segunda-feira, novembro 19, 2007

Os amigos da Ginjinha


Sinceramente, não percebo por que motivo meia-blogosfera ficou chocada com o encerramento da Ginjinha do Rossio.

Se todos tivessem uma real noção acerca da falta de condições de higiene que impera em certos estabelecimentos e das habilidades que se fazem com a conservação e venda de determinados alimentos, acho que a história seria outra.

Eu tento não pensar muito nisso, senão ainda me candidatava a passar o resto da minha vida de barriga encostada ao fogão, nunca mais me atrevendo a sair para comer fora. Mas, de vez em quando, lá me lembro de um amigo que, vindo dos lavabos enquanto jantávamos num afamado restaurante português em Bruxelas, nos informou que tinha acabado de ver o cozinheiro sair da casa-de-banho sem lavar as mãos. Escusado será dizer que nunca mais lá voltei a pôr os pés...

31 Comments:

Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Este comentário foi removido pelo autor.

novembro 19, 2007 3:36 da tarde  
Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Sinceramente, também não percebo. Em estabelecimentos de restauração nada me surpreende. Nunca sabemos o que está por trás do balcão, literalmente! ;)

novembro 19, 2007 3:36 da tarde  
Blogger Unknown said...

sinceramente, o melhor e nao pensar.
Como diz o diatdo, o que nao mata engorda.
Beijos

novembro 19, 2007 4:34 da tarde  
Blogger Carlota said...

É verdade, Aisling, é um verdadeiro mistério...

Bem, Melões, antes morrer que engordar!!!
;)

Beijolas aos dois.

novembro 19, 2007 4:43 da tarde  
Blogger Unknown said...

pois, esqueci-me que as mulheres tem essas teorias
Beijos

novembro 19, 2007 5:03 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Este comentário foi removido pelo autor.

novembro 19, 2007 6:26 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Tens razão. Mas technically only. Porque a Ginginha, juntamente com a Tendinha e, num passado mais recente, o Pirata, são instituições nacionais.
(era o que me faltava, lá por não andar assíduo na blogoesfera não vir discordar um bocadinho de ti, mesmo se a discórdia agora se tem de limitar a menos 10 kg que mandaste à vida não não sei de quem...
Beijola
:)

novembro 19, 2007 6:29 da tarde  
Blogger MJ said...

A Ginginha do Rossio fechou???Oh :(
Em tou com o Melões Melodia, o que não mata engorda! É como esta coisa das castanhas assadas terem que ter um saco próprio. Ok, é verdade que se formos a ver o q se passava com as listas telefónicas era nojento mas... nunca ninguém morreu!

novembro 19, 2007 7:01 da tarde  
Blogger Skyman said...

Que novidade triste. Embora já não viva em Lisboa à muitos anos, ainda é a minha cidade e faz-me pena que esses pequenos estabelecimentos, que tornavam Lisboa tão tipica, tenham vindo a fechar sucessivamente.
bjs

novembro 19, 2007 9:37 da tarde  
Blogger Sinapse said...

... também temos aqueles que usam luvinhas para servir o pãozinho e o fiambre, tudo muito na ordem e limpinho, não é? ... mas depois vão com as mesmas luvinhas à caixa registar e dar o troco, tome lá esta nota sebosa e estas moedas sebentas ... e voltam ao balcão, e aí vai fatia de fiambre e pãozinho fresco ...
OK, temos de reconhecer que pelo menos numa coisa as luvas são úteis ... é que não deve dar muito jeito catotar o nariz com as luvas! valha-nos ao menos isso!

Mas, na verdade, e como bem diz a MJ, nunca ninguém morreu disso! Pois! ... que raio de história é essa de virem mexer na santa tradição das castanhas??!? até eu, nojentinha que sou, quero que deixem as castanhas em paz! mas agora querem 'normalizar' os vendedores de castanhas, é?!
Irra!

novembro 20, 2007 2:02 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Espero não enervar ninguém, mas no que toca à Ginginha, tanto se me dá como se me deu!
Beijos

novembro 20, 2007 8:48 da manhã  
Blogger 125_azul said...

Olha, eu cá estou como a Pitucha, sinceramente! Agora os tais 10 kg... isso sim, já me preocupa! Onde tinhas tu 10kg a mais para mandar à vida? Ai, ai, ai!!!
Beijinhos, boa semana

novembro 20, 2007 10:00 da manhã  
Blogger Carlota said...

Melões, Melões, que andas distraído! ;)

Bem, digamos, Espumante, que neste caso me satisfaz ter tecnicamente razão! :)

Ninguém morreu, ainda, MJ! :)

Valores mais altos se levantam, Skyman!

Essa das luvinhas p'ra tudo também tem que se lhe diga, Sinapse. Sobretudo depois daquela história do assaltante que, depois de despido, ainda tinha as notas roubadas com ele. Adivinha onde! :S

A mim não me enervas nada, Pitucha. Aliás, partilho a tua indiferença!

