quarta-feira, novembro 29, 2006

Petra no Maravilh'Arte 21



Petra, Jordânia

Aretas IV (9 a.C. a 40 d.C.). Peritos no domínio da hidráulica, os nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores. Actualmente, os túmulos reais de Petra, para além da fachada de templo helénico, com 42 metros de altura, do mosteiro de El-Deir, constituem exemplos impressionantes da cultura do Oriente Médio. (Este texto foi retirado daqui)

Aqui ficam algumas impressões blogosféricas acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.

No Escrita em Dia, Carlos Narciso conta:

É difícil dizer o que senti quando vi aquela cidade esculpida na pedra pelos homens, vento e água. Como se pode fazer uma coisa tão espantosa como aquela?
Dizem os canhenhos que chegaram a viver ali 50 mil pessoas. A cidade existe desde o século V a.C., mas há ali perto vestígios de ocupação humana da Idade da Pedra. Hoje é um deserto, mas lindo de morrer.
Dizem os mesmos canhenhos que a desertificação humana ficou a dever-se ao desvio das caravanas de comerciantes que passaram a optar por outra rota e deixaram de passar por ali. A mim parece-me que terá havido outro motivo, que estará ligado com mudanças climáticas ou, pelo menos, com o desaparecimento de água. Petra foi um sítio com muita água, basta olhar para aquelas pedras… e, hoje, não tem uma gota.

N'As Boas, A.M. relata:

Da cidade de Petra gosto especialmente da ideia de ela ter sido esculpida dentro de um rochedo. Imagino a trabalheira e acredito que muitas devem ter sido as vidas humanas perdidas na construção deste monumento. É para mim um dos maiores monumentos da humanidade, principalmente se imaginarmos a tecnologia existente nessa altura.


E no Saí para dar uma volta, Fred Mourão descreve:

Ontem, enquanto caminhava por Petra, acabei convidado para um chá por uma jovem beduína que junto com a mãe vendia artesanato. Ela falava inglês fluente, aprendido em contato com os turistas, e se virava perfeitamente bem em várias outras línguas. Falamos sobre os hábitos do seu povo, sobre sua cultura, sobre como e quando se casam, filhos e fiquei sabendo que os homens podem ter até quatro esposas, sendo que todas tem que receber a mesma atenção e ter a mesma qualidade de vida, ou seja, o homem para ter mais de uma mulher tem que sustentar todas da mesma maneira.

Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estou sempre a aprender :)

novembro 30, 2006 12:09 da manhã  
Blogger Ana said...

Amava ir a Petra!
Beijinhos,
Margot

novembro 30, 2006 11:12 da manhã  
Blogger Sinapse said...

Para chegar à cidade antiga de Petra, há que atravessar montanhas. Literalmente! A montanha está rasgada por um desfiladeiro que serpenteia 1 km e meio até desembocar na cidade antiga. É nessa desembocadura que se sucedem e ecoam aaaaah's e oooooh's comocionados - são as emoções de todos aqueles que passam a frincha final e se deparam com a monumentalidade e grandeza dessa cidade escavada nas montanhas. Inesperada. Secreta. Esquecida e redescoberta.

Entrar em Petra é entrar no passado. Emoções desconhecidas tomam-nos de assalto, como se a história que nos envolve em Petra encontrasse forma de nos falar, de se mostrar.
Mas Petra não é só história. As montanhas, para quem tiver a coragem e as forças para as escalar, oferecem paisagens grandiosas e esmagadoras. Oferecem também um silêncio e uma imensidão que nos renovam e energizam de cada vez que os recordamos.

Vale a pena ir à Jordânia e visitar Petra! No doubt!

novembro 30, 2006 7:23 da tarde  
Blogger Carlota said...

Eu também aprendi imenso com estas pesquisas, Boleia!

Eu também gostava imenso de lá ir, Margot. Esta foi uma das candicatas que mais interesse me despertou!

Devias ter feito um post sobre Petra, Sinapse. Cadê as fotos?

Beijolas às três.

dezembro 01, 2006 9:14 da manhã  
Blogger Sinapse said...

... infelizmente, não estão digitalizadas ... :((
... e o post já tinha sido começado, mas ficou-se pelo draft ... pode ser que saia, pode ser que não ...


Beijinhos, até logo!
Sinapse

dezembro 01, 2006 10:26 da manhã  
Blogger Xixao said...

nunca visitei nada que me deslumbrasse tanto como Petra!

dezembro 01, 2006 3:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home