terça-feira, março 14, 2006

Défice de Sol


Li num jornal belga que o mês de Fevereiro foi um dos mais sombrios da história de Bruxelas. E isto é para ser mesmo levado à letra, pois durante o mês inteiro, o Instituto Real Meteorológico da Bélgica registou apenas 29 horas e 55 minutos de sol. O record anterior tinha sido atingido em 1966 com 35 horas de sol, sendo de 73 horas a média de horas de sol neste mês.
Segundo os psicólogos, a ausência de luz propicia o aumento das depressões sazonais, devido à produção de uma hormona que apenas seria segregada pelo cérebro durante a noite: a melatonina.
Ainda bem que sou imune a estas variações!

16 Comments:

Blogger deep said...

Eu, ao contrário de ti, ressinto-me se o sol se ausenta por muito tempo... não poderia viver em Bruxelas nem em qualquer outro lugar com as mesmas características.

março 14, 2006 8:12 da tarde  
Blogger Mónica Lice said...

Neste momento vivo num país com muito sol e adoro...

Se aí estivesse iria sofrer um pouco...:)

março 14, 2006 8:25 da tarde  
Blogger Periférico said...

29 horas e 55 minutos de solno mês de fevereiro significa pouco mais que uma hora de sol por dia, incrível! Bruxelas é mesmo cinzenta, o que vale é que o "gang" luso de bruxelas lhe dá alguma cor ;-)

Beijos

março 14, 2006 8:29 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

29 horas de sol em Fevereiro em anos bissextos, não? Nos outros serão apenas 28?
Beijolas cinzentas :)))

março 14, 2006 9:13 da tarde  
Blogger Sinapse said...

... eu não ...
... não sou imune ...

:(

março 14, 2006 9:45 da tarde  
Blogger papoilasaltitante said...

... eu não sou mesmo nada imune... longe do sol...estaria deprimidissima, se bem que este ano, mesmo com sol a coisa está dificil por cá!!
Bjs

março 14, 2006 9:59 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Eu não digo que esta cidade é insuportável de cinzento? Agora aí estão os números para me dar razão... E eu, sou, hiper, super sensível! É que funciono a bateria solar. Bem fiz eu que fugi parte do mês.
Que desespero!
Beijos

março 14, 2006 10:50 da tarde  
Blogger Carlota said...

Sabes, Deep...? Há alturas em que valores mais altos se levantam e em que a luz solar é absolutamente secundária... :)

Às vezes, A lice, basta fazer 50kms para fora de Bruxelas para encontrar o sol. O sofrimento é relativo.

É verdade, Periférico este gang é muito colorido. :)

Ai, Espmante, não me obrigues a fazer contas!:)
(Não estavas congelado?... Ou é só o blog?)

Mas tu moras em Bruxelas, Sinapse?... Pensava que a tua terra tinha nome de avião da TAP! ;)

Compreedo que uma Papoila precise absolutamente do sol para sobreviver!

Pelos vistos, sim, Laura! Espero que esses números sirvam de consolação à Pitucha... :)

Querida Pitucha, tenho de confessar que fiz este post a pensar em ti!

Beijolas a todos!

março 14, 2006 11:17 da tarde  
Blogger Carlota said...

Então eu sou a excepção que confirma a regra, Teresa.
;)
Beijola

março 15, 2006 12:09 da manhã  
Blogger Sinapse said...

Oh Carlota, muito avião, muito avião, muitas escapadas para países mais solarengos, mas ainda assim a dose de cinzento consegue fazer os seus estragos!
:o|

março 15, 2006 12:15 da manhã  
Blogger K'os said...

não dava para mim, preciso de ver sol, todos os dias ou quase todos os dias, sem ele fico como um dia sem sol

:)

março 15, 2006 12:58 da manhã  
Blogger Carlota said...

Sinapse e Um outro olhar, ai essas dependências!...
;)

março 15, 2006 11:35 da manhã  
Blogger Rita Rabiga said...

Escreve a tua morada.
Eu envio-te uns raios de sol pelo correio... ;)

março 15, 2006 11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que bom saber o que tenho poupado em xanaxs, lexotans, prozacs e outros que tais...Assim ao menos sou só um caso de estudo na dermatologia do IPO...Muito melhor!!!

março 15, 2006 2:21 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Ainda bem mesmo. Que sorte. Se fosse eu, já andava para aí toda emburrada e de trombas.

março 16, 2006 2:11 da manhã  
Blogger Carlota said...

Rita, sou super conhecida aqui em Bruxelas por isso basta escrever Lote 5 - 1°Dto. no envelope!

Margot, vou mandar-te uns trocos para o creme solar!

Para sermos felizes, Folha de Chá, há que ter imunidades às intempéries...

Beijolas às três!

março 17, 2006 11:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home