Os 10 kgs estavam bem à vista, Azulinha, asseguro-te! :))
Já pensaste se não estarás a precisar de óculos??? :D

Beijolas a todos.

novembro 20, 2007 10:51 da manhã  
Blogger MRP said...

Felizes os que nao se dao conta da enormidade que é fechar a Ginjinha do Rossio, pois deles será o Reino dos Céus (MRP 1:1) ;)

novembro 20, 2007 11:39 da manhã  
Blogger NoKas said...

Em BXL a maior parte das padarias, doçarias, cafés, restaurantes e afins fecharia se os critérios de higiéne, saúde e segurança fossem verdadeiramente aplicados. Desde aceitarem dinheiro com a mão e depois mexer no pão... alguns até usam luvas para mexer na comida, mas aceitam o dinheirinho sem as tirarem... O chão frequentemente pegajoso, os cães que andam por toda a parte, o pó acumulado aos cantos dos bares, as casas de banho nojentas... Até nos comboios e autocarros há baratas... Mil vezes a Ginjinha!!! Eu sou amiga da Ginjinha!!!

novembro 20, 2007 12:34 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Há duas razões nesta caixa de comentários que me fazem voltar. Uma é congratular-me pelo facto de que ainda há quem esteja de alma e coração com a Ginginha, como a Nokas e o ou a mrp (fui coscuvilhar mas a página dele/a diz que cannot be found e eu nestas coisas sou muito cordato, se não pode, não pode, fica-se assim...)
A outra razão terá a ver com um inesperado enriquecimento do verbo, que é o que acontece quando se lê uma gaija do Norte como a Sinapse. É que se alguma vez eu ouvisse o termo catotar o nariz noutra pessoa que não fosse do Porto eu poderia imaginar tudo menos aquilo que catotar realmente é.
Vivas, assim, para a Nokas, a/o mrp e para a catotante Sinapse.
beijolas
:)

novembro 20, 2007 1:34 da tarde  
Blogger Carlota said...

MRP, acho que esse comentário poderia dar início a uma bela série no teu blog! :)

Tens toda a razão relativamente aos estabelecimentos bruxelenses, Nokas. Mas devias ser igualmente exigente com os portugueses. A saudade da terra-mãe está a toldar-te o raciocínio! :)

Eu diria, Espumante, que, efectivamente, há três razões e que fiquei muito sentida por te teres esquecido de uma delas, que é a que respeita a esta caixa de comentários estar no MEU blog... Sniff!
O MRP é do género masculino. Não percebo como é que o blog dele não te apareceu...
E esse comentário à Sinapse, de facto, está bem colocado. Eu também estive tentada a meter-me com ela, mas depois lá vinhas tu dizer que isto estava novamente a deixar de ser um blog de familia! ;))

Beijolas aos três.

novembro 20, 2007 2:02 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Catotar foi inventado por moi-même! ... para abreviar a nortenha expressão que diz tirar catotas do nariz!

Bem sei que catotas, a sul do Mondego, quer dizer outra coisa ...
Seja como for ... catota não vem no dicionário, nem para um dos significados nem para o outro.
E expliquem-me porque é que faria mais sentido dizer tirar macacos do nariz!? hum?

;))

novembro 20, 2007 3:53 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Ó Sinapse e com licença da Carlota que o blog é dela. Cá para mim, é mais burrié. Nem catota, nem macaco. Burrié, é que é. Ou, macaco só há um, o burrié e mais nenhum.

E depois de ter contribuído decisivamente (e pro bono)de novo para a elevação do nível dete blog de família vou ali catotar qualquer coisa que me está a incomodar e ver se faço um postinho qualquer enquanto estou no escritório porque (xiça, ia a dizer que é para isso que me pagam, mas não é...)
beijolas a todas menos para o mrp que agora, sim, sei que é gaijo. Não fosse a Carlota e o homem ainda levava um beijinho, carago!

novembro 20, 2007 4:16 da tarde  
Blogger MRP said...

eh lá! o mrp nao levava beijola nenhuma quisto aqui nao é como se queira. já nao me bastavam o raio dos franceses e espanhois, que tem a mania que de me enfiar com uma beijoca cada vez que estao felizes e me apanham distraido, agora vem tambem portugueses a querer fazer o mesmo....isto aqui somos homens, pá!

mas afinal qual é o outro significado de catotas?

novembro 20, 2007 4:31 da tarde  
Blogger Sinapse said...

@MRP: ai isso num sei, pregunta aos mouros ...


@Espumante: E burrié ... num me cumbence ...


Beijinhos pr'ós rapazes, e uma beijola pr'á Carlota!
Sinapse

novembro 20, 2007 6:07 da tarde  
Blogger NoKas said...

