sábado, dezembro 30, 2006
sexta-feira, dezembro 29, 2006
quarta-feira, dezembro 27, 2006
Pastilhas Rennie esgotadas
Neste Natal, contudo, descobri algo mais a juntar à lista de coisas enjoativas.
- Ó Carlota, queres ouvir aqui esta música muita gira do André Sardet??!
- ...
- Então?... Queres?
- Hmmm... Passas-me antes mais uma rabanada?
segunda-feira, dezembro 25, 2006
Prendas de Natal?
Pois.
Lá terá de ser mais para o dia de Reis, como fazem os nossos vizinhos espanhóis.
Façam o obséquio de esperar sentados.
Foto de Raymond Guerre
quarta-feira, dezembro 20, 2006
Boas Festas
segunda-feira, dezembro 18, 2006
sábado, dezembro 16, 2006
Perguntas natalícias
O inquérito actualmente vigente coloca a seguinte questão: A sua ceia de Natal inclui bacalhau?
Confrontada com a possibilidade de apenas poder responder sim ou não, dou graças ao facto de ser dona de um estabelecimento on-line onde posso publicamente protestar contra o facto de não me chegarem as alternativas e, além disso, dar a resposta que a pergunta me merece: Espero que não, mas temo o pior. Quando muito, espero que a responsável pela ceia natalícia me faça a bondade de o disfarçar em pastéis ou num tabuleiro com natas e puré de batata.
quinta-feira, dezembro 14, 2006
Virodisco XXIII
Havia quem fizesse cartas ao Pai Natal, havia músicas de fundo de Natal, havia imensos blogs com flocos de neve a cair ou renas a puxar trenós...
Este ano, no entanto, estou a ver a coisa muito mal parada. Por isso achei por bem mudar a música no gira-discos aqui do lado.
É uma versão diferente do Do They Know It's Christmas de 1984. Com special season's greetings das estrelas da música directamente para os vizinhos do Lote 5. Mas só para quem estiver disposto a ouvir até ao fim...
quarta-feira, dezembro 13, 2006
Maravilh'Arte 21: os vencedores
Post introspectivo
terça-feira, dezembro 12, 2006
Arrabiata
segunda-feira, dezembro 11, 2006
Migalhas de chocolate #6
O Migas, como todas as crianças, gosta de brincar. Tem um canto na sala cheio de brinquedos e tem no quarto mais uns quantos. Todos os brinquedos poderiam proporcionar-lhe horas perdidas no seu mundo, não fosse um dos seus brinquedos preferidos não estar em nenhum desses sítios.
sábado, dezembro 09, 2006
O melhor Plano B de sempre
Ontem à noite, enquanto tentava ler o meu livro, o anúncio da notícia lá ia sendo feito no Jornal da Noite da SIC e eu, contrariamente ao que é costume, esperei para ver. Hoje, logo pela manhã, dei de caras com o comentário do Espumante à notícia, que me levou até outra notícia sobre o assunto. Li-a até ao fim e, nesse mesmo fim, encontrei citado um dos melhores planos de fuga jamais imaginados.
A propósito do momento do depoimento de Pinto da Costa no caso Apito Dourado, parece que havia o seguinte plano B: Se, por acaso, Jorge Nuno ficasse detido por ordem da juíza, tal como aconteceu com o major, os Super Dragões invadiriam o Tribunal, destruindo tudo à sua passagem, e libertariam o presidente. Cá fora, eu estaria à sua espera num local previamente combinado e fugiríamos para Espanha (!!!)*, de onde só regressaríamos sabe-se lá quando.
Que estratégia fenomenal! É assim como que uma mistura de um filme do Steven Seagal com a história da Rapunzel. Se o George W. Bush lê isto, o Pinto da Costa poderá com certeza obter refúgio e imunidade nos Estados Unidos, como consultor especial para a retirada das tropas americanas do Iraque.
Com tanto bom material, mal posso esperar pelo episódio de amanhã do Gato Fedorento!...
* Pontos de exclamação meus.
