sábado, junho 03, 2006

As partículas da matéria

Na sequência de um post de anteontem, e inspirada por um comentário do Patchouly, decidi aprofundar o tema "ainda bem que não tenho em casa uma miúda de quatro anos a quem explicar as vantagens de crescer e de ser mãe".
Para que o trabalho fique bem feito, vou explicar em detalhe algumas vantagens materiais, até às partículas. As vantagens não materiais ficam de fora, pois se as incluísse corria o risco de tornar isto numa grande lamechice, que eu nestas coisas sou muito do género emocional.

Vantagem número um: guiar um carro


É maravilhoso! Mão esquerda ora no volante, ora na manette das mudanças. Mão direita a passar garrafas de água, lenços de papel, biscoitos ou livros para o Migas no banco de trás. Isto quando a mão direita não viaja tout court no banco de trás, porque temos de ir de mão dada, favorecendo assim a distensão de todos os músculos que vão desde o pescoço até à ponta dos dedos.
Olho esquerdo na estrada e olho direito no espelho retrovisor interior, o que é sempre mais fácil de fazer quando se é estrábico, mas não é impossível quando se o não é. Pormenor sem importância: o retrovisor em questão não mostra os carros que vêm atrás, mas sim o espécime que vai na cadeira de criança. Resultado do meu estrabismo imperfeito: atropelamento de um polícia numa passadeira (esta do atropelamento é uma estreia mundial, que nem nunca contei ao Chefe – agora é que vou tirar a prova dos nove e ver se ele lê ou não o blog…)
Chegada à primeira porta da garagem de casa – que se abre automaticamente – o rádio já nem se ouve por causa dos insistentes Quero sair! Tiras-me o cinto? Paragem para abrir a segunda porta da garagem. Entrada no carro seguida de insistentes puxões de cabelos: é a velha história do Ó mãe, tu depois vens buscar-me a ralhar e eu sou um coelhinho com medo, está bem? (Nem sei se vale a pena explicar. São rituais como tantos outros, de que posso dar o exemplo da história que tive de aturar durante meses a fio todos os dias depois do banho, que ele era um gato numa caixa (a toalha de banho), que eu devia abrir e dizer Oh, um gatinho pequenino!... Era mesmo isto que eu queria!)

Vantagem número dois: ter um computador

Genial! Agora que temos um portátil posso criar um blog e ter o computador sempre aqui a jeito, mesmo enquanto faço o jantar, para ler o jornal e coisas assim giras!...
– o meu pensamento não pára. Bem… na realidade, pára…

- Ó mãe, podes vir sentar-te ao meu lado?
- Mas, Migas, tu estás a ver as Super Nanás (Powerpuff Girls ) e sabes que eu não gosto disso, o que é que eu vou para aí fazer?
- Ó mãe, só um cadinho… Sachavor!...


- Olha, é o blog da mamã!
- Sim, é o blog da mamã…
- Ó mãe, posso escrever no comptadore?...
- Agora não, Migas, deixa a mãe escrever aqui uma coisa!...
- Ó mãe, só um cadinho… Sachavor!...


- Olha, é o blog da mamã!
- Sim, é o blog da mamã…
- Ó mãe, posso ver os CBeeBees?
- Agora não, Migas. Porque é que não vais brincar com os teus brinquedos?... Mais tarde vemos os CBeeBees.
- Ó mãe, só um cadinho… Sachavor!...


Vantagem número três: ler livros com histórias bonitas


Se me dão licença, posso lançar uma gargalhadinha irritante?...
Nos últimos quatro anos, devo ter lido cerca de cinco livros… e, para conseguir acabá-los, tive de passar várias horas na esteticista, cujo gabinete considero o meu local de leitura favorito (por ser o único que me permite, de facto, LER).

Vantagem número quatro: jogar jogos de vídeo


Pois. Ainda ontem, quando descobri que afinal tínhamos lá em casa um dos meus jogos favoritos de sempre, foi este o ruído de fundo, cada vez que perdia ou mudava de nível: Podemos jogar outro? Podemos jogar outro? Podemos jogar outro?...
Vantagem número cinco: a verdadeira vantagem
Podemos mandar os miúdos para a cama e, depois então, dar uma volta de carro, escrever no blog, ler um bocado ou jogar um joguito em paz e siêncio.
Need I say more?

