quarta-feira, março 22, 2006

Afinal havia outro!... E outro!... E outro!


Há uns anos atrás, fiquei sem emprego...
Depois de não ter querido renovar um contrato de trabalho por não conseguir compatibilizar-me com a desorganização com que tinha de lidar diariamente, vi-me de repente desempregada, desocupada, descomprometida, enfim... livre como um passarinho!
Tinha assim a oportunidade de finalmente fazer tudo o que desejara: nada! Podia acordar tarde, vaguear dias a fio, dedicar-me aos meus passatempos favoritos, deitar-me às tantas, arrumar, desarrumar, voltar a arrumar... um sonho tornado realidade!
Dirigi-me então ao centro de desemprego cá do burgo, que isto de não fazer nada é muito interessante, mas tem o pequeno inconveniente de não ganharmos dinheiro, pelo que achei por bem recuperar a quantia que tinha pago em impostos ao Estado belga, que era só a metade do meu ordenado. Além disso, estando inscrita no desemprego tinha mais hipóteses de voltar a trabalhar, que eles aqui têm as coisas bem organizadas e ajudam as pessoas a arranjar novos empregos.
Assim, lá dei corda aos sapatos numa bela manhã de Primavera e pus-me a caminho do centro de desemprego da área da minha antiga residência, que fica tão só no meio do Red Light District de Bruxelas. Estranhas coincidências! Um centro de desemprego numa das zonas em que mais se trabalha: às nove da manhã, as prostitutas já se apresentam ao serviço nas montras.
Chegada ao destino, deparei-me com um cartaz que dizia mais ou menos o seguinte: Se a primeira letra do seu apelido é de A a K, dirija-se ao primeiro piso; se é de L a Z, dirija-se ao segundo piso.
Calejada pelos atropelos já à altura causados pelas confusões com o meu nome, analisei bem a situação: Ora deixa lá ver... Independentemente do apelido que eles escolham desta vez, aqui não há que enganar. Começam todos pelas letras da segunda parte do alfabeto! E lá me dirigi ao segundo piso, onde tirei a senha e fiquei sentada à espera.
Quando finalmente chegou a minha vez, dirigi-me ao guichet. O funcionário pediu-me o meu bilhete de identidade e eu passei-lho. Ficou, como já era hábito, a analisar o documento por breves momentos, após o que me olhou com um ar condescendente e disse:
- Olhe... Como esteve tanto tempo à espera, eu vou atendê-la. Mas da próxima vez vá ao primeiro piso, que é lá que atendem as pessoas cujo apelido começa por "D"!
Foi então que eu percebi que eles têm sempre em consideração os por nós desprezados "de", "da" e "dos" e que passei a ter não cinco, mas oito apelidos...

18 Comments:

Blogger papoilasaltitante said...

LOOOOOOOOOOL ...bolas mais???
Heheheh!!

março 22, 2006 11:42 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Cada vez mais nobre!

março 23, 2006 12:10 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Eu não te dizia! Eles adoram os carpinteiros Da Silva...
Ah, estes belgas!
Beijos

março 23, 2006 12:31 da manhã  
Blogger K'os said...

realmente faz parte do nome...

nós é que nem damos conta de tal

:)

março 23, 2006 1:36 da manhã  
Blogger Unknown said...

8 apelidos?!?! Bem, mais vale escrever o nome no computador, imprimir, fotocopiar, e cada vez que for necessário assinar algo entra uma fotocópia! :)

Bjs!

março 23, 2006 11:45 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Carlota
Esqueceste os tremas, os apóstrofos e os "e's". Ora atenta bem:
Manüel Espumante d'Orvalho e Silva
Tsss, Tsss, Tsss, afinal só tens "de" e "dos"...
:)
Beïj'olas
:))

março 23, 2006 1:21 da tarde  
Blogger Carlota said...

Pois sim, Papoila... mais!

De certeza, Laura?... Vou investigar! :)

É pr'ó finório, sim, Teresa.

Estou a ficar uma verdadeira salsicha Sinapse.

Eles adoram é tornar-nos a vida difícil, Pitucha!

Eu sempre ignorei as preposições, Um outro olhar...

Pois, Ana... Onde é que já se viu uma salsicha a receber subsídio de desemprego?... ;)

Ou arranjar um carimbo, Restaurador! :)

Ó Manüel, você tem cada ideia! Quem mais havia de se lembrar de escrever Beïj'olas assim?...
Um grande LOL para si.

E, pronto, lá terá que ser, Beïj'olas a todos!

março 23, 2006 2:32 da tarde  
Blogger Araj said...

cada vez melhor...

março 23, 2006 3:16 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Os hífens, valha-me a Santa, os hífens, passou-se-me os hífens. Refazendo, assim, o meu anterior comentário, assino:
Manüel Espumante d'Orv-alho (que há-de rimar com qualquer coisa, nem que seja com Carvalho que era padrinho do meu enteado e tinha uma faca tremenda pr'o trabalho) e Silva

Mais beïj'olas e muitas recomendações aí pelas repartições :))

março 23, 2006 3:19 da tarde  
Blogger Rita Rabiga said...

Vá lá que ele até foi simpático.
Podia te ter mandado apanhar outra seca para o andar de baixo por causa de um apelido que nem sabias que tinhas. :)

março 23, 2006 3:37 da tarde  
Blogger Carlota said...

Como o vinho do Porto, Araj?
;)

Manüel, o menino anda muito distraído ultimamente! É lá possível esquecer-se de uma coisa dessas?... Como foi capaz?!
Agora já estou na dúvida se não terá sido o menino que arrecadou as quatrocentas visitas num lado qualquer e agora já não se lembra onde...
Coitados dos senhores, nem quero imaginar, os quatrocentos encafuados há vários dias num qualquer armário, como sardinhas em lata, sem tomar banho... Já imaginou o pivete?

Tens razão, Rita! Um funcionário simpático e disponível é uma raridade nestes dias que correm... :)

Beijolas a todos.

março 23, 2006 3:59 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

As visitas não foram encafuadas. Foram comidas mesmo...
:))) desapareceram, vanished!

março 23, 2006 9:32 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Mas pelo menos foi simpático. E lá estão os nossos míticos "de" a fazer das suas.Eu tenho um "e", o que dá um ar de qualquer coisa companhia limitada.
Beijinhos

março 23, 2006 10:54 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

LOL "às nove da manhã, as prostitutas já se apresentam ao serviço nas montras."

março 24, 2006 12:27 da manhã  
Blogger Carlota said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

março 24, 2006 9:48 da manhã  
Blogger Carlota said...

Isso cheira-me a sabotagem, Espumante...

Oh!... Isso do "e", de facto, soa a actividade empresarial, Carla. Deves ser parente do Belmiro de Azevedo, não? ;)

É absolutamente verdade, Alien!

Beijolas

março 24, 2006 9:50 da manhã  
Blogger Wakewinha said...

Deus me livre!!! Se não te acautelas, eles vão-te contar as letras, multiplicá-las e duplicar as suas funções!!! =P (lol)

[Daqui a poucas horas começa o maior holocausto dos nossos dias: age!]

março 24, 2006 2:39 da tarde  
Blogger Carlota said...

Prometo que vou ter cuidado.
:)

março 24, 2006 2:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home