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Tögethé®
No âmbito das celebrações, foi organizado um concurso para a escolha do logotipo representativo desse aniversário. Houve interessantes propostas a concorrer, tendo ganho o logotipo que mostro aqui ao lado. É da autoria de Szymon Skrzypczack (mais um daqueles nomes polacos difíceis de escrever), estudante da Academia de Belas Artes de Poznań.
A explicação deste logotipo, bem como outros logotipos que concorreram a este concurso podem ser encontrados aqui.
A proposta da concorrente sueca, que ficou em terceiro lugar, também é muito gira. Ora vão lá ver!
quinta-feira, dezembro 07, 2006
As obras do Maravilh'Arte 21
Tendo este número excedido as trinta participações, concentrámos num só espaço de exposição, os resultados dos trabalhos dos nossos pequenos artistas.
Agradecemos a todos os que aceitaram o nosso desafio e enviaram os seus desenhos.
Agora é altura de irmos a votos!
Entrem no Maravilh'Arte 21, apreciem os resultados... e claro, não se esqueçam de votar!!
quarta-feira, dezembro 06, 2006
As Escolhas de Carlota
A ordem não é a alfabética. É mais a das cores que ficam bem a seguir às outras...
Melhor blog feminino
O blog da Miss Pearls
O blog da Pitucha
O blog da Sofia
O blog da Papalagui
Melhor blog masculino
O blog do Ricardo
O blog do Francis
O blog do Carlos
O blog do Espu- mante
O blog do Rui Costa Pinto
Melhor blog colectivo
Não sei p'ra mais
O blog do Zeca
O blog do José Nunes
O blog da Alice
O blog da Laura
terça-feira, dezembro 05, 2006
Ça y est!
Quero, por isso, aproveitar esta oportunidade para dar os parabéns ao 'Tá Difícil, que foi o autor de todos os desenhos e da montagem das imagens que acompanharam cada um dos 21 posts e que podem ser vistas ou revistas no PowerPoint que se encontra neste post. Quero também agradecer à Rute todo o trabalho que teve com a organização do concurso e finalmente, agradecer a ambos o convite de colaboração que me dirigiram, pois deu-me imenso prazer trabalhar para esta obra!
Com tudo o que aprendi com este concurso, já me sinto capaz de votar nas minhas sete maravilhas favoritas. No entanto, como bem me lembrou o Chefe, há uma que é pena não ser candidata, pois é um local maravilhoso e mais espectacular do que algumas das candidatas. Refiro-me ao Monte Saint Michel, em França, de que aqui deixo um belo registo fotográfico.
Tombouctou no Maravilh'Arte 21
Aqui ficam uma impressão blogosférica acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Ideias para o Natal #7
segunda-feira, dezembro 04, 2006
O Taj Mahal no Maravilh'Arte 21
Taj Mahal, Índia
A construção do palácio começou no fim de uma linda história de amor. O príncipe persa Shah Jahan era muito poderoso e namoradeiro. Tinha um harém com mais de trezentas moças à sua disposição. Em cada noite ele escolhia uma mulher diferente para namorar.
Aos 21 anos, Shah Jahan apaixonou-se por uma dessas namoradas, chamada Arjumand Begum. De uma hora para outra, nenhuma de suas trezentas namoradas o fazia feliz. O príncipe não queria saber de mais ninguém. Shah Jahan e a bela Arjumand casaram-se e tiveram 13 filhos! Mas um acontecimento trágico pôs fim a essa história de amor, e deu origem a um dos mais lindos palácios do mundo... Para saber como, clique aqui.
Mais um!
O gang de Bruxelas tem o prazer de anunciar a chegada de mais um blogger ao centro da Europa, bem como a sua admissão ao gang, depois de ter passado um duro exame que consistiu na prova e identificação de 99 cervejas belgas. Trata-se do Periférico, a quem desejamos uma bela estadia nesta maravilhosa cidade cinzenta!
domingo, dezembro 03, 2006
Natal de Bruxelas 2006
Este ano, a árvore de Natal de Bruxelas apresenta-se assim.
Também há um presépio, mas esse não se apresentou com grandes variações relativamente aos dois mil e pico anos que já passaram, pelo que optei por não lhe tirar nenhuma fotografia.
