pro Daily Mirror.

=)

maio 05, 2006 11:34 da manhã  
Blogger Carlota said...

Ui, mas isso de escrever em inglês seria MUITO MAIS DÍFICL! :)

Beijola

maio 05, 2006 12:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home