sexta-feira, janeiro 30, 2009

Oui, chéri, c'est vendredi


Eskobar & Heather Nova - Somenone new

Uma música que respira sexta-feira por todos os acordes.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Quanto mais prima...

... e eu falei com o meu sobrinho que me disse para ele ligar na segunda-feira às 9 horas, para marcar com a sua secretária (que penso que até é prima dele e com quem ralhava muito)...


Fragmento da entrevista de Júlio Monteiro, tio de José Sócrates, ao Sol de 24/01/2009.

Só mudam os nomes



No meu tempo, o perigo vinha dos walkmen...

terça-feira, janeiro 27, 2009

Meninas da Liga Sagres

Eu estava a custar-me acreditar nisto, mas... enfim!

segunda-feira, janeiro 26, 2009

A minha colecção de coisas irritantes

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Oui, chéri, c'est vendredi


Como se porta a TAP off-peak, é isso que vamos ver neste fim-de-semana. Com pouca ou nenhuma vontade, mas tem de ser.

Série comentários postados

No diário de um pé torcido, alguns dos ingredientes da receita daquilo a que alguns bem-humorados chamam serviço nacional de saúde: incompetência, preguiça, má gestão, oportunismo, ganância, barro à parede e cunhas.

Série comentários postados


É por isso que eu escrevo textos curtos e opto pelos links minimalistas. Não vá o chefe ler o blogue.


Imagem obtida aqui.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Alerta, aí vou eu!


Já comprei o bilhete de avião para ir neste fim-de-semana para Lisboa. Vou fazer uma manifestação lá para os lados da Praça de Espanha, que isto é uma vergonha! Coitadas das vacas, à mercê das intempéries, coisa que, como bem se sabe, não acontece nas pastagens por onde habitualmente andam.

Além de tudo o resto, estou com a ANIMAL: Onde é que já se viu? Usar vacas em publicidade? Ter uma visão utilitária das vacas? Não conceber as vacas como indivíduos inerentemente respeitáveis? Servir-se delas para manobras publicitárias? Que vem a seguir? Tiramos-lhes o leite e abatemo-las nos matadouros?

terça-feira, janeiro 20, 2009

Impossível ignorar

Há muitos assuntos que blogosferica e deliberadamente ignoro. Porque não me interessa que saibam - e não vos interessa saber - o que penso sobre os bombardeamentos israelitas, o casamento homossexual, o poder paternal da Esmeralda, o desaparecimento da Madeleine, os sarilhos do casamento com os muçulmanos, as previsões económicas (como se pensasse qualquer coisa sobre as ditas!), a avaliação dos professores (idem!) ou a agenda eleitoral de 2009. Entre muitas outras coisas.

Mas há outros assuntos, igualmente encaixáveis em prateleiras da mesma estante que os que mencionei, que é impossível deixar passar ao lado. E um desses assuntos é de uma importância crucial devido ao número de pessoas que nele deposita uma coisa chamada esperança.


O que penso sobre isto?... Não, não vou deixar que o meu cepticismo estrague a festa!
Imagem obtida aqui.

Filhos-da-mãe!


Mas comigo, vão de carrinho. Quando atendo uma chamada e do lado de lá me dizem, naquelas vozinhas melosas Madame Não-sei-das-quantas?, a primeira coisa que ouvem sou eu a desligar o telefone.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Primeiras!


A ouvir o Get on your boots.

Imagem obtida aqui.

O costume

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Série comentários postados



Eu cá achei uma excelente tirada, mas aconselho vivamente a leitura completa do texto.

É o comeback da correspondente nova-iorquina do gang de Bruxelas ou foi só um ar-que-se-lhe-deu entre duas exposições, cinco vernissages, duas passadeiras vermelhas e três coast to coast?

Oui, chéri, c'est vendredi

Se bem que hoje é mais Yes, darlin', it is Friday!

quinta-feira, janeiro 15, 2009

As coisas que nos passam pela cabeça.

Era a miniatura de algo deste género em que eu estava a pensar quando escrevi este texto.

Na imagem(que é daqui), Nicolas Sarkozy e Napoléon Bonaparte.

