segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Série cromos repetidos


Ah, os homens!


Desde que cheguei à blogosfera, tenho sido surpreendida pela forma como alguns homens se apresentam ao leme dos seus blogues. Nunca a mim me espantou que as mulheres aderissem facilmente à escrita blogosférica porque, como mulher que sempre viveu a escrever, para mim a escrita é inerente à feminilidade. Mas os homens… ah, os homens!... Sempre achei que nunca teriam nenhuma sensibilidade para escrever sobre si próprios e a realidade que os rodeia (os chamados porcos insensíveis) ou, a fazê-lo, seriam demasiado lamechas (os conhecidos pieguinhas). E com isto concluía que blogue de homem só aquele que fosse a extensão/promoção da carreira profissional, de cariz técnico ou exclusivamente dedicado à política ou ao futebol.

Foi com satisfação que descobri que andava completamente enganada. A blogosfera foi invadida por uma série de curiosos arejados, despretensiosos e descomplexados, que não têm problemas em escrever sobre o que lhes vai na alma e que conseguem fazê-lo sem pieguice. Na maioria dos casos, cumulam com todas estas qualidades um sentido de humor apurado, que - e isto é muito importante!!- lhes permite não se levarem excessivamente a sério. É que não há nada mais perigoso do que um homem que só se leva a sério.

São os blogues destes homens que eu gosto de ler, pois tal como na vida atmosférica, não tenho a menor pachorra para aqueles chatos que passam a vida a ensaiar os seus talentos, a falar sobre os aspectos técnicos do seu trabalho, a divagar acerca da política e/ou, pior ainda, a comentar jogadas de futebol ou a comparar as tabelas da classificação dos campeonatos da primeira liga nos meses de Dezembro dos últimos vinte anos. E isto só a título de exemplo porque a minha paciência é, de facto muito, muito limitada.

Estes homens também se portam com dignidade nas caixas de comentários. Nas dos seus blogues, nas dos outros e, sobretudo, nas das outras. Contudo, verifica-se que nas suas caixas, não pululam muitos comentários dos seus pares. A não ser que os assuntos abordados sejam, lá está, técnicos, políticos ou de cariz desportivo. Ou seja, a coisa só funciona em casa. Quando comentam fora, estes bloggers têm maioritariamente tendência a dar uma de porco insensível, sob pena de serem considerados pieguinhas

Bem vistas as coisas, não é nada diferente do que se passa na vida na atmosfera...

Texto publicado neste blogue em Janeiro de 2007

Etiquetas: ,

13 Comments:

Blogger Patti said...

Concordo inteiramente.
Tenho mais blogs de mulheres que de homens nos meus links, mas os blogs masculinos que seleccionei são muito, mas muito bons e nada têm a ver com política, trabalho, sexo e futebol e nem por isso são piegas.

fevereiro 09, 2009 12:39 da tarde  
Blogger jg said...

Cá está um tema que daria pano para mangas...

fevereiro 09, 2009 12:50 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

...nunca a mim me espantou que as mulheres aderissem facilmente à escrita blogosférica porque, como mulher que sempre viveu a escrever, para mim a escrita é inerente à feminilidade..."

Homessa!!!!

"...foi invadida por uma série de curiosos arejados, despretensiosos e descomplexados..."

é pra que saibas...

"... que não há nada mais perigoso do que um homem que só se leva a sério..."

Mais perigoso, só uma mulher que só se leva a sério.

"... contudo, verifica-se que nas suas caixas, não pululam muitos comentários dos seus pares..."

É uma questão de bom senso. Imagina um homem escrever um post com o seguinte texto: Atchim e depois ter um comentário a dizer santinho e depois outro a dizer olha, eu também ando cheio de gripe, ou ainda outro a dizer é pá, não me digas nada,está toda a gente cheia de gripe e ainda mais outro é este tempo, pá. Anda tudo engripado :))))

E agora que já me meti um bocadinho contigo, mesmo sem ter gracinha por aí além, vou-me embora que tenho de ir escrever um post sobre futebol. Ou política, sei lá...
:)) xi-cos, que só mesmo tu é que me levas a dizeer xi-cos!

fevereiro 09, 2009 1:58 da tarde  
Blogger Ana said...

Pois ele há-os para todos os gostos, na blogosfera.
Procura e encontrarás...mais uns tantos.

Curiosamente, quem mais me comenta lá no estaminé, são homens...

Percebeste a piada subliminar?:)))

Beijinho

fevereiro 09, 2009 2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os teus cromos repetidos são fixes!

fevereiro 09, 2009 10:37 da tarde  
Blogger Carlota said...

Obrigada pelos vossos comentários, meus queridos.
Ando com pouco tempo, por isso não posso responder individualmente a cada um. Mas li-os todos!!!
Xi-cos.

fevereiro 10, 2009 12:06 da tarde  
Blogger Unknown said...

Hmmm - nao sei que dizer-te. Acho que tinhas uma pre-concepcao um bocadinho deturpada, nao? Sempre esperei ver alguns bons blogues escritos por homens, se bem que tens razao, comento maioritariamente em blogues de mulheres.
beijos

fevereiro 10, 2009 3:24 da tarde  
Blogger Periférico said...

Como também ando com pouco tempo, mesmo correndo o risco de passar por homem insensível, resolvi responder a este teu cromo repetido com o meu comentário "repetido" de Jan 2007 a este mesmo post ;-):

"Resumindo:

Os homens inspiram-te e dão "loads of fun" à tua escrita!;-)

Já não é mau!;-)

Beijos"

Beijolas;-)

fevereiro 10, 2009 7:14 da tarde  
Blogger Carlota said...

Espumante,
- O conteúdo do que para que saibas deixa-me muito satisfeita. Gostei imenso de saber que esses homens se passeavam por aqui.
- Uma mulher que se leva a sério nos termos que referi, digamos que será IGUALMENTE perigosa.
- Não consigo imaginar um homem a escrever um post só com atchim!, mas a verdade é que quando escrevem textos de cariz mais intimista, os habituais comentadores masculinos eclipsam-se e são as mulheres que se chegam à frente. Eu incluída. ;)

Mais xi-cos.

fevereiro 12, 2009 2:57 da tarde  
Blogger O diabo está nos detalhes said...

ora, escrevemos como nos dá na real gana.... mesmo que haja audiência. :)

fevereiro 12, 2009 11:33 da tarde  
Blogger Carlota said...

Fui ver que sim, ODEND (haverá por aí nome mais curto?), fui ver que sim.

fevereiro 13, 2009 10:19 da manhã  
Blogger A said...

Ehehehehe

adorei.

É mesmo verdade o que escreves, de facto eles só se comentam, não numa onda de porcalhões, mas mantendo bastante as aparências e a distância.

E ainda há muitos que se levam BASTANTE a sério :P

Beijinhos

fevereiro 27, 2009 12:58 da tarde  
Blogger Carlota said...

Obrigada, A.

março 01, 2009 11:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home