A Ópera de Sidney no Maravilh'Arte 21
Ópera de Sidney, Austrália
Quando o edifício da Ópera de Sidney ficou concluído em 1973, constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou todo o continente australiano no mapa mundial. Trata-se de uma construção que não corresponde ao que normalmente imaginamos que o edifício de uma ópera deve ser; é, na realidade, uma interpretação completamente abstracta. A capacidade de criar arte abstracta só se desenvolveu após a invenção da fotografia em finais do século XIX, altura em que os pintores começaram a experimentar interpretações cubistas da realidade. (Este texto foi retirado daqui).
Após apuradas buscas, concluímos que não se escreveu grande coisa na blogosfera portuguesa a propósito desta candidata. Isto para não dizer que não se escreveu nada!... Ou, se se escreveu, está muito bem escondido… Por isso fica aqui um convite para uma visita virtual à Ópera de Sidney.
Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.
sábado, dezembro 02, 2006
Stonehenge no Maravilh'Arte 21
A construção de Stonehenge começou por volta do ano 3000 a.C. e foi concluída cerca de 1400 anos mais tarde. Pesando cada uma das pedras aproximadamente 50 toneladas, é considerada uma grande obra da engenharia. Embora não se saiba bem quem construiu o monumento, nem qual a sua finalidade, tem-se especulado que terá sido ou um templo dedicado ao culto de antigas divindades terrenas, um observatório astronómico ou ainda um local sagrado de cultos funerários. Este texto foi retirado daqui).
Aqui fica uma impressão blogosférica acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
No entanto, em terras britânicas a esperança voltou! Pelo que fui informada, há por lá um monte de pedras que é considerado um dos mais antigos sistemas de medição da passagem do tempo no mundo e que supostamente segue um duplo calendário solar e lunar o que torna as coisas ainda mais interessantes.
Viródisco XXII
Esta é muito gira. Aposto que até tu a conheces!... Hein?
sexta-feira, dezembro 01, 2006
Prémio Santa Paciência
O Prémio Santa Paciência é esta semana atribuído por mim ao André, que bem o merece. Eu não teria tanta. Aliás, já desisti.
A Estátua da Liberdade no Maravilh'Arte 21
A Estátua da Liberdade foi um presente oferecido pelo governo francês aos Estados Unidos em honra dos ideais da liberdade e da independência. Constituiu um gesto antecipado de generosidade nacional. Esta enorme estátua tornou-se o símbolo da esperança e da liberdade para muitas centenas de milhões de pessoas que emigraram para os Estados Unidos durante o século XX em busca de uma nova vida em paz e com prosperidade. É também a candidata às Novas 7 Maravilhas que mais se assemelha a uma das Antigas 7 Maravilhas – O Colosso de Rodes. (Este texto foi retirado daqui).
Aqui ficam algumas impressões blogosféricas acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Especialmente para as Crianças aqui.
N'O Metarmofose Digital, Luisão refere:
Em 1983, David Coperfield fez desaparecer ao vivo e através da televisão a Estátua da Liberdade. Abaixo o vídeo desse surpreendente show que deu volta ao mundo.
E no Solas na Mesa, podemos ler:
À margem da grande cidade, a estátua da liberdade vive a reforma dos seus anos dourados. As vagas de emigrantes afluem agora aos Estados Unidos por avião, em balsas ou a pé através do deserto e a estátua é um ponto turístico com (muitas) lojas de recuerdos.
A estátua representa uma era em que os sonhos de liberdade e de progresso passavam quase todos pelo território que ali começa. Fará hoje sentido continuar ali?
Já no Olho Pimpolho , o Óscar conta:
Cada coisa que a gente desaprende na Internet. No site brazilbrazil.com há uma página dedicada à história da troca temporária das duas principais estátuas do mundo, supostamente ocorrida no ano de 1963. Tanto a estátua da Liberdade quanto a do Cristo Redentor teriam sido desmontadas e trocadas como uma forma de “política de boa vizinhança” entre os dois países.Curiosamente, após a destroca (a da Liberdade era muito “gorda” para caber no nosso pedestal), o Cristo Redentor “girou” 180º (conforme mostra a foto no site).Se não vale pela bobagem, vale dar uma conferida nos cartuns do Cristo Redentor (da série “rir para não chorar” com nossas desgraças).
Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.