De parabéns!

Doze anos, 25000 respostas e 2000 artigos são os números que me levam a felicitar o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, uma ferramenta sempre a jeito para ajudar pessoas como eu a esclarecer pequenas e grandes dúvidas.

O tema da semana


Glorious - Andreas Johnson

Etiquetas:

Os saldos da crise

Fotografia minha


Desconto de 35000 euros líquidos em qualquer compra até 15/01/2009. Anyone?

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Humor checo

Como devem saber, durante o corrente semestre é a República Checa que ocupa a Presidência da União Europeia.

Vem sendo hábito, a cada Presidência, exibirem-se no átrio do edifício do Conselho, em Bruxelas, umas obras (de arte), mas a verdade é que dificilmente alguma ficará na memória dos que por ali passam como a obra exibida pela Presidência checa.

De facto, noticiava-se que a obra agora em exibição fora encomendada pelo Governo checo a um artista plástico checo para que coordenasse a apresentação de 27 trabalhos de 27 artistas plásticos dos diferentes países da UE. Cada um desses trabalhos deveria representar um estereótipo do país.

Na sequência da encomenda, foi há dois dias instalada no Conselho a obra denominada Entropa, em que (e apenas elenco alguns exemplos) a França está em greve, a Alemanha é uma encruzilhada de auto-estradas, a Espanha é uma placa de betão com uma bomba no País Basco, a Itália é um campo de futebol em que bolas de futebol estão à altura dos orgãos genitais dos jogadores, a Suécia uma caixa do Ikea, Portugal é representado por bifes crus, o Luxemburgo é uma imitação de um lingote de ouro à venda, a Bélgica é uma caixa de chocolates e a Inglaterra, pura e simplesmente, não existe.


Contrariamente ao que fora habitualmente praticado pelas presidências anteriores, a obra consensual deu lugar à obra polémica. Os checos terão querido provar o seu sentido de humor e testar o sentido de humor dos seus parceiros.

Mais eis que, menos de 48 horas depois, se descobre que, afinal, dos 27 artistas plásticos indicados, o único que existe é o próprio coordenador da obra. David Cerny revela-se o responsável pela totalidade da obra e pela enorme partida ao Governo checo, que, ao querer testar a capacidade de encaixe dos outros países da UE, vê agora testada a sua.

Quanto ao artista, David Cerny, justificou-se desta forma, ao mesmo tempo que apresentava as suas desculpas ao mandante da obra: A hipérbole grotesca e a mistificação fazem parte da cultura checa e a criação de falsas entidades representa uma das estratégias da arte contemporânea. Nós sabíamos que a verdade seria descoberta e queríamos saber se a Europa seria capaz de se rir de ela própria.

Eu cá estou pronta a desatar à gargalhada, logo que perceba qual é o estereótipo que se esconde atrás daqueles bifes.
ADENDA: Pronto, já me explicaram, pelo que já estou a rir, a rir.

Fonte e fotografia: Coulisses de Bruxelles

Brochura explicativa da obra aqui.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Rodas dentadas

Lembro-me com frequência de judiciosos sermões que escutava da boca de sábias pessoas, nos tempos em que ainda era apenas uma miúda. Lembro-me de que a seguir a esses sermões vinham quase sempre frases como "quando fores mais velha, compreenderás" ou, "quando fores mais velha, darás valor a", ou ainda, "quando fores mais velha, lembrar-te-ás de".
Há coisas que nunca mudam. Quando somos novos, recebemos certas lições, mas nunca as aprendemos. Elas só ficam dentro de nós para, um dia mais tarde, nos lembrarmos delas e darmos então o devido valor a quem no-las aconselhou. E as transmitirmos aos mais novos.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

A visão masculina

São leitores e comentadores atentos como o JG que me fazem compreender coisas simples (mas complicadas!) da vida. Se não fosse o comentário que deixou no post antes deste, eu nunca teria percebido porque é que o artigo do jornal que li achava que tinha sido a Jennifer Lopez a mais bem vestida dos Golden Globes.