11 Comments:

Blogger Araj said...

Realmente é só vantagens...
O Migas é um sortudo por ter uma mão babada... que o adora.
Bom fim-de-semana

junho 03, 2006 1:14 da manhã  
Blogger Carlota said...

É o que todas as crianças têm direito a ter, Araj... :)
Beijola e um bom fim-de-semana para ti também!

junho 03, 2006 1:26 da manhã  
Blogger patchouly said...

Numa palavra: hilariante :D

Fartei-me de rir. O que foi arriscado, uma vez que a minha criança dorme no momento em que escrevo o comentário e não a quero acordar; é que de facto o teu útimo ponto encerra uma verdade insofismável: todos os pais têm um carinho especial pelos filhos quando estes estão a dormir!

Em boa hora involuntáriamente te inspirei este post!
beijinhos

junho 03, 2006 3:02 da manhã  
Blogger K'os said...

não precisas de dizer mais


conseguiste-me fazer rir por várias vezes
...
é uma autêntica "ginástica" quando não dormem, quando dormem ficam com ar mais angelical e calmo..
quer dizer alguns ...
o sonanbulismo lá volta a pôr uma certa "ginástica" em horas menos próprias nalguns...



está execelente


:)

junho 03, 2006 12:48 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Mas ele é tão sedutor (só um cadinho) e educado (sachavor!! Estás a fazer um grande trabalho com esse miúdo; compensa o estrabismo e a distensões musculares! Esqueceste, ou tens que manter o alto nível do teu lote: nunca mais (ou até 2036, pelo menos) poder ir ao WC sem ser interrompida...
grata pelas instruções para o link: não és a primeira a tentar, e até já houve UMA vez que correu bem... ,mas eu é mais bolos!

junho 03, 2006 8:54 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Fartei-me de rir com este post!:))

Um beijinho ao Migas e à mãe do Migas!:)

junho 04, 2006 12:26 da tarde  
Blogger rafaela said...

Se calhar vou ser processada por isso, mas essa parte de mandar os miudos para a cama não é das melhores coisas da maternidade?

LoL

junho 05, 2006 11:41 da manhã  
Blogger Pitucha said...

As alegrias da maternidade...
Já por várias vezes agradecia à minha mãe não me ter afigado em pequenina...
Beijos

junho 05, 2006 10:07 da tarde  
Blogger Carlota said...

Patchouly, musa inspiradora, ainda bem que gostaste. A mim, por acaso, deu-me imenso gosto escrever este texto!

É muita ginástica é, Um outro olhar! Se ao menos fizesse emagrecer, eu importar-me-ia menos... :)

Tens razão, 125 Azul, este Migas é um verdadeiros charmeur.
Por acaso, esqueci-me das idas ao WC, é verdade... mas se calhar ia ser demasiado intimista... :D

Eu também, A lice, enquanto escrevia! :)

Eu não te processo, Rafaela. Acho que tens razão!

É uma verdadeira alegria, sim, Pitucha. A tua mãe é uma santa, de certeza, que tu deves ter sido fresca!/// :D

Beijolas a todos.

junho 06, 2006 12:18 da tarde  
Blogger greentea said...

conheci todas essas cenas também...
lembro-me de ter comprado um video porque "agora, a segiuir ao parto ia ficar mais tempo em casa e depois não podiamos ir ao cinema... só foi utilizado quando a criancinha começou a ver filmes infantis

"Multifunções" - nunca mais deixaremos de o ser - na condução , na cozinha, à mesa, na cama e na casa de banho. Ah! ao telefone tb, qd estamos a atender alguém especial, um cliente, uma pessoa respeitável e ela , a tal criancinha, aparece aos berros : mãe limpa-me o rabooooo, fiz c´có!!

junho 12, 2006 10:48 da manhã  
Blogger Carlota said...

É verdade, GreenTea, multifunções é o termo.
E ao telefone... Oh! É mesmo isso! Conseguem ser do mais inconveniente nos piores momentos... Acho que é defeito de fabrico! :D
Beijola.

junho 12, 2006 11:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home