Dez simples passos para o fascismo
Fazendo jus ao prémio a que se refere o post que precede este, não posso deixar de linkar um artigo da autoria da escritora Naomi Wolf, publicado esta semana no Guardian Unlimited.
Eu sei que é um texto enoooorme, mas aproveitem o fim-de-semana para tentar lê-lo. É grave o que se passa nos Estados Unidos e isto diz-nos respeito a nós também, quer queiramos, quer não.
O artigo retrata algumas vergonhas nacionais daquele país, mas aborda também uma situação que é uma vergonha internacional, da qual somos todos cúmplices: Guantanamo. Eu, pelo menos, sinto-me chocada por ninguém na Europa levantar a voz bem alto relativamente ao que se passa naquela ilha de Cuba. Tenho a certeza de que se tratasse de um qualquer miserável país asiático ou sul-americano, várias organizações internacionais e associações de países já estariam a arrotar sanções a torto e a direito. Pensem nisso.
11 Comments:
Tens toda a razão! É o que dá ser grande e poderoso...e sem contrapeso! Sabes que às vezes tenho saudades da URSS? Alguém que lhes fizessem medo que a UE ainda tem muito a crescer.
Beijos
A Europa continua pequenina, distraída, a olhar para o seu umbigo, e a pensar que estando debaixo de um grande chapéu-de-chuva certamente não se molhará...
Pura ilusão.
Xis preocupados
Tens razão no teu ponto de vista. O problema é que a Europa ainda está a olhar mais para dentro do que para fora... E vão continuar a passar-se coisas em que os EUA vão continuar a ser reis e senhores e fazer as suas atrocidades e ninguém se vai sequer aperceber ou fazer algo!
Este comentário foi removido pelo autor.
Tendo a concordar, no geral, com as ideias que expõe o Espumante. Pode não ser tudo, tim-tim-por-tim-tim, mas no geral ...
...
Os EUA estão cobertos de defeitos, que estão! ... mas quase prefiro o pão-pão-queijo-queijo dos EUA, do que a sonsice da Europa ...
E mais não digo ... é que já tinha escrito um autêntico testamento versando sobre Burma, diálogos construtivos, interesses económicos, e etc e etc e etc ... e perdi o comentário! ora bolas!!
...
Beijinhos,
bom fim-de-semana!
Sinapse
Se calhar o A.pacheco concorda com a minha teoria de que tens um lado político que se manifesta subtilmente ...
Pitucha, é verdade que é uma luta desigual. E é verdade que percebi o que quiseste dizer antes de teres escrito esse magnífico post. Mas ainda bem que o escreveste!
Eu acho que a Europa já se molhou, Teófilo!
É óbvio que não estamos de acordo, Espumante. Nada mesmo.
Posso ceder quanto a algumas coisas, mas no que respeita a Guantanamo, não. Não encaro Guantanamo como uma fatalidade à qual tenhamos de nos resignar. Nisso, estou com a Ana Gomes (e nunca pensei que alguma vez iria escrever isto... :)
Parece, então, Sinapse, que não estamos no mesmo comprimento de onda... :S
LOL, Luis! Ultimamente só tens aparecido para dizer isso! :)
(Quem é o A. Pacheco?)
Beijolas a todos.
Desculpa, Wednesday, passei o teu comentário... :S
Temo que tenhas razão quanto ao futuro. É daqueles casos em que temos pena de termos razão, não é?
Beijola.
... talvez eu não me tenha explicado bem ... eu também Não encaro Guantanamo como uma fatalidade à qual tenhamos de nos resignar ... Nisso, Carlota, estamos na mesma onda ...
... mas realmente não partilho do choque/surpresa que expressas nesta frase:
Eu, pelo menos, sinto-me chocada por ninguém na Europa levantar a voz bem alto relativamente ao que se passa naquela ilha de Cuba ... isto a mim não me choca/surpreende ... é que a Europa não levanta a voz para tantas outras situações similares!! ... e é nesse ponto, especificamente, que partilho de algumas das tiradas do Espumante ...
Desculpa ter retirado o meu comentario anterior mas confesso que nao esperava que o mesmo suscitasse algumas reacçoes como vim a notar. So um pormenor. A questao da Uniao Sovietica foi entendida por mim, estouvadamente, eu sei, como se do proprio conteudo do teu post se tratasse. Afinal nao era, dei tarde por ela e peço-te desculpa.
Beijola
Não é necessário pedir desculpas, Espumante. Somos livres de escrever, de riscar, de apagar, de reescrever...
Só é pena termos alguns ficado a escrever p'ró boneco... ;)
Beijola.
Enviar um comentário
<< Home