Onde eu vi uns ombros exageradamente largos e um traseiro enorme, ele imaginou um decote e peras e um monumental e escultural rabo que deixa qualquer apreciador de moda de rastos.

A mesma coisa interpretada de formas tão diferentes! Eu limitei-me a olhar para o vestido e a achar o tecido e o corte banais. Ele imaginou a Jennifer Lopez fotografada de costas.

Só pela visão, JG, aqui fica a fotografia.

Golden Globes 2009

Senhoras e senhores, agarrem lá nas agulhas do tricot! Aqui estão as figuras dos Golden Globes de ontem.


Prémio Helloooo, não tinhas outro soutien lá em casa?
Renée Zellweger


Prémio Primeiro espanador a assistir aos Golden Globes
Emma Thompson


Prémio Omo
Anne Hathaway


Prémio Uma desgraça nunca vem só (cabelo e vestido)
Cameron Diaz


Prémio Não tens gracinha nenhuma, mas também com esse ao lado até podias vestir-te de serapilheira que eu não dava por isso, se bem que ele hoje está com um cabelinho do pior, até parece aquele do Beverly Hills, 90210
Brad Pitt e Angelina Jolie


Prémio Diz que era a mais bem vestida, não percebo porquê
Jennifer Lopez


Prémio Eu gostei muito mais desta
Drew Barrymore

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Ano novo...



Acabadinhos de sair do anonimato, apresento-vos o primo do Luis Reprezas e a sobrinha do Lula da Silva.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Há imensos anos que não compro um carro

Volvo XC60


Se tiver a sorte de um destes aparecer na minha garagem, prometo que tratarei dele com mais cuidado do que o Cristiano Ronaldo tratou o seu Ferrari hoje de manhã.

Consumir de preferência antes de...


Estou seriamente convencida de que o tempo dentro do meu frigorífico passa mais depressa do que cá fora.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

MEC is bec



Incita-vos a mulher que, depois de cuidadas investigação, análise e reflexão, decidiu que não gastaria um cêntimo numa Bimby, torrando-o antes numa Mandarina qualquer.

Stomp vs stoemp

Tenho alguma abertura à inovação artística, mas há coisas para as quais, definitivamente, não me convencem.

Em vez de me verem pagar para ver, teriam era de me recompensar muito bem - e deixar-me usar tampões nos ouvidos - para assistir ao espectáculo dos Stomp. Barulho é barulho. Não interessa se ensaiam para que saia sempre igual.

Já o stoemp, adoro!

terça-feira, janeiro 06, 2009

Há gelo que não derrete

Ainda sob o nocivo efeito de uma caminhada de cem metros envolta numa temperatura de doze graus negativos, aqui fica o meu statement: não volto a pôr os pés na rua até que seja atingida a temperatura máxima prevista para hoje, que são os cinco graus abaixo de zero.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Com bicho-carpinteiro

Constato que, finda a presidência francesa da União Europeia, Nicolas Sarkozy, criatura hiper-activa e habituada a protagonismos, apressou-se a voar para o Médio-Oriente, tal como a delegação da UE, agora sob a presidência checa.

É bom que alguém dê rapidamente ao Sarko algo para fazer senão, como aparentemente a França não lhe chega, arriscamo-nos a assitir às próximas invasões francesas.

Olho-vivo


Há artigos na Zara da chaussée d'Ixelles cujo preço era € 39,90 e que estão agora a ser saldados por € 39,95.

Contratempos


Não é fácil fazer os saldos com neve.

A ignorância também traz alegria

Eu pensava que era do conhecimento geral que a aterragem de um avião só termina - em segurança - quando o aparelho, uma vez em terra, diminui a velocidade até, finalmente, se imobilizar.

Mas, afinal, há um monte de iluminados (optimistas?) que se prestam a bater palmas nos dez segundos que seguem o momento em que o trem de aterragem toca a pista.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Passas-me as rennies?

Esta é a história das duas últimas semanas, mais sobremesa, menos sobremesa.

Quatro da tarde. Pastela-se à mesa do almoço.
- Quando é que vamos embora?
- Daqui a pouco, porque temos de ir jantar.