Mas podiam dar uma segunda oportunidade à ginginha! Não me parece que os tipos que vendem cachorros quentes ao pé dos estádios de futebol sejam muito melhores. Devia ser criada uma comissão de limpeza em solideriedade à Ginja! E todos os dias um fã iria lá lavar o chãozinho!

novembro 20, 2007 7:03 da tarde  
Blogger Carlota said...

Ah, é disto que eu gosto: uma boa utilização de uma caixa de comentários!!!... Assim, vale a pena!

Agora eu não sei é quem é que vai explicar ao MRP no que consistem as catotas!... É que não estamos a falar de uma coisa ao alcance de uma senhora, não é?... :))
E será que não havia disso nos Olivais?... :)) Se ninguém se chegar à frente, MRP, vou ter que te convidar para um café lá em casa e pôr o Chefe a ter uma conversinha contigo... LOL!

Ah! E, Nokas, eu acho que a ASAE também devia encerrar as roulotes de cachorros quentes, febrinhas e afins. E, se possível, já agora, os estádios de futebol! :)

Beijolas a todos.

novembro 21, 2007 9:41 da manhã  
Blogger Luísa Silva said...

Nestas coisas nem tanto ao mar nem tanto à terra. No meu tempo de faculdade o cozinheiro fritava os pasteis de bacalhau com o cigarro ao canto da boca. Quanta beata deve ter caído naquele óleo. E não é que todos nos lambiamos pelos pastelinhos? Se hoje visse isto num restaurante teria fugido não sem antes preencher o livro de reclamações. Há que ter alguma contenção no exercício da autoridade e a ASAE quer mesmo mostrar trabalho. As bebidas alcoólicas são dos produtos que menos problemas apresentam a nível de higiene e não seria por beber uma pinguinha menos asseada que o gato iria às filhoses. Os franceses compram a baguete e transportam-na como Deus sabe e ninguém os critica, é até um ex-libris. Formação dos profissionais de restauração é preciso mas deixem lá ficar qualquer coisinha menos asséptica para nos ajudar a manter as nossas defesas imunitárias. PS: soube do encerramento da Ginginha por este blog. Estou mesmo desactualizada!!

novembro 21, 2007 4:57 da tarde  
Blogger Luísa Silva said...

Nestas coisas nem tanto ao mar nem tanto à terra. No meu tempo de faculdade o cozinheiro fritava os pasteis de bacalhau com o cigarro ao canto da boca. Quanta beata deve ter caído naquele óleo. E não é que todos nos lambiamos pelos pastelinhos? Se hoje visse isto num restaurante teria fugido não sem antes preencher o livro de reclamações. Há que ter alguma contenção no exercício da autoridade e a ASAE quer mesmo mostrar trabalho. As bebidas alcoólicas são dos produtos que menos problemas apresentam a nível de higiene e não seria por beber uma pinguinha menos asseada que o gato iria às filhoses. Os franceses compram a baguete e transportam-na como Deus sabe e ninguém os critica, é até um ex-libris. Formação dos profissionais de restauração é preciso mas deixem lá ficar qualquer coisinha menos asséptica para nos ajudar a manter as nossas defesas imunitárias. PS: soube do encerramento da Ginginha por este blog. Estou mesmo desactualizada!!

novembro 21, 2007 4:57 da tarde  
Blogger Sinapse said...

No geral, concordo com o/a Belém, pois claro!

novembro 21, 2007 6:08 da tarde  
Blogger Carlota said...

Belém, deixa-me dizer-te que estás completamente, mas completamente errada. O facto de teres sabido do encerramento da Ginginha por este blog significa que estás actualizadíssima. Porque é aqui que se sabe das coisas em primeira mão! :)

Sinapse, se concordas com a Belém, então também estás absolutamente e completamente enganada! ;)

Beijolas às duas.

novembro 22, 2007 9:39 da manhã  
Blogger Unknown said...

Eu acho que não deviam ter fechado a Ginginha,e os motivos já os deixei no post da Muffi aqui: http://coisasdamuffi.blogspot.com/2007/11/estou-farta.html

E acrescento que o que deviam fechar era o local onde preparam a Ginginha algures na Calçada do Garcia (quem sobe, do lado esquerdo).

novembro 22, 2007 3:11 da tarde  
Blogger Ana M. said...

Aí está uma experiência semelhante à minha.
Em vez de ser o cozinheiro foi a empregada que servia à mesa.
Adrenalina aos montes!

Beijinho

novembro 22, 2007 7:10 da tarde  
Blogger CAP CRÉUS said...

Concordo contigo.
Meia Lisboa ficou indignada!
Eu cá, acho muito bem que a brigada ASAE ande por aí de lupa em riste.
Gosto de ir comer fora mas gosto de estar descansado!
Deviam era ter mais fiscais :-)

novembro 26, 2007 12:25 da manhã  
Blogger Vera said...

Ah, fechou ? que pena, era tão pitoresco. E quanto à higiene, o alcool desinfecta !

novembro 27, 2007 2:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home