quinta-feira, julho 06, 2006

A Sinhôra Prifissora


Acontece-me com alguma frequência encontrar erros ortográficos nos textos escritos na blogosfera. O facto arrepia-me de tal forma que já cheguei a escrever sobre o assunto.
Em alguns casos, verifico que se trata de erros que têm origem na falta de revisão dos textos publicados. Também já me aconteceu. Noutros, contudo, encontro erros básicos, recorrentes e indesculpáveis.
Decidi, por isso, dar início à série de posts A Sinhôra Prifissora. É um título com erros crassos, mas é uma expressão que me traz boas recordações, pois era desta forma que a minha afilhada A. falava, quando era pequena e queria referir-se à sua professora. A primeira aula está marcada para amanhã.
Vá, chamem-me pretensiosa! Eu sei que corro esse risco...

26 Comments:

Blogger tsiwari said...

à alguns herros que irritão meismo!


Boa sorte nessa cruzada!

julho 06, 2006 4:46 da tarde  
Blogger coccinella said...

Eu confesso que raramente revejo o que escrevo e, volta e meia, lá vem a minha mãe (que é professora de Português) a dizer: "Tens um erro no blogue!". Por acaso, irrita-me muito ver erros, mas com a pressa e a preguiça de reler lá aparecem uns.
Estou ansiosa para que comecem as aulas! ;)

julho 06, 2006 5:30 da tarde  
Blogger Xana said...

Ai ai, não sei se poderei continuar a comentar neste lote!

julho 06, 2006 5:33 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Acho muito bem!:)

julho 06, 2006 5:37 da tarde  
Blogger Carlota said...

Halguns irritão máis do que ôtros, meismo açim, Tsiwari! :)

A preguiça está, com toda a certeza, na origem de grande parte dos erros. Tens sorte de ter uma mãe atenta, Coccinella! :)

Olha que não me lembro de alguma vez te ver ter escrito com erros, Xana!

Obrigada pelo incentivo, A lice!

Beijolas a todos.

julho 06, 2006 5:49 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Óptimo! E posso enviar-te os exemplos que vou topando por aí fora? ... e tu podes referi-los nas tuas aulas!

julho 06, 2006 7:01 da tarde  
Blogger Pitucha said...

E qual é a matéria da próxima aula, stôra? Já tenho o caderno diário e a caneta (de tinta permanente, claro) prontos para o sumário.
Nestas aulas vou sublinhar a laranja e verde. A apresentação dos cadernos diários também conta, não conta stôra?

:-)
Beijos

julho 06, 2006 7:26 da tarde  
Blogger deep said...

Pronta para a aula!

julho 06, 2006 7:44 da tarde  
Blogger K'os said...

por mim falo que sou distraída

vou estar atenta





:)

julho 06, 2006 8:51 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Mas tu não páras quieta?
:)))

julho 06, 2006 10:26 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Se como a Pitucha sugeriu/questionou, a apresentação contar para a nota, acho que vou pregar para outra freguesia...
Bjs

julho 07, 2006 12:20 da manhã  
Blogger C_mim said...

os meus erros têm marca regista... ;)

julho 07, 2006 12:23 da manhã  
Blogger Carlota said...

Obrigada, Ana!

Ui, Laura, quem é que pôs a escrever por si? :)

Podes, Sinapse! Grata pela colaboração!

A matéria da próxima aula é o "ó", Pitucha. E quero ver-te a fazer comentários sublinhados! ;)

É para não perder o ritmo, Teresa! ;)

Obrigada, Deep e Um Outro Ohar. :)

Às vezes, páro, Espumante. E depois tu reclamas. :)

Nãaaaao, Carlos! Prega por aqui mesmo! :)

Ai têm, C_Mim?... Qual?

Beijolas a todos.

julho 07, 2006 1:46 da manhã  
Blogger Proud Bookaholic Girl said...

Ai, ai, ai... Ainda me vais dar uma lição!! ;) Eu sou completamente despistada... Não costumo reler os posts e às tantas acredito que fique por lá algum erro... :S

julho 07, 2006 1:59 da tarde  
Blogger Leonor said...

Não acho pretensiosismo nenhum cuidar da língua portuguesa. :)

julho 07, 2006 3:43 da tarde  
Blogger Carlota said...

Então vamos lá a ser menos descuidada, Aisling!... ;)

Bem vinda ao Lote 5, Papalagui!
Já fui dar uma volta pelo teu blog, que também me pareceu muito bem cuidado! :)

Beijolas a ambas.

julho 07, 2006 4:46 da tarde  
Blogger rafaela said...

Ui! Medo, nervoso miudinho, quem tiver muitos erros tem de levar o caderno para casa para o encarregado de educação assinar?


=)

julho 07, 2006 4:56 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Ora aí está uma boa ideia e acredita que tens muito para onde te virar. Eu, por vezes, até fico arrepiada.
Beijinhos

julho 07, 2006 4:59 da tarde  
Blogger Ana said...

Pretensiosa!!!
Dá lá uma aula sobre particípios, que é uma coisa que me irrita muito (ter morto em vez de ter matado, por exemplo, só porque deve soar mais moderno...)
Beijinhos,
Margot

julho 07, 2006 6:20 da tarde  
Blogger Carlota said...

Não, Rafaela. Pior do que isso. Imagina que os blogs ficam para sempre na blogosfera. E que os fihos vão ler tudo... :)

Eu também achei uma boa ideia, Carla. Só espero que a ideia resulte.

Melhor do que isso, Margot. Eu vou criar o verbo particípio.
Eu particípio
Tu particípias
Ele particípia...
LOL! :D

Beijolas às três.

julho 07, 2006 11:59 da tarde  
Blogger patchouly said...

E eu ia lá chamar pretenciosa a uma pessoa tão simpática?! :)

Beijinhos

julho 08, 2006 12:45 da manhã  
Blogger Carlota said...

Tu não, Patch, que és um anjinho de máquina fotográfica no lugar das asas... ;)
Beijola.

julho 08, 2006 6:54 da tarde  
Blogger NoKas said...

se vires um erro no meu blog.... por favor manda-me um email pessoal... eu sou um pouco distraída e disléxica dos dedos! mas não me importo nada de ser corrigida... talvez devesse começar aqui nos comments... pondo letra maiúscula no início das frases... era uma boa ideia! Ora cá vai! Já está! E às vezes esqueço-me dos acentos... mais um esforço e não ficarão para trás...

julho 10, 2006 2:18 da tarde  
Blogger Carlota said...

Eta menina esforçada, Nokas! ;D
Beijola.

julho 10, 2006 4:04 da tarde  
Blogger Xá de Menta said...

Caí aqui hoje (17Jul.) por puro acaso, gostei desta ideia, porque, de facto, cada vez se fala/escreve pior...............

duas coisas que me arrepiam:
'amandar' o que quer que seja...
e 'as trezentas gramas' de fiambre.........

já para não falar do péssimo hábito que as criancinhas têm agora de escrever kom k e axim em vez de assim.... enfim!

beijinhos

julho 17, 2006 3:44 da manhã  
Blogger Carlota said...

Bem-vinda ao Lote 5, Xá de Menta! Em boa hora caiste por cá!
Beijola.

julho 18, 2006 10:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home